restaurante sustentável

Trabalhar com ingredientes frescos e em parceria com fornecedores locais é uma tendência no ramo de restaurantes, mas é possível ir mais além quando o assunto é inovação. Você já pensou em ter um restaurante sustentável? Essa também é uma tendência em franco crescimento, afinal, 71% dos americanos consideram questões ambientais ao consumir  e esse pensamento tem se espalhado de maneira muito veloz pelo globo. 

Abaixo, conheça a história de sustentabilidade do Kicking Horse Café e confira 5 maneiras de tornar o seu restaurante sustentável com dicas simples:

Sobre o Kicking Horse Café

restaurante sustentavel 1 O Kicking Horse Café é uma cafeteria de duas décadas que ganhou em 2015 o título de produto Fair Trade (leia sobre isso aqui) favorito.

Embora seu café esteja disponível em todo o Canadá, sua relaxante e acolhedora cafeteria está situada abaixo de imponentes picos das montanhas e seu diferencial não limita-se apenas aos lattes perfeitos, doces e o melhor chocolate quente da região: eles tem um compromisso com a sustentabilidade.

A seguir, falaremos sobre coisas que você pode fazer para tornar o seu restaurante sustentável e utilizaremos o Kicking Horse como exemplo para despertar sua criatividade e interesse pelo tema. Confira!

Restaurante sustentável = embalagem sustentável

restaurante sustentavel 1 (4)O Kicking Horse Coffee oferece suas saborosas bebidas em copos “ecotainer”, que são feitos a partir de recursos renováveis. Se você optar por aderir esse novo estilo de negócio, não deverá fazer diferente em seu estabelecimento, seja ele uma cafeteria, uma lanchonete, um bar ou um restaurante sustentável.

Escolher embalagens ambientalmente amigáveis mostra aos seus clientes que você pratica o que prega, e que você realmente se importa com o planeta em que vive. Copos de café “take-out” (como os do Starbucks) e sacola de papel Kraft, por exemplo, são opções interessantes e de baixo custo. O importante aqui é pensar em todas as embalagens que seu restaurante produz e buscar alternativas ecológicas para elas.

Apoio à iniciativas locais

restaurante sustentavel 1 (5)O Kicking Horse Coffee apoia iniciativas sustentáveis em sua vizinhança. Eles apoiam organizações sem fins lucrativos compatíveis com seu negócio e também contribuem financeiramente para projetos de conservação na sua região. Por que não fazer o mesmo?

Seja lá qual for o tamanho de seu negócio, vale a pena tentar se envolver nestas iniciativas para reforçar o valor de sua marca e fazer sua parte em causas sociais. Tenha em mente que este tipo de compromisso garante a visibilidade de sua marca, além de agradar ao público inovador e engajado.

Incentive a reciclagem

restaurante sustentavel 1 (1)A fim de demonstrar um verdadeiro compromisso com a sustentabilidade, não deixe de oferecer a opção de reciclagem aos seus clientes. Além disso, eduque-os sobre o assunto. Fale sobre a importância da reciclagem e, principalmente seja claro sobre o destino de cada parte a ser reciclada. Seu café tem uma tampa reciclável? Aponte o local certo para ele.

Além disso, também é possível trabalhar com objetos retornáveis, a fim de criar um programa de reciclagem com recompensas. Lembra daquela garrafa de refrigerante toda de vidro, que você guardava para trocar por outra e levar um “refri” com desconto? Ela é uma boa pedida para um restaurante sustentável!

Para ajudá-lo a compreender melhor a importância da reciclagem, preparamos um material especial com o tempo de decomposição de diversos materiais. Baixe a seguir e diga-nos com sinceridade: quantos desses materiais são descartados por seu restaurante diariamente?

restaurante sustentavel - lead magnet

Estimule o uso de transporte alternativo

restaurante sustentavel 1 (3)Parece moderno demais para o Brasil, mas o público engajado já pensa nisso e, se ele é o seu alvo, vale a pena pensar também. Por que não adotar bicicletários? Em São Paulo, por exemplo, as ciclovias são cada vez mais utilizadas e isso pode chamar a atenção dos novos ciclistas.

Além disso, se você estiver em uma rota de transporte público – próximo a uma estação de metrô, por exemplo – também pode deixar isso claro em seu site.

Parece pouco, mas essa é mais uma medida que está alinhada aos princípios do público engajado e pode contar pontos para você.

Use fontes de energia renováveis

restaurante sustentavel 1 (2)Como proprietário de um restaurante sustentável, certifique-se de que as suas fontes de energia são econômicas e renováveis, afinal, ter uma proposta atraente para seus clientes é importante, mas é preciso impactar verdadeiramente o meio ambiente com medidas positivas.

A Kicking Horse, por exemplo, utiliza painéis solares no topo de sua cafeteria para alimentar suas máquinas latte, mostrando que os painéis solares, energia eólica e outras opções alternativas são uma ótima maneira para alimentar  restaurantes sustentáveis e demonstrar o seu compromisso com o planeta.

Não tem poder de investimento para fazer isso agora? Não tem problema. O importante é ter em mente o seguinte: se você levar esse assunto a sério e investir em pequenas medidas de sustentabilidade para seu restaurante, certamente agradará o cliente, mas, acima de tudo, fará a diferença no mundo!

Agora que você já sabe como começar a construir um restaurante sustentável, compartilhe conosco nos comentários: para você, qual a importância da sustentabilidade?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *