restaurante de hotel

Se você administra um restaurante de hotel, deve saber que o nível de exigência dos clientes é máximo. Quando uma pessoa está hospedada em um hotel – mesmo que ele seja pequenino – , ela espera que as acomodações sejam confortáveis, o atendimento seja acolhedor e a comida, de primeira. Para ajudá-lo a entregar essa qualidade, listamos algumas segredos de gestão de restaurante que farão a diferença na experiência do hóspede. Confira a seguir e conquiste suas 5 estrelas!

Segredo #1  – Hospitalidade 

restaurante-de-hotel-2Hospitalidade  – o ato de acolher, hospedar – é uma das maiores premissas dos hotéis e também deve ser uma premissa do seu restaurante, já que ele atrai o mesmo perfil de clientela. Para começar a entender o que você precisa melhorar para se tornar um mestre em hospitalidade, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Quais são as reclamações mais frequentes dos meus clientes?
  • Meus funcionários foram treinados para atender de acordo com a filosofia do meu restaurante?
  • Meus garçons conhecem profundamente o cardápio do estabelecimento?
  • Há muitos erros na entrega dos pratos?
  • Há queixas sobre a qualidade da comida?
  • Estamos abertos a ouvir as críticas e sugestões dos clientes?
  • O que faço para fidelizar aqueles que já gostam do meu restaurante?

Escreva em um papel suas respostas e, paralelamente, considere algumas medidas que podem ajudá-lo com cada uma delas.

Se uma das queixas mais frequentes é a demora no atendimento ao cliente, o que você pode fazer para agilizar as coisas (falaremos sobre isso no item 3)? Os garçons não conhecem o cardápio e não conseguem responder às perguntas dos hóspedes? Que tal marcar uma reunião geral e estudar o que a casa oferece?

O segredo da hospitalidade é olhar criticamente para o que você oferece, identificar os pontos fracos e atuar ativamente para melhorá-los, sempre de forma acolhedora e agradável.

Segredo #2 – Cardápio

restaurante-de-hotel-1A hospitalidade é importante, mas não é um fator único de sucesso. Como está o seu cardápio? Se o objetivo do restaurante é vender sabor, este é um tema muito importante.

Para construir o seu menu, considere a opinião unânime dos especialistas: seja sucinto e, principalmente, esteja alinhado ao público alvo, tanto em termos de sabor, como de preço.

Um cardápio com muitas opções gera desperdícios, dúvidas no momento da escolha e pode descaracterizar o seu restaurante de hotel. Faça escolhas certeiras e tenha em mente que, quando o público é incompatível com o alimento oferecido, você pode terminar a noite com mesas vazias – o público de uma região popular não conseguiria consumir escargot, por exemplo.

Se você está em uma região turística, é provável que o seu público espere por opções alinhadas à região, então, escolha o que faz mais sucesso, coloque um toque todo seu no prato, capriche no tempero e seja o melhor! Você também pode incluir opções mais comuns para garantir a satisfação do cliente conservador, mas sem exagero.

Ao criar um cardápio, deixe sua marca e lembre-se: não é preciso expor tantas opções se o que você oferece tem qualidade, preço justo e uma apresentação de dar água na boca.

Tecnologia no cardápio!

Outra maneira de conquistar o cliente por meio do cardápio, mas sem pensar em sabor, é abusar da tecnologia. Você já ouvir falar sobre cardápio digital? As vantagens dele são inúmeras e colaborarão não somente para a modernização da sua imagem, como para a fluidez do seu atendimento.

Se o seu público for moderno e descolado, certamente vai gostar de realizar um autoatendimento da própria mesa por meio de um aplicativo. Imagine que bacana ter o pedido impresso na área de produção assim que for finalizado pelo cliente, lá na mesa. É muito prático, né?

Ah, e se o seu público alvo não é moderno e gosta de ser ciceroneado pelo garçom, não tem problema. Também é possível explorar o cardápio digital entrando em acordo com o gestor do hotel e divulgando seu aplicativo nos quartos. Que hóspede não ficaria feliz ao saber que pode pedir o que quiser com poucos cliques e sem precisar falar com ninguém?!

Segredo #3 – Agilidade 

restaurante-de-hotel-3O último segredo para ter um restaurante de hotel 5 estrelas é a agilidade. De nada adianta ter um cardápio diferenciado e moderno, um perfil de atendimento extremamente acolhedor e, no fim de tudo, demorar horrores para retirar ou entregar um pedido ao hóspede. Para evitar que isso aconteça, mais uma vez, você pode contar com a tecnologia. Para saber mais sobre a comanda eletrônica e suas vantagens em comparação à comanda de papel, que tal baixar o ebook a seguir?

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Quando você opta pelo uso de uma comanda de papel, em lugar de uma comanda eletrônica, além de projetar uma imagem retrógrada, sujeita seu cliente aos erros de anotação, cobrança e demora na entrega do prato. Um sistema de restaurante com esse recurso evitará o vai e vem de garçons até os setores de produção, ajudará a combater os erros de anotação – e os desperdícios ocasionados por ele – , aumentará a rotatividade das mesas (isso significa mais “din din” no seu bolso) e muito mais!

Agora que você já conhece os 3 segredos para ter um restaurante de hotel 5 estrelas, compartilhe nos comentários: quais desses três pontos você já pratica em seu estabelecimento e quais são os resultados dessa prática?

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