Sistema delivery: ícones, de comida sushi, hambúrguer, pizza e ilustração de computador e moto, com a legenda

Pedir comida em domicílio é uma prática que conquistou os brasileiros. Cada vez mais pessoas optam pela comodidade de saborear desde uma pizza até sofisticados pratos sem ter de sair do lugar em que estão. Como consequência disso, o segmento de delivery de alimentos está em plena expansão no país.

Modelo de negócio bastante lucrativo, o serviço de entrega de comida exige também alguns cuidados especiais. Um deles é a atenção na hora de escolher um sistema delivery que facilite a gestão da operação e evite prejuízos.

Se você já tem um delivery, quer adequar seu restaurante a essa modalidade ou pensa em abrir um negócio nesse ramo, este artigo traz informações que ajudam a fazer melhores escolhas para sua empresa. Confira!

Alguns números do delivery no Brasil

Para quem já tem um delivery, mas está passando por dificuldades, ou para você que pensa em começar a atuar nesse segmento, é importante conhecer os números e previsões otimistas para o setor.

Mais de R$ 10 bi de faturamento ao ano

A última pesquisa sobre o serviço de entrega de alimentos feita pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) no país, em 2015, apontou crescimento anual de 12,5%. Também segundo a Abrasel, o segmento fechou 2017 com faturamento acima dos R$ 10 bilhões, confirmando a previsão de expansão.

Responsável por até 70% do faturamento do negócio

Ao oferecer mais comodidade e praticidade, o serviço de entrega ajuda a atrair clientes e aumentar vendas. Com a preferência do consumidor, o delivery chega a ser responsável por até 70% do faturamento em alguns estabelecimentos.

A cada ano, o crescimento no número de pedidos via Apps de delivery chega a R$ 1 bi

Outro número importante do setor aponta o canal mais usado para realizar os pedidos. Se até algum tempo atrás a maioria das pessoas usava o telefone, hoje os clientes preferem usar a internet.

Os aplicativos de pedir comida, como o iFood, os Apps próprios dos restaurantes e deliveries e o uso de redes sociais, como Facebook e WhatsApp, no atendimento são as principais razões para essa mudança.

Segundo a Abrasel, o ritmo de crescimento/ faturamento no número de pedidos via aplicativos de delivery de comida é de R$ 1 bilhão a cada ano, um crescimento superior a 12%.

As principais falhas de um delivery

Como os números confirmam, o segmento de deliveries está em expansão e é bastante lucrativo. Mas para ter sucesso no ramo, é preciso estar preparado para vencer os desafios mais comuns nesse tipo de negócio.

A escolha dos clientes por pedir comida está ligada principalmente à facilidade e à praticidade que o delivery oferece. Mas se o seu estabelecimento falha em garantir um desses benefícios, pode perder vendas e deixar de fidelizar o consumidor.

Veja erros que não devem ser cometidos em um serviço de entrega de comida:

Problemas de atendimento

No delivery, o atendimento oferecido no canal que você disponibiliza para a realização dos pedidos é o seu cartão de visita. Por isso, é preciso garantir que desde esse momento o cliente tenha uma boa experiência.

Atendentes mal humorados, demora, necessidade de informar dados como telefone e endereço a cada novo pedido e falta de informação sobre os pratos e outros itens do cardápio são erros comuns, que afetam muito a reputação de um delivery.

Demora na entrega

Pouca coisa aborrece mais quem pediu comida do que ter de esperar horas pela entrega. Pior ainda é se, depois da longa espera, a comida chega fria, com uma apresentação ruim, falta algum item da compra ou o pedido vem errado.

Falhas de operação, como erros na anotação do pedido, a não conferência das encomendas antes da saída para entrega e motoboys mal treinados ou antiprofissionais são as principais causas desses problemas.

Resistência ao uso de tecnologia

Como já contamos neste texto, as ligações telefônicas deixaram de ser a forma mais usado para pedir comida. E enquanto o número de usuários de smartphones não para de crescer, cada vez mais pessoas optam por fazer suas compras por aplicativos de celular. Então, se o seu delivery ainda não se adaptou a essa tendência, com certeza está perdendo clientes e vendas.

O uso da tecnologia também permite organizar melhor seus pedidos, planejar suas entregas de forma otimizada e controlar seus motoboys. Assim, toda a operação do seu delivery é aperfeiçoada.

Um bom sistema delivery ajuda a transformar a operação no seu restaurante

Você provavelmente reconheceu os erros que listamos acima aí, no seu delivery (ou nos deliveries pelos quais já foi atendido). E deve estar se perguntando: qual a solução para evitar esses problemas?

A verdade é que o primeiro passo para acabar com erros e falhas na sua operação é fazer uma boa gestão do seu negócio. Mas, para isso, é indispensável contar com um bom sistema delivery para restaurantes.

Software: sistema delivery

Com os recursos certos, um software para gestão de delivery permite a integração com outros Apps e tecnologias. Assim, você consegue entregar ao seu cliente a comodidade, praticidade e qualidade que ele quer. E seu negócio tem menos prejuízos, vende mais e fideliza o consumidor, o que faz o lucro crescer.

Recursos que o sistema delivery certo para o seu negócio precisa ter

Agora que você sabe que um sistema delivery pode ajudar no sucesso do seu serviço de entrega de comida, vamos mostrar tudo o que o software certo para o seu negócio precisa ter para garantir uma boa gestão:

Integração com bina

Especialmente quando já se é cliente de um estabelecimento, é muito chato ter de repetir a cada novo pedido seu nome, telefone, endereço… Um software para delivery com identificador de chamada (bina) agiliza sua operação e permite oferecer um atendimento personalizado.

Chamar o cliente pelo nome cria maior empatia. Isso pode ajudar a vender mais e, sem dúvidas, melhora a experiência do consumidor em seu delivery.

Integração com o Google Maps

O Google Maps é um recurso excelente e a integração do sistema delivery com ele traz muitas vantagens para a sua operação.

Integração eComanda com o Google Maps

Busca de clientes por endereço, acesso ao mapa de entrega com um clique e marcação de locais de entrega direto no mapa são apenas alguns dos benefícios de ter o Google e o seu software de gestão trabalhando juntos.

Controle de motoboys

A gestão de motoboys é uma das maiores dificuldades de quem tem um delivery. Mas um bom sistema evita a maioria dos problemas que você tem com seus entregadores.

Identifique os responsáveis pelas entregas atrasadas, tenha acesso rápido ao número de entregas realizadas por cada entregador e saiba com facilidade quanto pagar a cada um.

Cardápio online

Se você tem um delivery é indispensável ter uma versão digital do seu menu de comidas e bebidas.

Cardápio online eComanda

O cardápio online torna todo o seu atendimento mais fácil e rápido. Disponibilize o cardápio digital do seu delivery e acabe com os erros de pedidos. Com ele, sua equipe trabalha melhor e o cliente fica muito mais satisfeito!

Integração com WhatsApp e iFood

O sistema delivery certo para o seu negócio garante integração com aplicativos de pedir comida, seja o App próprio do seu restaurante, Apps como o iFood ou com o WhatsApp, a maior tendência nos atendimentos dos deliveries atualmente.

Na hora de escolher um software para a gestão dos seus serviços de entrega de comida, tenha certeza de que ele integrará o uso dos aplicativos que você usa, facilitando a retirada de pedidos, a produção e a entrega do seu produto.

Possibilidade de realizar pedidos pela internet, sem auxílio de atendentes

Assim como a integração com os Apps, esse é um recurso que seu sistema para delivery precisa ter. Seu software de gestão deve permitir que o cliente faça todo o pedido via internet.

Como dissemos lá no começo do texto, a web já é o meio preferido pelos clientes para pedir comida. Uma das razões para isso é a possibilidade de fazer a comprar sem ter de interagir com um atendente.

Integração com CRM

Em um segmento com tanta concorrência, fidelizar o cliente é muito importante. Um bom sistema delivery se integra ao seu CRM, acessando dados dos clientes e oferecendo recursos como filtros e mapa de calor. Assim, você pode criar ações de marketing e fidelização mais eficientes.

Função multilojas

Se você tem mais de um delivery, a função multilojas é essencial para a boa gestão do seu negócio. Um sistema delivery com tecnologia de automação comercial em nuvem permite centralizar os atendimentos de todas as lojas em um só local. Assim, suas unidades ganham mais espaço para produção e o seu serviço de atendimento fica padronizado.

Painel de entrega com dados em tempo real

O sistema delivery certo para o seu negócio deve facilitar sua vida. É isso o que um painel de controle de entregas faz! Tenha em uma única tela o número de entregas ativas, de pedidos atrasados e saiba quais os motoboys responsáveis. O melhor software permite que você faça isso em tempo real e de qualquer lugar do mundo.

Então, agora que você já sabe como identificar um bom sistema delivery, que tal conhecer um sistema de gestão para restaurante que oferece todos esses recursos? Acesse nosso site e descubra como nosso software transforma a gestão do seu negócio.