qualidade no atendimento ao cliente cafeterias

Um bom atendimento ao cliente é fator de extrema importância para qualquer cafeteria. Para aprimorar o seu, confira abaixo 5 lições para aprimorar a qualidade no atendimento ao cliente de sua cafeteria e obter ainda mais sucesso em sua missão!

Lição #1 – Contrate com sabedoria

barista

Seus funcionários são o cartão de visita de sua cafeteria, portanto, seja criterioso ao escolhê-los. Se você recebe clientes muito refinados em seu estabelecimento – a presença de executivos é comum nesses ambientes -, não vai querer um atendente pouco polido para atendê-los, certo?

Para fazer boas contratações, observe o vocabulário do candidato, cheque suas referências e certifique-se de transmitir a ele todos os valores de sua cafeteria. Assim, não haverá falhas de comunicação e ele saberá exatamente o que você espera dele e o que quer transmitir aos seus clientes.

Além disso, lembre-se também de outro ponto importante: não sobrecarregue seus funcionários. Um bom trabalho só pode ser realizado se a demanda do local for proporcional ao seu número de colaboradores e a  falta de funcionários pode impactar diretamente na qualidade do atendimento ao cliente.

Lição #2 – Capacite seus funcionários

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Esse também é um passo essencial para a qualidade no atendimento ao cliente. Seu funcionário precisa ser treinado para adotar o comportamento que você e seus clientes esperam dele, portanto, invista tempo (e dinheiro) nisso! Pense no funcionário como o cartão de visita da empresa e cuide dele adequadamente.

São boas práticas de capacitação:

Escolher um mentor de forma sábia

A tarefa de treinar um funcionário geralmente é dada a quem tem mais tempo disponível, entretanto, é de extrema importância que o mentor de qualquer novo funcionário tenha a habilidade necessária para transmitir conhecimento. Nesse caso, a medida correta é educar também o treinador, para que ele esteja preparado para compartilhar seu conhecimento da forma correta.

Ter um manual de boas-vindas

Quando estamos aprendendo coisas novas, é natural não absorver 100% das informações que recebemos. Para otimizar o sucesso de um treinamento, construa um material com o conteúdo que será apresentado no treinamento para que seu novo funcionário possa consultar e, consequentemente, ter seu sucesso acelerado.

Segmentar o treinamento

Quando estamos no colégio, aprendemos gradativamente, evoluindo o grau de dificuldade do aprendizado à medida que o tempo passa e o conhecimento é absorvido. Em ambiente de trabalho também deve ser assim. Segmente seu treinamento e, à medida que seu funcionário evoluir, insira mais passos. Ele ficará mais bem preparado e você não vai precisar lidar com tantos erros devido à pressa no treinamento.

Lição #3 – Ouça o seu cliente

atendimento ao cliente

Para oferecer um bom atendimento ao cliente, é preciso ter empatia e saber ouvir. Registre as principais queixas recebidas por sua cafeteria e, em lugar de rebate-las, procure trabalha-las de forma a conquistar o cliente.

O segredo é ser atencioso: mostre que realmente tem interesse em reparar qualquer erro. Isso é importante porque, em tempos de redes sociais, muitas vezes, uma experiência ruim vivenciada por uma pessoa é replicada tantas vezes, que acaba se tornando a experiência de várias outras.

Também é importante que você ouça o seu cliente quando ele faz elogios e sugestões, afinal, as oportunidades de melhorar seu negócio não vem somente através de crises.

A recomendação geral para ter sucesso nesse quesito é estar disponível em diversos canais para que seu cliente possa expressar sua opinião livremente. Pense nisso!

Lição #4 – Conte com a ajuda da tecnologia

atendimento ao cliente tecnologia

Algumas ferramentas podem te ajudar a otimizar a qualidade no atendimento ao cliente de cafeterias. Para esse universo naturalmente moderno, por que não utilizar um cardápio digital que permita ao cliente a autonomia do autoatendimento, por exemplo?

Neste caso, se um grupo de executivos chega para uma reunião, eles podem efetuar um pedido através de seu próprio smartphone, sem que tenham que se dirigir ao balcão durante a reunião. Bacana, né?!

A tecnologia também pode resolver a vida do seu garçom se você optar pela utilização de uma comanda eletrônica. Através dessa ferramenta, você pode gerar descontos e extrair, alocar ou adicionar pedidos de forma bem simples.

Lição #5 – Trabalhe em ações de fidelização

fidelização atendimento ao cliente

Por fim, para alcançar a qualidade no atendimento ao cliente, você precisará pensar não apenas em que está visitando sua cafeteria pela primeira vez. Lembre-se sempre que os clientes antigos precisam ser mantidos para que façam indicações aos amigos, afinal, de nada adianta receber pessoas novas em seu estabelecimento todos os dias se elas não voltam ou saem insatisfeitas com o atendimento prestado.

Para fidelizar clientes, você pode seguir os seguintes passos:

Faça pesquisas de satisfação para medir a qualidade no atendimento ao cliente

Como gestor de cafeteria, você deve saber que nem todo cliente insatisfeito reclama do seu serviço diretamente para você. Pesquisas de satisfação são muito úteis nesse caso. Através delas, você conseguirá saber a opinião daqueles que não costumam se expressar abertamente e terá uma avaliação real do seu produto e atendimento. Além disso, para muitos clientes, o ato de perguntar, por si só, já é uma medida que indica qualidade no atendimento ao cliente.

Crie promoções

A criação de promoções é uma ótima maneira de garantir que seus clientes retornarão à sua cafeteria. Ao criar suas campanhas, garanta que as visitas dos seus clientes serão recompensadas com uma cortesia. Que tal lançar algo como “na compra de 10 cafés, você ganha uma sobremesa”, por exemplo? Desta maneira, se o seu café for delicioso, o cliente de sua cafeteria certamente optará pelo seu estabelecimento em lugar de ir à concorrência.

Conheça seu cliente

Esse é o ponto mais importante sobre qualidade no atendimento ao cliente quando falamos de fidelização. Sem conhecer o seu cliente, como você saberá seu padrão de comportamento para implementar ações de marketing? Nesse caso, um CRM (sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente) integrado a um sistema para cafeteria pode te ajudar bastante!

Saiba mais sobre CRM através do artigo “Como fidelizar clientes com um CRM para restaurantes”.

Agora que você já conhece alguns passos essenciais para aprimorar a qualidade no atendimento ao cliente de sua cafeteria, compartilhe conosco: que medidas você já implantou em seu restaurante para garantir a satisfação do cliente?

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