roubo em restaurantes - capa

O roubo em restaurantes pode ocorrer de diversas formas e desafia a imaginação de muitos de nós. Em um blog estrangeiro, por exemplo, um consultor de restaurantes listou as “50 maneiras que os empregados de seu bar ou restaurante podem roubar você” e, entre elas, estava a seguinte dica: “Traga o par de sapatos de trabalho, e use botas. Basta colocar a garrafa de licor nas botas e sair com ela “. Absurdo, né?!

Do conluio entre barmen e garçons às táticas mais complexas, o roubo em restaurantes pode ocorrer de um milhão de maneiras. Além da “operação” mencionada acima, os pedidos falsos, fraudes de cartão de crédito, e produtos gratuitos oferecidos sem autorização são algumas das questões mais comuns que restaurantes enfrentam.

A seguir, vamos falar sobre as formas mais eficazes para combater o furto, protegendo suas operações, funcionários e retaguarda.

Prevenção da saidinha sem pagar

roubo em restaurantes 1

Infelizmente, a saidinha sem pagar ainda é um desafio comum para restaurantes. Para solucionar essa questão sem constrangimento, não deixe de atribuir uma pequena parcela de seu orlamento para a gestão de riscos. Além disso, considere as seguintes medidas para dormir tranquilo e reduzir a conta de prejuízos no final do mês:

Vigilância de vídeo

Caso tenha orçamento disponível, invista em equipamentos de vigilância de vídeo para proteger todas as entradas, saídas, áreas de estacionamento e lixo de seu restaurante. À primeira vista, o investimento pode pesar no caixa, mas se você é vítima frequente das saidinhas sem pagar ou mesmo de roubos que vem de fora, a queda nos prejuízos deverá pagar o investimento. Locais com vigilância de vídeo, com certeza, são um alvo mais difícil para clientes mal intencionados e ladrões de restaurantes.

Um anfitrião na porta da frente

Ter um hostess ou anfitrião na entrada de seu restaurante para gerenciar reservas, filas de espera e mesas disponíveis também é uma boa para evitar a saidinha sem pagar. Esses profissionais ficarão alertas para qualquer comportamento suspeito e isso reduz bastante as chances de um cliente escapar.

O uso de uma entrada única

Se você tem muitas entradas e saídas, fica difícil controlar a movimentação dos clientes. Incluindo acessos únicos, fica bem mais fácil evitar que saiam sem pagar.

O famoso “sorria, você está sendo filmado”

Abuse do “sorria, você está sendo filmado”, mesmo que não haja filmagem alguma. Se você não tem o orçamento para um sistema de segurança robusto, com reconhecimento facial e recursos de primeira linha, uma placa com essa mensagem ou uma câmera fictícia dará conta do recado fazendo maravilhas para dissuadir um roubo em restaurante.

Prevenção das fraudes de cartão de crédito

roubo em restaurantes 2O modelo de proteção aos furtos do cartão de crédito é defeituoso e há muito espaço para fraude. Porque é responsabilidade dos comerciantes garantir a compra segura, se um restaurante não tem máquina que lê chip e senha de segurança e ainda atua através de tarja magnética e assinatura na hora da compra, ele deve pagar pela a transação fraudulenta.

Então, como você pode se proteger? Utilize a tecnologia “smart card” (tecnologia de chip e senha). Quando os cartões de crédito e débito contêm um chip, o comportamento fraudulento é significativamente reduzido.

Prevenção de furtos de funcionários

roubo em restaurantes 3É triste, mas é verdade: estatísticas relatam que 75% a 85% de todos os roubos em restaurantes são cometidos por funcionários, correspondendo ao prejuízo de 6 milhões de dólares em perdas nos EUA. Além disso, o desperdício de resíduos pode ser responsável por uma parte significativa do prejuízo de um restaurante, representando 23% de déficit sobre bebidas alcoólicas e cerveja, cerca de 10% sobre o vinho e 2% na cerveja engarrafada.

Seja por acidente, insatisfação, desespero, ou simplesmente por um comportamento desviado, o furto conduzido por  funcionários é uma coisa real e toma forma de várias maneiras. Se ele está furtando, oferecendo cortesias sem autorização, ou brincando com as suas finanças, é sua responsabilidade bloquear as possibilidades dele. Combata o furto interno com as seguinte dicas:

Inventário

Realizar o inventário de todos os seus bens com regularidade é uma prática de negócios que os restaurantes com alta rotatividade não pode deixar de realizar. Abuse das ferramentas de medição e, defina porcionamentos para as suas receitas e, se possível, registre tudo em seu sistema de restaurante. Isso evitará furtos e desperdícios, reduzindo seus prejuízos.

Política de cortesia da casa

A política de cortesia da casa é, sem dúvida, parte do negócio de restaurante. Ela inspira boa vontade aos clientes, permite que a equipe repare pequenos contratempos de serviço, e geralmente pode melhorar a experiência de restaurante. Determinar um orçamento diário ou semanal para itens de cortesia pode mantê-lo em ordem com suas metas de vendas. Além disso, se possível, faça a definição de permissões para funcionários por meio de um sistema de restaurante, assim, será possível eliminar o abuso de oferta das cortesias sem o conhecimento ou permissão da gerência.

Automação x Roubo em Restaurantes

Você deve ter notado ao longo deste artigo que a automação comercial é uma aliada quando o assunto é segurança. O dispositivo mais eficaz que você pode usar para impedir o roubo em seu restaurante é um software de restaurante que controle estoques, fluxo de caixa, vendas e outros processos. Opte por um bom sistema de restaurante que forneça o gerenciamento de usuários e permissionamentos, assim, apenas as pessoas de sua confiança poderão oferecer descontos ou excluir itens de uma conta. Lembre-se também que um sistema não garante sua segurança se disponibilizar apenas um rastro de papel com o registro de suas transações – você precisa de um BOM recurso.

Depois, é só dormir tranquilo e lembrar que a luta contra o roubo em restaurantes começa com a instituição de uma cultura de restaurante que inspire coesão e lealdade entre os funcionários, uma política que protege os interesses corporativos e considerações orçamentais, e termina com um sistema de restaurante que representa e fornece gerenciamento com um registro de todos os detalhes das transações.

Agora que você já sabe como prevenir o roubos e furtos em seu restaurante, compartilhe nos comentários: Você já foi roubado ou furtado? Quanto isso lhe custou?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *