sistemas para restaurantes

As dores de um dono de restaurante são diversas: as exigências fiscais não dão trégua, falta tempo para a família, é difícil controlar o estoque e a equipe pode ser pouco qualificada. Com dificuldades como essas – comuns mesmo em tempos de economia estável – é natural ver estabelecimentos quebrando antes do segundo ano de vida. A tecnologia dos sistemas para restaurantes chegou para combater esses e outros desafios, por isso, selecionamos quatro dicas que podem solucionar os problemas que o impedem de prosperar.

Saiba quais são elas e faça parte do grupo de gestores que obtém sucesso em qualquer momento econômico:

1 – Esteja atento ao desperdício

casca de batataÉ difícil ter tempo para avaliar um negócio minuciosamente quando você cuida de todos os processos de um restaurante, mas sabemos que isso é necessário para o sucesso de qualquer negócio.

Um sistema de gestão de restaurante eficiente fornece relatórios que proporcionam uma perspectiva precisa do volume de vendas do seu negócio, permitindo que você identifique padrões e tendências de pedido sem precisar dedicar muito do seu tempo. Assim, quando chegar a hora de reabastecer o estoque, você saberá o que precisa comprar com base nos relatórios, sem precisar fazer cálculos complexos. Com esse tipo de controle, você evita o desperdício devido ao descarte de ingredientes vencidos por falta de uso.

Sobre o controle de estoque em sistemas para restaurantes

O controle de estoque é feito por uma ferramenta de gestão e permite que o dono do restaurante meça a entrada e saída de mercadorias com mais praticidade.  O mecanismo é simples, mas deve ser feito minuciosamente – assim que realizar as compras de abastecimento, os produtos deverão ser registrados no sistema de restaurante incluindo dados como:

  • Data da entrada do item no estoque
  • Data de validade do item
  • Quantia de itens repostos;
  • Valor de cada item.

Ao ter o controle das informações acima, além de ter um maior controle dos desperdícios do seu restaurante, você poderá acionar seu fornecedor quando houver um problema e terá informações precisas para reivindicar seus direitos.

Obs.: Para evitar desperdícios com sistemas para restaurantes, é preciso ter um responsável pelo estoque alimentando a ferramenta com dados precisos. De nada adianta ter uma ferramenta eficaz, se o recurso não é alimentado com as informações necessárias para gerar um bom controle de estoque.

Saiba mais sobre controle de estoque.

2 – Evite prejuízos combatendo erros e fraudes

alerta de fraudeQualquer dono de restaurante sabe o que é ter problemas no fechamento do caixa. Em casos de erros ou fraudes, os sistemas para restaurantes também caem como uma luva. Em um restaurante por quilo, por exemplo, ter um software integrado às balanças evita prejuízos ao eliminar os erros de anotação na comanda de papel, além de agilizar as filas no buffet. Em um estabelecimento à la carte, a facilidade que a comanda eletrônica proporciona ao garçom também evita o retorno dos pratos e, por fim, o prejuízo financeiro do prato perdido.

Sobre a comanda eletrônica

Além de combater erros e fraudes, a comanda eletrônica otimiza processos de forma surpreendente. Em um restaurante à la carte que utiliza comanda de papel, por exemplo, o garçom retira o pedido e precisa voltar ao bar ou cozinha para que ele seja produzido. Imagine quantas vezes por dia um garçom vai e volta da mesa para o terminal e calcule quanto tempo esse trânsito leva para acontecer. Uma comanda eletrônica reduz esse tempo drasticamente, permitindo que o seu garçom atenda mais pessoas, aumentando a rotatividade nas mesas e, consequentemente, o seu lucro.

3 – Otimize sua equipe

equipe de restauranteManter muitos funcionários não é fácil, afinal, o empresário brasileiro paga mais encargos sobre a folha de pagamento que qualquer outro no mundo e a rotatividade de pessoal no ramo alimentício é grande.

Ao investir em sistemas para restaurantes, você tem a possibilidade de reduzir ou remanejar sua equipe, extraindo dela todo o seu potencial.

Que tal oferecer ao seu cliente a autonomia do autoatendimento através de um cardápio digital em lugar de dobrar seu número de atendentes? São inúmeras as possibilidades!

4 – Explore novos públicos

atrair clientesExiste um mundo novo na rede que ainda é pouco explorado pelos profissionais de restaurante. Com um aplicativo para restaurante integrado a um sistema delivery de qualidade, você explora esse novo mundo através das vendas online e atinge os clientes antenados, aumentando suas vendas sem investir em estrutura física. Baixo investimento e alto retorno financeiro é tudo o você precisa para vencer a crise, não é?

Sobre o Cardápio Digital

Além alcançar uma nova fatia do mercado, através das as vendas on line feitas com o cardápio digital você poderá reduzir ou remanejar seus funcionários e, principalmente, aproveitará fará do limão uma limonada ao vender para os clientes que, no momento da crise, optam pelo atendimento delivery para não consumir itens extras no restaurante físico. Perfeito, não é?

Agora que conhece nossas quatro dicas para driblar a crise, já é possível sair do olho do furacão. Os próximos passos você já conhece: não deixe de criar novas receitas, personalize seu atendimento, torne o seu ambiente ainda mais agradável, mantenha-se atualizado e capriche no tempero!

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