técnicas de seo capa

Ferramentas de busca – como o Google e o Bing, por exemplo – desejam apresentar para seu usuário um compilado de conteúdos relevantes e relacionados à pergunta feita por ele. Se você busca por uma loja do MC Donalds em São Paulo, por exemplo, é obrigação dos motores de busca apresentarem no topo dos resultados as páginas mais relevantes associadas à lanchonete nesta região, certo?

Quando o seu cliente busca por um restaurante em sua região, o nome de seu estabelecimento aparece nas primeiras posições?

Se a sua resposta para a pergunta acima é não, saiba que é possível elevar seu site no ranking das ferramentas de busca utilizando técnicas de SEO (Search Engine Optimization, em português “otimização para ferramentas de busca”).

Neste artigo, você vai conhecer técnicas de SEO e saberá como você pode incorporá-las em sua estratégia de marketing digital. Confira!

Afinal, o que é SEO?

tecnicas de seo 11

SEO nada mais é que a otimização de um conteúdo de acordo com os parâmetros determinados por ferramentas de busca. Esses parâmetros, nada mais são que medidas que garantem a qualidade de um conteúdo para o usuário final.

Em resumo, isso significa que: quanto mais alto você aparecer nos resultados de busca, melhor é o seu conteúdo e mais acessos você terá.

As pessoas já sabem que os buscadores selecionam os melhores conteúdos para ficarem no topo, por isso, quase sempre selecionam os sites que aparecem na primeira posição. 

Por que o SEO é essencial para mim?

A resposta para essa pergunta é simples: se você aparece no topo das buscas com um conteúdo de primeira, certamente atrairá mais clientes e, consequentemente, aumentará o seu faturamento. É isso o que você quer, não?

Perguntas frequentes sobre SEO

Você já sabe o que é o SEO e qual a sua importância, mas deve estar se perguntando sobre como essa otimização é feita, quanto ela custa e o seu grau de dificuldade, certo? A seguir, tentarei responder essas perguntas.

É difícil implantar as técnicas de SEO no meu site?

Preciso ser franca: otimizar o seu site pode não ser tarefa fácil, afinal, há muitos detalhes para considerar e, se você não é um usuário avançado de internet, pode ter dificuldades no começo. Mesmo assim, recomendo que considere as vantagens de um conteúdo otimizado e, se necessário, contrate alguém para realizar essa otimização para você.

Custa caro?

Depende. Com bons conhecimentos tecnológicos, as dicas que darei a seguir e alguma pesquisa, você consegue otimizar conteúdos sem investir nada mais que o seu tempo. Se esse não é o seu caso, então você terá de investir.

Por que vale a pena investir?

Porque essa é uma das formas mais eficazes de fazer marketing. O cliente que encontrará o seu site já está procurando pelo que você tem a oferecer, logo, as chances de tornar-se um cliente aumentam muito.

Nós da eComanda, por exemplo, investimos muito na otimização de conteúdo. Se você chegou até aqui através de pesquisas no Google, fez isso devido às técnicas de SEO que empregamos em nossos artigos e em nosso site. Funciona de maneira simples: nós oferecemos um conteúdo útil para você que é gestor de restaurante e busca informações sobre o assunto. Como consequência, você passa a conhecer nosso trabalho de automação comercial especializado em restaurantes sem ser incomodado com propagandas chatas que não te ajudam em nada. Legal, né?

Técnicas de SEO: a prática

Se você está decidido a utilizar as técnicas de SEO, chegou a hora de saber como isso funciona na prática. Se você vai otimizar o seu conteúdo sozinho, as dicas a seguir serão um bom começo para aprender. Se você decidiu contratar alguém para ajudá-lo, as dicas também serão importantes para que você compreenda a técnica e saiba cobrar resultados.  A seguir, saiba como otimizar o seu conteúdo.

Palavras-chave

tecnicas de seo 1Palavras-chave são aquelas que o seu provável cliente buscaria, se estivesse buscando por algo relacionado ao seu restaurante. No caso de uma pizzaria, por exemplo, são palavras-chave comuns: pizzaria delivery em São Paulo (ou qualquer outro estado ou cidade), pedir pizza on-line e etc.

Para otimizar o seu site tornando-o mais atrativo para as ferramentas de busca, é preciso incluir essas palavras em seu site, refletindo assim as pesquisas dos potenciais clientes. Isso é importante, porque se o seu site está escrito de uma forma que fornece informações importantes para os pesquisadores, você será recompensado aparecendo no topo dos resultados do motor de busca.

Como escolher palavras-chave?

Escolher palavras-chave deve ser relativamente simples. O que o seu restaurante está tentando promover? Qual a oferta de seu restaurante?

Faça uma lista determinando todas as palavras associadas à proposta de seu negócio e, depois de determinar quais palavras-chave refletem melhor o seu restaurante – um motor de palavra-chave como o Google Keyword Planner pode ajudar a identificar as melhores para usar – você deve inclui-las em vários locais do site e menu, incluindo cabeçalhos, sub-cabeçalhos e dentro do corpo de texto. Você só precisa usar uma palavra-chave, uma vez em uma página, a menos que ela apareça novamente naturalmente em sua escrita.

Para informações mais específicas sobre as melhores práticas de escolha de palavras-chave, confira o artigo “Como encontrar a palavra-chave certa para os textos de seu blog.

Title tag

tecnicas de seo 2A title tag (ao pé da letra, etiqueta do título) é a primeira coisa que você vê nos resultados dos buscadores e sua otimização é essencial para que você consiga bons resultados no ranking do Google. A finalidade da title tag é descrever o conteúdo de uma página web em apenas uma linha. Para ser eficaz, deve conter apenas 70 caracteres e, acima de tudo, deve incluir a palavra-chave escolhida por você para reforçar o conteúdo da página que o usuário está prestes a acessar. 

Veja um exemplo:

title tag tecnicas de seo

Essa é a página da eComanda apresentada para o usuário quando ele busca por comanda eletrônica. Como você pode ver, a title tag destacada em azul contém esta mesma palavra chave, que está totalmente relacionada ao conteúdo que o usuário verá depois do clique.

Saiba mais sobre a importância da title tag para o SEO.

Meta descrições

tecnicas de seo 3A meta-descrição aparece abaixo da title tag. Sua finalidade é oferecer ao usuário um resumo atraente sobre o conteúdo da página; localização, que tipo de comida seu restaurante serve e quaisquer outras ofertas pertinentes. Uma meta descrição não deve ter mais de 160 caracteres, deve conter a palavra-chave pela qual você deseja ser encontrado e deve ser escrita de forma vendedora: pense que essa é a oportunidade que você tem para informar ao usuário que vale a pena acessar o seu site.

Veja em destaque um exemplo de meta descrição:

meta description tecnicas de seo

Cardápio

tecnicas de seo 4É importante incluir uma versão digital do seu menu no site do seu restaurante. A questão é: qual é a melhor maneira de exibi-lo?

Se você não trabalha com a opção de atendimento delivery e não oferece ao seu cliente a opção de comprar on-line, uma versão do cardápio em PDF pode beneficiá-lo, afinal, é fácil de baixar, enviar e ler, além de ser facilmente identificável pelos motores de busca – que podem identificar o texto contido no arquivo. 

Atenção: quando você criar seu menu PDF, certifique-se de que ele não é uma versão digitalizada do menu do restaurante. Menus digitalizados aparecerão nos motores de busca como uma imagem, dificultando o acesso dos usuários que buscam por um prato específico.

Imagens

tecnicas de seo 5Não há melhor maneira para atiçar o paladar do futuro cliente que incluir fotos de seus pratos em seu site. Ao fazer isso, você tem uma oportunidade de otimizar essas imagens adicionando uma breve descrição da foto através de uma alt-tag.

Ainda que as imagens não sejam uma fonte significativa de tráfego, cada detalhe conta no SEO. Muitos sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), como WordPress, por exemplo, proporcionam um campo para adicionar alt-tags quando você carrega a imagem, enquanto outros podem exigir que você adicione o código diretamente no seu HTML.

Saiba como fazer otimização de imagens em HTML.

Endereço

tecnicas de seo 7Uma das primeiras coisas que os clientes potenciais procuram ao escolher um restaurante é a localização – e eles não estão sozinhos. Os motores de busca olham para isso também, porque este é um fator determinante para a relevância dos resultados que eles escolhem para exibir. 

Certifique-se de que seu site tem o seu endereço completo e, de preferência, cadastre o estabelecimento no Google Maps. Assim, quando as pessoas procurarem por restaurantes em regiões específicas, você terá mais chances de aparecer na busca.

Links e compartilhamento de conteúdo

tecnicas de seo 8Quanto mais lugares apontam para seu site, mais os motores de busca o reconhecem como um resultado de pesquisa relevante. Sites como o Yelp, TripAdvisor e Foursquare, exibem suas informações chave de negócio e são fáceis “backlinks” para o seu site. Cadastre-se em todos eles.

Além disso, capriche na criação de conteúdo – se você não tem um blog, chegou a hora de pensar a respeito – afinal, quando blogueiros e publicações on-line mencionam o seu site através de link, o motor de busca aumenta a sua influência na rede e, consequentemente, confere ao seu site um melhor posicionamento no ranking.

Saiba mais sobre isso aqui.

Google Adwords

tecnicas de seo 9Google Adwords é a versão paga do SEO. Através desta ferramenta, você pode colocar seu site na primeira página do Google sem ter que esperar tanto tempo para ver os resultados de seu trabalho.

Como qualquer campanha de publicidade digital, através do Google Adwords você pode definir os perímetros geográficos de seu anúncio, para que ele seja exibido apenas para pessoas de um local específico. Além disso, você também pode definir um orçamento diário para controlar seus gastos com cada campanha. 

Este tipo de recurso é excelente para quem está começando, mas é importante ficar atento: as técnicas de SEO devem ser aplicadas ao conteúdo, mesmo que você esteja realizando uma campanha no Google Adwords, afinal, as palavras-chave utilizadas por você terão concorrência da mesma forma – e quanto maior a concorrência, maior o valor do clique.

Resumo da ópera

No grande e complexo mundo da internet, um SEO eficaz pode levar muitos usuários até o seu site. Mesmo assim, você não deve considerar as técnicas de SEO como algo a definir e esquecer, afinal, essa não é uma iniciativa que produz resultados imediatos. Lembre-se: o principal objetivo do SEO é colocar você no mapa da internet, para que novos e velhos clientes possam encontrá-lo.

Agora que você já conhece um pouco das técnicas de SEO que o colocarão no mapa do Google, compartilhe conosco nos comentários: você considera o seu site uma boa ferramenta de marketing do seu restaurante?

Ah, e que tal ver um exemplo de sucesso no seu segmento quando o assunto é marketing digital? Confira o site e blog da pizzaria “O Clã da Pizza” e inspire-se.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *