como gerir um bar - fluxo de caixa

Gerir um bar não é tarefa fácil, afinal, as obrigações de um gestor são inúmeras: é preciso controlar o fluxo de caixa, o estoque, a agenda de fornecedores, os pormenores da legislação tributária, os funcionários e mais milhares de outras tarefas do dia-a-dia.

Se você está cuidando de todos os processos acima sem a ajuda da tecnologia, é certo que sofre com a falta de qualidade de vida, por isso, no artigo a seguir, você vai conferir algumas dicas que o ajudarão a otimizar tempo e processos. Confira nossas dicas e saiba como gerir um bar com a ajuda de um fluxo de caixa!

Como gerir um bar com um fluxo de caixa

como gerir um bar com um fluxo de caixa

Para ter absoluto controle de seu bar, é preciso primeiro saber o quanto ele lucra com exatidão, afinal, não há como gerir um bar sem um instrumento eficaz capaz de projetar para períodos futuros todas as entradas e saídas de recursos de seu negócio, indicando qual será a perspectiva financeira para os próximos períodos.

Para fazer a gestão do fluxo de caixa do seu bar, você tem duas opções:

1 – Utilizar uma planilha e dedicar todo o seu tempo para alimentá-la com dados, acompanhando o ritmo de seu negócio;
2 – Utilizar um sistema de gestão de bar que esteja totalmente integrado à sua frente de caixa.

O que te parece mais interessante?

Ao optar pela segunda opção, você certamente terá mais vantagens!

As vantagens de gerir um bar com a ajuda da tecnologia

Como montar um bar com a ajuda da tecnologia

Controlar o seu fluxo de caixa não é tarefa simples, principalmente se isso for feito manualmente. Com a ajuda da tecnologia, você reduz drasticamente o esforço do controle financeiro, executando todos os processos em menos tempo. Isso acontece porque, ao contratar um sistema para bar com um recurso de fluxo de caixa eficaz, todos os processos de seu restaurante estarão integrados, assim, você terá que inserir apenas alguns dados diariamente para que tudo corra conforme o esperado.

Integração com recebíveis

O recurso de integração com recebíveis é uma das maiores vantagens do fluxo de caixa porque, através dele, você pode acompanhar as previsões de recebimento de todos os pagamentos feitos por meio de cartão de crédito.

Através desse recurso, você garante um fluxo de caixa equilibrado para seu bar e mantém sua gestão de contas em dia – você sabia que a gestão de contas em atraso é um dos maiores desafios para as empresas?

Como gerir um bar sem relatórios?

Essa é outra vantagem importante para você que busca saber como gerir um bar com pouco esforço. Para ter o controle total de seu fluxo de caixa, não basta saber o saldo total de sua conta ao final de um dia. Ao escolher um sistema de bar para auxilia-lo na gestão de seu negócio, certifique-se de que ele disponibilizará relatórios que o ajudem a fazer isso. São exemplos de relatórios úteis e simples:

  • Relatório de controle de estoque;
  • Relatório de consumo interno;
  • Relatório de vendas;
  • Relatórios de gastos de caixa;
  • Resumo de caixa.

Esses relatórios são básicos e você deverá encontrá-los mesmo em sistemas de bar mais simples.  Mesmo assim, se você quiser fazer um controle aprofundado de seu fluxo, recomendamos que contrate um sistema de gestão ainda mais potente, afinal, opções mais simples não permitem que você armazene dados de fornecedores, controle recebíveis ou tenha acesso a um relatório detalhado de todas as notas fiscais emitidas por seu bar.

O que é necessário para ter um fluxo de caixa rodando bem

como gerir um bar fluxo de caixa rodando bem

Para utilizar um fluxo de caixa, é preciso ser organizado. A rotina do fluxo de caixa deve ser diária e você deverá fazer a conciliação bancárias todos os dias. Além disso, você também precisa estar ciente do que quer controlar para que seu software de gestão funcione bem. São pré-requisitos para o controle do fluxo de caixa:

  • Cadastro de taxas de cartão;
  • Cadastro de contas bancárias;
  • Cadastro de dinheiro em espécie;
  • Definir se haverá ou não o processamento de notas fiscais para controlar os pagamentos no fluxo.

Através do fluxo de caixa, é possível controlar os pagamentos de todas as despesas gerais de seu bar, mas não apenas isso. Também é possível controlar os pagamentos de notas fiscais. No entanto, se você não deseja controlar o estoque em seu sistema para bar, é melhor que não lance as notas no sistema, afinal, você gastará muito tempo com isso e, caso se esqueça de lançar algo, terá de lidar com produtos indisponíveis no momento da emissão dos pedidos.

O caixa não bateu? Ou há um erro operacional ou você está sofrendo fraude. Se você operar o caixa de maneira correta, a previsão sempre baterá com o que foi contabilizado.

Agora que você já sabe como gerir um bar com a ajuda do fluxo de caixa e sabe como é importante ter ajuda tecnológica para mante-lo em ordem, compartilhe conosco nos comentários: Qual a sua maior dificuldade ao controlar as finanças de seu bar?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *