sistemas para pizzaria - o clã da pizza

Roberto Batista é dono da pizzaria mais badalada de Rio Claro: “O Clã da Pizza”. Cliente eComanda desde setembro de 2013, ele nos contou sobre sua experiência com sistema de pizzaria, seu ingresso no segmento e ainda compartilhou seu segredo para ter uma pizzaria de sucesso. Confira a matéria a seguir!

eComanda: Conte-nos sobre o início de sua carreira. Qual a sua formação e trajetória antes de tornar-se gestor de pizzaria?

Roberto Batista: Venho de uma família muito simples. Tenho dois irmãos, meu pai era motorista de caminhão, minha mãe dona de casa e ambos tinham quase nenhum estudo. Talvez, em função da extrema simplicidade, sempre pensei e me esforcei para conseguir melhorar as condições de vida. Diante da condução rígida e exemplar dos meus pais (tenho muita gratidão por isso), desde muito cedo trabalhei e estudei para chegar aonde cheguei.

Antes de enveredar pelo caminho do empreendedorismo e montar a empresa, diria que passei por várias e várias funções: já cuidei de carros na porta do cemitério, percorri o bairro vendendo coxinha, limão e sorvete; já entreguei marmita, fui frentista, office-boy, fui garçom e até chapeiro de lanchonete. Foram muitas as experiências e lutas, mas isso tudo foi fantástico e, sem dúvida alguma, eu faria de novo!

Por fim, antes de montar a minha empresa, após galgar vários cargos dentro de uma grande empresa na qual eu era funcionário e alcancei o cargo de gestor, consegui cursar uma faculdade na área de Engenharia. Após tudo isso, resolvi que era hora de “voar” e larguei tudo para buscar o meu sonho e ser definitivamente o protagonista da minha jornada.

equipe o clã da Pizza

(Equipe do Clã à todo vapor)

eComanda: De onde surgiu a ideia de montar O Clã da Pizza? Você teve alguma referência na família?

R.B: A necessidade de querer “voar” e a busca pela autonomia e protagonismo em minha vida me levou ao empreendedorismo. Particularmente, vejo esse caminho como o principal ou talvez único a ser trilhado para tal.

Além disso, vejo no empreendedorismo, por sua capacidade de geração de renda, a responsabilidade pela melhora das condições de vida das pessoas, da sociedade e de um país em geral.

A pizza – um produto que desde a infância acompanha a todos nós  – é paixão nacional e um dos produtos de evidência no Brasil,  sendo assim, naturalmente me chamou a atenção e, por isso, decidi estudar o mercado e o segmento em geral. A partir daí, identifiquei uma ótima oportunidade de negócio e tive como premissa elevar o nível de atendimento, qualidade do produto e, por fim, trazer uma sofisticação até então inexistente, principalmente no sistema exclusivamente delivery.

Não houve qualquer influência ou referência na família, não venho de família de comerciantes e empreendedores de forma geral.


eComanda: Na sua opinião, quais os desafios do setor? Existe algo externo que o impeça de alcançar os objetivos que almeja?

R.B: Diria que não somente para esse setor, mas para todos, o desafio é estar sempre sintonizado com a expectativa dos clientes, entender quais “problemas” o cliente quer resolver e trabalhar para que a sua empresa resolva o “problema” sempre. Além disso, há também o desafio da busca permanente para estar um passo a frente da concorrência e estar constantemente se reinventando e inovando, não somente por uma questão de diferencial, mas de sobrevivência e longevidade. Não vejo nada que me impeça de alcançar meus objetivos, a luta é árdua, mas não há nada que me impeça de avançar uma vez que estou determinado, comprometido e focado no objetivo traçado.

Equipe O Clã da Pizza com a mão na massa

(Equipe com a mão na massa)

eComanda: Qual é o diferencial do seu negócio? O que você acha que te ajudou a alcançar o sucesso dentro de um mercado tão competitivo?

R.B: Somos a única pizzaria de Rio Claro que oferece a opção e comodidade do sistema de pedidos totalmente online – nas lojas Google Play e Apple Store, temos nosso aplicativo exclusivo para smartphone. Além disso, todas as matérias primas que utilizamos são de altíssima qualidade e de marcas consagradas como: Sadia, Ceratti, Scala, Aurora, Catupiry, entre outras.

Também somos a primeira (e, até então, única) pizzaria de Rio Claro a ter uma linha de pizzas genuinamente vegana, que atende quem possui intolerância à lactose e os adeptos dessa filosofia. Só o Clã dá ao cliente a opção de escolher por uma pizza de massa 100% integral; só o clã tem o Pizza Burguer, exclusivo e delicioso hambúrguer retangular grelhado, envolto por uma fininha e tradicional massa e pizza, junto com vários ingredientes escolhidos pelo cliente.

Em termos de processos, possuímos um sistema de produção altamente padronizado, além do alto controle e conservação e manipulação de toda a matéria-prima, conforme a legislação sanitária vigente. O Clã também é a única pizzaria de Rio Claro que faz parte da Associação de Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo e isso contribui para estarmos permanentemente conectados com as boas práticas do setor, trazendo melhorias e inovações contantes para nossos produtos e serviços.

eComanda: Como tem sido a experiência com o sistema para pizzaria? Quais benefícios a tecnologia proporcionou para seu negócio?

R.B: A automação é algo que particularmente sou fã e, sem dúvida não poderia deixar de agregar em minha operação, principalmente por entender que é algo crucial para qualquer empreendimento. É praticamente impossível hoje em dia você conseguir gerir de forma mínima e satisfatória toda a sua empresa sem automação. Sem esse recurso, você perde em produtividade, qualidade e o pior, a sua tomada de decisão fica totalmente comprometida.

sistemas para pizzarias - o clã da pizza

(Olhem só o banner promocional das vendas online, que bacana!)

eComanda: Conte-nos um pouco sobre sua experiência com as vendas online. Que estratégias você traçou para que o público passasse a utilizar seu aplicativo? Qual a relevância do cardápio digital para seu negócio?

R.B: Introduzi o pedido online no início de 2014. Já se passaram quase dois anos e com um trabalho diário e incansável de divulgação, juntamente com as melhorias constantes e a evolução do sistema neste período, essa inovação e praticidade do pedido online tem deixado O Clã da Pizza em evidência e tem contribuído inclusive para a chegada de novos clientes que, até então, não conheciam a pizzaria. O pedido online, sem dúvida, tornou-se um diferencial competitivo muito grande.

eComanda: Você consegue imaginar o seu negócio fora das vendas online?

R.B: Em hipótese alguma. Hoje os pedidos oriundos do aplicativo representam pouco mais de 18% e minha meta para 2016 é atingir de forma constante pelo menos 25% e, em 2017, 35%. Sempre me preocupei em trabalhar e inovar na forma de pedir e, sem dúvida, o advento do pedido online é um caminho que avança cada vez mais e isso torna O Clã da Pizza ainda mais à frente da concorrência.  

eComanda: Há muitos sistemas para pizzaria no mercado. O que o levou a escolher o sistema eComanda?

R.B: Há de fato inúmeros softwares para o meu segmento, mas o sistema para pizzaria eComanda foi o que particularmente me chamou a atenção, principalmente pelos seguintes diferenciais:

  • O sistema é totalmente em nuvem, por isso, não tenho que me preocupar caso ocorra um defeito no PC ou hardware de forma geral. Se eu tivesse um software fora da nuvem, teria que esperar a disponibilidade de um técnico em TI ou mesmo que a empresa dona do software fizesse toda a reinstalação. Sendo em nuvem, como é o eComanda, de forma imediata eu posso utilizar qualquer PC, Notebook ou Smartphone disponível e continuo o trabalho normalmente. Isso também me possibilita entrar no sistema de onde estiver e verificar em tempo real todo o andamento da produção, movimentação de caixas, relatórios de vendas e outros, basta ter uma conexão com internet;
  • O eComanda possui de forma integrada o excepcional sistema de pedidos on-line. Com isso, não se faz necessário – caso possua um sistema de pedido online não integrado – fazer a redigitação do pedido para o seu sistema interno. De forma automática, o sistema se encarrega de fazer toda a baixa de estoque e colocá-lo no sequenciamento de produção do dia assim que o cliente faz o pedido online. Além disso, o eComanda tem à sua disposição a possibilidade da criação de um app exclusivo para smartphone com a marca e características de sua empresa, que você poderá disponibilizar nas lojas Google Play e App Store;
  • Possui uma interface e layout “clean” e uma usabilidade sem igual, de forma que é facilitado o aprendizado para quem ainda não está acostumado com um sistema de automação ou para aqueles que acabaram de migrar para o sistema eComanda;

  • O atendimento da equipe diante de algum problema técnico que por ventura possa surgir ou diante de qualquer dúvida ou dificuldade é excepcionalmente rápido e você não é deixado na mão em hipótese alguma. Em qualquer dia e hora, basta abrir um chamado via sistema que você será atendido imediatamente;

  • A atenção e presteza com os usuários, principalmente com relação a ouvir críticas e sugestões de melhorias, assim como suas respectivas implementações, é um dos pontos extraordinários que merece destaque;

  • O sistema, além de evidentemente ter toda a gestão de venda, possui o módulo financeiro integrado, permitindo que você automatize e controle os lançamentos financeiros e fluxo de caixa em geral;

  • O sistema possui controle de estoque onde, de forma automática, a cada venda ou evento, é realizado o ajuste das quantias de estoque.

Poderia aqui listar mais outras dezenas de diferenciais, mas acredito que o que coloquei acima seja o suficiente para dar um visão global do sistema eComanda, que recomendo à todos.

funcionários

(Mais uma da equipe “O Clã da Pizza”!)

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