No artigo 5 razões para fazer atendimento via WhatsApp a gente contou porque você deve usar esse aplicativo no seu restaurante. Agora, vamos apresentar o WhatsApp Business, a versão para empresas do App de conversas mais popular do mundo. Ele chegou ao Brasil em janeiro deste ano e pode ajudar a aumentar muito o seu faturamento.

Com o Business, você pode automatizar o atendimento e a operação do seu delivery. Além de conseguir realizar ações de marketing irresistíveis! Neste artigo a gente conta mais sobre a versão do WhatsApp para negócios. Confira!

Qual a diferença entre o WhatsApp Messenger e o WhatsApp Business?

Sempre que falamos pela primeira vez sobre o WhatsApp Business, a pergunta que mais ouvimos é: mas qual a diferença dele para o WhatsApp Messenger, que eu já uso?

Imagem do logo do WhatsApp Business em fundo branco e logo do WhatsApp Messenger em fundo verde

A verdade é que, na interface, as diferenças entre as duas versões do App são mínimas. Isso é ótimo, assim você usa o Business sem nenhuma dificuldade. A versão para negócios do aplicativo, no entanto, conta com algumas funções exclusivas. Esses recursos ajudam a otimizar o atendimento e a realizar uma estratégia de marketing via WhatsApp de sucesso.

Além das funções que são novidade no Business, as duas grandes diferenças dessa versão, por enquanto, são:

  • ela só está disponível para Androids, não pode ser instalada em iPhones
  • ela pode ser usada com um número de telefone fixo.

É importante ressaltar também que, assim como a versão para uso pessoal do App, o Business pode ser usado no computador, pelo WhatsApp Web.

As novidades do Business

Veja agora as funções exclusivas do WhatsApp Business:

Etiquetas (> configurações > etiquetas):

as etiquetas ou tags não são uma função revolucionária, mas ajudam muito na organização dos seus contatos. Dentre outras coisas, elas facilitam a criação das suas listas de transmissão, que são importantíssimas para a estratégia de WhatsApp Marketing.

Telas da função etiquetas do WhatsApp Business

Configurações da empresa (> configurações > configurações da empresa > perfil):

nessa opção do menu você pode mudar foto de perfil, incluir endereço e outras informações, como tipo de estabelecimento, descrição do negócio (slogan), horário de atendimento e endereço de e-mail e das páginas da empresa, todos dados importantes para o seu cliente.

Telas para configuração de dados da empresa no WhatsApp Business

Estatísticas (> configurações da empresa > estatística):

com esse recurso, o WhatsApp disponibiliza alguns dados básicos do modo como você tem usado o App. Com ele é possível saber, por exemplo, quantas das mensagens enviadas foram recebidas e quantas foram lidas.

Mensagem de ausência (> configurações da empresa > ferramentas de mensagens > mensagem de ausência):

configurando a mensagem de ausência, sempre que um cliente tentar contatar sua pizzaria pelo WhatsApp e ela estiver fechada, seja por não ser horário de atendimento, ser período de férias, estar em reforma ou algo assim, ele receberá um aviso sobre sua indisponibilidade naquele momento. Assim, seu consumidor não acha que você deixou de atendê-lo por descaso.

Telas da função de mensagens de ausência do WhatsApp Business

Mensagem de saudação (> configurações da empresa > ferramentas de mensagens >mensagem de saudação):

essa função permite o envio de mensagem de boas-vindas para todo cliente que entrar em contato pela primeira vez com seu estabelecimento via WhatsApp e também para aqueles que não falam com você há mais de 15 dias. Isso, de forma automática.

Telas da função mensagem de saudação do WhatsApp Business

Resposta rápida (> configurações da empresa > ferramentas de mensagens > resposta rápida):

com esse recurso, você pode configurar o envio de respostas rápidas para aquelas perguntas que recebe com mais frequência. Assim, sempre que chegar uma dessas questões, elas serão respondidas através do acionamento do atalho definido por você para cada resposta.

Telas da função mensagens rápidas do WhatsApp Business

Como usar o WhatsApp Business?

Apesar das funções que são novidade no WhatsApp Business, o aplicativo, como já dizemos aí em cima, tem uma interface muito parecida com a da versão para uso pessoal e, por isso, instalá-la e usá-la é muito fácil e simples.

Para obter o App, basta visitar a Play Store pelo seu smartphone Android, pesquisar por WhatsApp Business e fazer o download. Depois de poucos passos para fazer a configuração, você já poderá usar o App no atendimento aos seus clientes.

Passos para download do WhatsApp Business

Se quiser, você pode manter as duas versões do aplicativo no mesmo aparelho celular. Precisa apenas dispor de dois números, um deles pode ser o telefone fixo do seu restaurante, pizzaria ou delivery.

O WhatsApp Business ajuda a automatizar o atendimento?

Umas das principais razões para você escolher fazer atendimento via WhatsApp no seu estabelecimento é que ele ajuda a automatizar o seu atendimento, o que melhora muito a qualidade da sua operação no delivery.

Se combinado com um bom software de gestão para restaurante, o uso do WhatsApp Business pode transformar totalmente seu jeito de se comunicar com seus clientes. Ele aperfeiçoa seu atendimento ao dispensar a necessidade de atendentes e permitir ações de marketing que atingem da maneira certa o seu público, fazendo suas vendas crescerem.

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