filmes sobre gastronomia

Filmes e séries são para os momentos de lazer, mas também nos servem como inspiração. Novas histórias nos dão novas perspectivas de mundo e, sem dúvida, estimulam nosso cérebro para novas ideias. Para estimular a sua mente e ajudá-lo a ter novas ideias para seu restaurante – ou para a jantinha de sexta à noite – , fizemos uma lista de séries e filmes sobre gastronomia disponíveis na Netflix que você não pode perder!

Jiro Dreams of Sushi

Neste documentário, você conhecerá a história do chef de sushi Jiro Ono. Com 85 anos e um restaurante de apenas 10 lugares e estrutura modesta, Jiro serve pratos de até US$300 e tornou-se uma lenda em Tóquio. Seu segredo é simples: método, repetição e perfeccionismo.

Durante o documentário, Jiro revela que a disciplina e a humildade foram a chave para seu sucesso. Com um método simples, mas extremamente apurado – que prioriza a qualidade dos ingredientes – Jiro declara que trabalha por prazer e não pretende parar até que seu corpo adoeça. Confira a seguir um trailer (em inglês) do documentário – e um dos melhores filmes sobre gastronomia que eu já vi:

Assista na Netflix: Jiro Dreams of Sushi
Ano: 2011
Duração: 1h20

Chef’s Table

Chef’s Table é uma série-documentário da Netflix com seis episódios e, diferente da maioria das séries e filmes sobre gastronomia, não ensina a cozinhar: a proposta principal é contar a história dos maiores chefs de cozinha do mundo, explorando suas vitórias e derrotas durante a caminhada em direção ao sucesso na profissão.

Com uma fotografia incrível, Chef’s Table não é uma série culinária para quem deseja saber mais sobre os alimentos, mas para quem deseja inspirar-se – eu disse que esse seria um post para inspiração – nas histórias complexas e fascinantes dos apaixonados por gastronomia. Se você é um cozinheiro ou dono de restaurante, tenho certeza que vai gostar.

Ah, e você tem mais um motivo para assistir Chef’s Table: na segunda temporada, um dos episódios será com o chef brasileiro Alex Atala. Que tal?

Veja o trailer oficial da série (em inglês) a seguir:

Assista na Netflix: Chef’s Table
Ano:
2016
Duração: 54 minutos por episódio

The Mind of a Chef

Criada em 2012, a série de TV “The Mind of a Chef” é narrada e produzida por Anthony Bourdain – chef, escritor e apresentador de TV americano. Em quatro temporadas de 16 episódios, chefs de renome como David Chang, Sean Brock, Edward Lee, Magnus Nilsson, Gabrielle Hamilton e David Kinch combinam culinária, história, ciência e viagens a fim de encontrarem inspiração para seus trabalhos.

Se você não pode viajar para bater papo com chefs de renome no exterior, vale assistir à série. A seguir, confira um trailer:

Assista na Netflix: The Mind of a Chef
Ano:
 2014
Duração: 23 minutos por episódio

Food Matters

Food Matters não pertence exatamente à lista de filmes sobre gastronomia, mas se você é gestor de restaurante ou chef, vai querer assistir ao documentário.

Você já pensou em como a qualidade dos alimentos que você oferece ao cliente de seu restaurante o ajuda ou prejudica quando o assunto é saúde? Food Matters o fará pensar nisso!

Durante o roteiro, você será exposto ao ciclo vicioso da agricultura extensiva, que vem diminuindo os nutrientes do solo, gerando plantas mais frágeis aos ataques de pestes e exigindo a aplicação de pesticidas que acabam envenenando o alimento.

Você sabe o impacto que esses pesticidas geram na saúde humana? Como faz para evitar que isso contamine seus alimentos?

Confira o trailer do documentário a seguir e saiba mais:

Assista na Netflix: Food Matters
Ano:
2008
Duração: 1h14

Chocolate

Esta é uma história da ficção, mas não perde para nenhum dos filmes sobre gastronomia citados acima quando o quesito é inspiração.

Em Chocolate, Vianne Rocher (personagem de Juliette Binoche) é mãe solteira e decide mudar-se com sua filha para uma região rural da França. Para sobreviver, abre uma loja de chocolates em frente à igreja local e desperta o desprezo da população moralista da cidade por ser mãe solteira. A história se desenvolve à medida que Vianne consegue conquistar os moradores da cidade, convidando-os a saborear seus deliciosos chocolates – e provando que a comida une pessoas!

Assista na Netflix: Chocolate
Ano: 2000
Duração: 2h01

Agora que você já tem algumas dicas de séries e filmes sobre gastronomia para assistir no fim de semana, compartilhe conosco nos comentários: que outras séries e filmes sobre o assunto você recomendaria aos colegas da área e aos apaixonados por gastronomia?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *