promoções para restaurantes capa
Você distribuiu mais sobremesas grátis do que pode contar, tentou o esquema do “compre um, ganhe dois”, e até pagou seus funcionários para que se vestissem como mascote e dançassem na frente do restaurante segurando um cartaz. Mesmo assim, nada parece estar funcionando. Novos clientes não estão aparecendo e, quando aparecem, estão lá apenas para aproveitar promoções que só dão prejuízo.

Se você sofre com isso e está sem ideias ou apenas pesquisando porque deseja tentar algo novo, neste artigo você verá cinco idéias de promoções para restaurantes que o ajudarão a alavancar o seu marketing e impulsionar o engajamento deste ano. Confira!

1. O que está na minha colher?

A ideia

Desenvolver um concurso nas redes sociais que estimule o usuário a adivinhar o que há em uma receita a fim de impulsionar o engajamento do público e, consequentemente, o alcance da marca nas redes.

Como executar

Publique uma boa fotografia de um smoothie, salada, prato principal ou sobremesa no Facebook, Twitter ou Instagram e permita que seus seguidores adivinhem o conteúdo da receita. A primeira pessoa a adivinhar os ingredientes corretamente, ganha!

2. O cliente é o chef!

A ideia

Essa é um pouco mais elaborada. O plano é anunciar aos seus seguidores uma promoção que premiará quem criar uma boa receita com a cara do seu estabelecimento.

Como executar

Você pode fazer isso de forma totalmente simples ou mais elaborada, a escolha é sua! Para começar, peça as receitas aos seus seguidores das redes sociais. Depois, selecione os três finalistas com as melhores criações. Em seguida, suas opções são ilimitadas:

  • Concurso de degustação: Você pode elaborar um menu especial de degustação com uma amostra dos três pratos finalistas no menu. Neste caso, os clientes do restaurante é que votarão no melhor.
  • Divulgação: Você também pode postar uma foto dos pratos enas redes sociais e solicitar o voto digital do público.
  • Organize um evento: Além disso, também é possível fazer com que cada finalista prepare uma refeição para juízes bem cotados no ramo e filmar tudinho. Que tal uma live no YouTube? Promoções para restaurantes feitas na rede não exigem muito investimento e podem ser bem rentáveis!

Uma vez que o prato vencedor for determinado, basta colocá-lo no menu fixo, ou disponibilizar por um período especial e com valor promocional!

3. Que tal uma amostra grátis?

A ideia

Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé! Gordon Ramsay (apresentador do programa “Hell’s Kitchen“) fez isso pela primeira vez. A ideia é levar às empresas locais pequenas amostras dos quitutes assinados por você a fim de ganhar nome e clientela.

Como executar

Faça uma pesquisa e descubra quantos funcionários trabalham nos escritórios ou empresas do seu bairro. Em seguida, repare uma marmitinha com o seu prato escolhido para o pessoal do escritório que você deseja conquistar. Todo mundo gosta de coisas grátis – especialmente, quando se trata de um almoção! Além disso, quem sabe as pessoas não se apaixonam por seu tempero e se tornam clientes fiéis?

ATENÇÃO: Não se esqueça de incluir uma lista dos ingredientes contidos na receita – você pode estar lidando com pessoas alérgicas – e informações sobre onde as pessoas podem te encontrar.

4. Venda na calçada!

A ideia

Pegue dicas com os vendedores de cachorro-quente mais famosos da região, e reproduza sua própria versão gourmet da comida de rua!

Como executar

Em um dia ensolarado, escolha uma área movimentada na hora do almoço, prepare o seu prato e exponha na frente do estabelecimento. Ao fugir do ambiente interno do restaurante e levar o seu produto para as bocas e narizes daqueles que estão vagando pelas redondezas você vai gerar interesse ao despertar sentidos, tanto através do gosto, como do cheiro.

Você também pode dar amostras ou cupons de desconto enquanto estiver vendendo na rua como um incentivo adicional. Que tal?

5. Comida grátis para sempre!

A ideia

Promoções para restaurantes são comuns, mas é difícil ver uma que dura para a vida toda, não é? Imagine a comoção que a oferta de uma refeição grátis todos os dias para o resto da vida causaria. Faça isso e, quando for selecionar a pessoa que vai ocupar este lugar cobiçado, recolha o máximo de e-mails possível para aumentar o seu mailing e, consequentemente, aumentar o alcance de ações que fortalecerão sua marca.

Como executar

A receita do concurso é simples: os participantes devem dedicar-se a conseguir comida grátis para sempre divulgando seu estabelecimento da forma que você preferir. Você escolherá os finalistas, abrirá uma votação pública e a pessoa com a maioria dos votos ganha.

Para divulgar esta promoção, a dica também é utilizar as redes sociais. Basta reunir as informações dos participantes da promoção por meio de um formulário de apresentação em seu site. Através do cadastro de um endereço de e-mail e um breve cadastro, os participantes podem ganhar uma refeição grátis todos os dias para a vida toda e isso gerará apelo suficiente para atrair novos clientes uma enorme quantidade de participantes ansiosos.

Durante o concurso, garanta também que qualquer um que tenha votado em um dos participantes ganhe um cupom ou amostra como agradecimento pela divulgação da campanha em suas redes sociais.

Este tipo de concurso beneficia seu negócio de algumas maneiras:

  • Os finalistas inadvertidamente promoverão o seu restaurante nas redes a fim de ganhar a promoção.
  • Você recolherá uma tonelada de e-mails e informações de competidores para futuras promoções e esforços de marketing.
  •  Você gasta com alguns brindes, mas gera vendas extras por meio de upselling. Por exemplo: se alguém resgatar o cupom de um smoothie grátis na hora do almoço, é bem provável que acabe consumindo algo para acompanhar

A melhor maneira de gerar interesse e preencher lugares é fazer com que as pessoas sintam-se parte do negócio. A experiência de seu restaurante não tem de começar e terminar na mesa da sala de jantar. Elabore promoções para restaurantes tão criativas quanto seus pratos e tenha a certeza, o retorno virá rápido!

Agora que você já tem 5 ideias novas de promoções para restaurantes, compartilhe nos comentários: qual a promoção mais bem sucedida já feita por você?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *