sistema para balada
Um fim de semana movimentado pode parecer um tsunami: uma onda gigante e interminável de encomendas, processos e disputas, deixam o bartender despreparado com falta de ar e pedindo uma pausa que não virá até que as luzes se acendam às 3h da manhã.

A fórmula para alavancar as vendas do bar em sua balada? Manter a fila andando! A rotatividade veloz de clientes em baladas significa encher copos e, consequentemente, encher o seu caixa de verdinhas. A seguir, confira as estratégias que você pode usar para manter a fila da sua balada em movimento, seus barmen felizes, e os bolsos cheios.

1 – Simplifique seu menu 

sistema-para-balada-6Primeiro, você adiciona o limão e a hortelã. Em seguida, um pouquinho de açúcar. Chacoalha, chacoalha e chacoalha. Depois vem o gelo, o rum, a água gaseificada e um enfeite. É apenas um mojito simples, mas antes que você perceba, três minutos já se passaram e seu cliente está batendo o pé. Conhece esta cena?

As pessoas são impacientes, especialmente depois que seus desejos já foram aguçados com uma bebida ou aperitivo. O segredo para evitar a impaciência é manter o seu menu simplificado, assim, tudo o que for ofertado poderá ser preparado em um tempo razoável. Coquetéis simples são normalmente os mais eficazes. E se você tem uma bebida complicada no menu, preparar o que for possível antes do tempo para adiantar a parte trabalhosa também pode ser uma boa ideia.

2 – Mantenha as receitas no seu sistema para balada

sistema-para-balada-4“Eu gostaria de um drink do Harry Potter, por favor”, diz o cliente. Se você não sabe não sabe que um drink do Harry Potter implica em um barman usando um chapéu seletor, vestido com um cachecol da Grifinória e preenchendo um copo com vodka cítrica utilizando uma “varinha mágica”, então você provavelmente deve procurar uma carreira alternativa. Estamos brincando, obviamente, mas os pedidos bizarros são um fenômeno comum.

Folhear um livro de receitas é trabalhoso e a busca-las no Google durante o expediente é impossível, então armazenar fichas técnicas em seu sistema para balada pode ser uma boa. Dessa forma, se você tem uma bebida mais complicado em seu menu ou um barman inexperiente ou que teve um breve lapso de memória, suas receitas de bebida serão acessadas com facilidade.

3 – Fique de olho no estoque!

sistema-para-balada-3A eficiência  – ou a falta dela – vai te salvar ou fazer seu negócio quebrar durante a correria. Cada segundo conta quando se trata de agilizar filas e um barril vazio (ou mesmo uma garrafa vazia) podem fazer a diferença. Com a análise e registros de vendas na mão dentro do seu sistema para balada, você pode antecipar melhor as suas necessidades de estoque e evitará a falta de um ingrediente-chave.

4 – Tenha um ajudante para seu bartender

sistema-para-balada-2Se um médico pedir um bisturi, o ajudante dirá “imediatamente”. O mesmo deve acontecer em seu bar. Se o seu estabelecimento fica absurdamente movimentando e carrega seus bartenders para dentro desta loucura, é certo que eles precisam de ajuda.

Um ajudante dividirá a pressão da correria com o bartender, tomando cuidado para reabastecer, manter os copos limpos e remover louças vazias conforme necessário. Assim como bartenders são responsáveis por fazer o bar mover-se suavemente, os ajudantes serão responsáveis por garantir que os bartenders tenham tudo que precisam.

5 – Abuse dos bicos, eles são úteis!

sistema-para-balada-7Chamamos de “bicos” aquelas tampas que cortam o fluxo de bebida para que você não tenha prejuízos devido a derramamentos em momentos de lapso de atenção. Além disso, os bicos também ajudam os bartenders a entregar em dosagens corretas. Uma mão na roda, né?

Embora você não encontre esses bicos em licores premium, como conhaques ou uísques, vale a pena investir. Utilize-os em todas as suas garrafas e tenha a certeza: com pouco investimento você economizará dinheiro!

6 –  Use a pulseira eletrônica como comanda

sistema-para-balada-1Uma pulseira eletrônica vai evitar muitas dores de cabeça. Basta cadastrar as informações do cliente na entrada do estabelecimento e, quando ele consumir, as bebidas e petiscos serão adicionados na pulseira – que tem a função de comanda eletrônica.

Você também tem a opção de utilizar uma comanda cartão para agilizar o atendimento e reduzir as filas, no entanto, é preciso ficar atento: o cartão pode ser perdido com mais facilidade e, ainda que você tenha um sistema para balada eficaz que o bloqueie, o cliente pode demorar para se dar conta da perda e alguém pode consumir em seu nome.

Os melhores bartenders sabem como lidar com o influxo. Eles fazem contato com os olhos, em poucas palavras que transmitem charme para inspirar sentimentos de bom atendimento e, ao mesmo tempo, misturam bebidas, estalam tampas e tocam o cliente como em um truque de mágica. Capacitá-los  é o segredo para aumentar os pedidos, deixar o cliente satisfeito e fazer mais dinheiro.

Agora que você já sabe como agilizar as dicas da balada fazendo pequenos ajustes e contando com a ajuda de um sistema para balada, compartilhe nos comentários: qual a principal queixa de seus clientes?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *