sabores de pizza mais pedidos

As mais de 50 mil pizzarias de todo o Brasil tem muito o que se preocupar quando o assunto é concorrência. Em matéria de cardápio e variedades, vale de tudo: pizzas de cachorro-quente, de frutos do mar, de carne-seca, de arroz com feijão e até pizza de feijoada. Algumas pizzarias viraram celebridades das redes sociais apenas postando e divulgando os sabores de pizza mais exóticos e bizarros de que se tem notícia. Quem ainda está de fora do segmento tem imediatamente a impressão de que é preciso inventar, inovar e até apelar para o inusitado e bizarro para sobreviver como empresário no setor. Mas será mesmo…? Bom, para você que está abrindo seu negócio agora, os sabores de pizza mais pedidos são uma informação que vale ouro.

Por incrível que pareça, em meio a tanta variedade, o brasileiro é um consumidor extremamente tradicional. Basta dizer que as pizzas doces, por exemplo, uma coqueluche dos últimos dez anos que causa estranheza em estrangeiros que visitam o Brasil, representam não mais do que 5% do volume de vendas.

Muitos dos que ingressam no ramo de pizzarias pensam, imediatamente, que variedade quase infinita no cardápio é praticamente uma necessidade para atuar no ramo. Embora o consumidor até goste de ver e ter a “chance” de escolher sabores mais exóticos, a verdade é que na hora da decisão – e do consenso, pois pizzas são sempre compartilhadas com amigos e família – quem ganha é o tradicional.

Mas afinal, quais são os sabores de pizza mais pedidos?

Regionalismo

sabores de pizza mais pedidos - box de pizza

Alguns anos atrás, a revista SUPERINTERESSANTE realizou uma pesquisa nas principais e maiores capitais brasileiras. As revelações em relação aos sabores de pizza mais pedidos não poderiam ser mais surpreendentes.

Na cidade de São Paulo, o maior mercado do país e praticamente o lugar onde as pizzas aportaram primeiro em solo brasileiro, a pesquisa revelou um público extremamente tradicionalista: a campeã ainda é a mussarela. Logo em sua cola, vêm as pizzas de calabresa, portuguesa e frango com catupiry (um toquinho brasileiro na tradição).

No Rio de Janeiro – tido por muitos como a terra das “invenções” no Brasil – o tradicionalismo mais uma vez impera: a calabresa é a campeã, seguida das também tradicionais marguerita e portuguesa.

Em BH, mais repetições – marguerita, frango com catupiry e calabresa nas três primeiras posições, e em Porto Alegre, seguem na liderança a calabresa e a portuguesa, com três sabores empatados no terceiro lugar: napolitana, marguerita e, finalmente, a exótica pizza de coração de frango.

A pesquisa foi realizada com dados da Associação Nacional de Restaurantes, Associação Pizzarias Unidas – para São Paulo, e 28 principais restaurantes de Porto Alegre, Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Confira mais dados baixando o infográfico a seguir:

sabores de pizza mais pedidos - landing page

Algumas outras surpresas e dados foram revelados na SUPER:

sabores de pizza mais pedidos - box de pizza

  • A massa fina é a favorita do brasileiro, contrariando a tradição de pizzas com massa “tijolo” tipicamente italianas.
  • A calabresa é a rainha nas pizzarias nacionais – quase 30% dos pedidos incluem o sabor em pizzas inteiras ou meias.
  • Cada pizza contém, em média, 275 gramas de queijo mussarela, e dez azeitonas.
  • Apesar de quase todas as pizzarias oferecerem a possibilidade de haver dois, três ou até quatro sabores em uma mesma pizza, grande parte dos pedidos envolve, na verdade, pizzas de um único sabor.

O que eu ganho conhecendo os sabores de pizza mais pedidos?

sabores de pizza mais pedidos - box de pizza

Agora que você já sabe quais são os sabores de pizza mais pedidos, você que tem uma pizzaria deve estar se perguntando: o que exatamente eu ganho com isso?

Bem, se você ainda não percebeu, esses dados, ainda que genéricos, dão indicações importantes para qualquer dono de pizzaria – principalmente a respeito do que se deve manter em estoque e que produtos e ingredientes terão mais saída no negócio.

Queijo mussarela, calabresa fatiada, presunto, são todos ingredientes que, por conta das preferências do brasileiro, praticamente jamais “encalharão” dentro de uma pizzaria. Contudo, alguns outros sabores mais exóticos podem gerar desperdícios e encalhe de ingredientes.

Qualquer pizzaria sobrevive do volume: a pizza em si costuma ser um produto barato na maioria dos mercados, cuja produção também é barata, porém a margem de lucro é relativamente apertada. Ganha-se no volume – e saber equilibrar os estoques é fundamental para ampliar os lucros.

Fazendo sua própria pesquisa

sabores de pizza mais pedidos - box de pizza

É claro, talvez o bairro ou região onde você atua possua perfis de consumo diferentes. Você já se perguntou quais os sabores de pizza mais pedidos na sua região? No mundo dos negócios, além de avaliar os dados de sua pizzaria, vale de tudo: enviar “espiões” a outras lojas da região para investigar quais os itens de maior saída, variar o cardápio de pizzas mais exóticas em função do preço dos ingredientes no mercado, oferecer variações tênues das pizzas de maior sucesso (ampliando o mix de produtos sem afetar os estoques e o bolso), e muito mais.

Vale ainda, a despeito dos dados globais que citamos aqui, realizar pequenas pesquisas com seus próprios clientes, de forma periódica. Primeiro, se você possui um controle digital de vendas e entregas, pode facilmente mensurar quais os sabores de maior saída – inclusive conforme o dia da semana. Se você não possui, talvez seja a hora de apelar para a tecnologia um pouco mais, adquirindo um sistema que ofereça a você dados e informações a respeito do seu negócio que orientem suas decisões e ofereçam maior inteligência.

Perguntas a clientes também são úteis. Se você acabou de começar e pretende ampliar o cardápio, talvez melhor do que colocar os sabores que você gosta, seja perguntar aos clientes, durante os pedidos e ligações, que sabores gostaria de ver como novidade. Junte um bom número de respostas e eleja as favoritas.

E lembre-se – um bom cardápio de pizzaria não precisa ter mais de 20 ou 25 sabores distintos, desde que você atenda aos desejos do consumidor e ofereça variedade suficiente e flexibilidade no preparo (incluindo queijo e outros itens como adicionais, por exemplo).

Agora que você já sabe os sabores de pizza mais pedidos do mercado, compartilhe conosco nos comentários: qual é o sabor mais popular em sua pizzaria?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *