Escolher um programa para restaurante que atenda às características do seu negócio e facilite a gestão do seu estabelecimento faz total diferença para aumentar a lucratividade. No entanto, não se trata de uma tarefa fácil. Ela envolve análise, comparação e planejamento para que a decisão seja a mais acertada.
Como escolher um programa para restaurante?
Você deve dar uma atenção especial à escolha desta ferramenta, pois ela tem o objetivo de facilitar processos e entregar o melhor atendimento no seu estabelecimento, permitindo que você concorra de forma mais justa com a infinidade de estabelecimentos espalhados pelo mercado.
Para ajudar você nesta análise, listamos a seguir os 5 pontos a se considerar no momento de escolher um programa de gestão para restaurante que lhe facilite sua vida e proporcione uma experiência positiva.
1) Avalie a credibilidade da empresa fornecedora do programa para restaurante
Já pensou em contratar um serviço ou comprar um produto qualquer olhando somente para o preço, sem verificar a origem, qualidade, atendimento, entrega e adequação à sua necessidade? Nem sempre custo é o principal fator a ser analisado. É preciso estar atento à saúde do seu negócio no médio e longo prazo.
Se você já iniciou sua cotação de um programa para restaurante, deve ter percebido a quantidade de softwares que existem no mercado atualmente. Antes de escolher por um, avalie a credibilidade da empresa, do contrário, o barato pode sair caro!
2) Identifique o que os clientes falam sobre o atendimento e o programa para restaurante do fornecedor que esta pesquisando
Avaliar quem são os clientes que já utilizam o programa para restaurante que está pesquisando e saber como eles tem sido atendidos faz uma diferença enorme. É algo que pode ajudar muito no processo de decisão.
Se possível, faça uma visita a estabelecimentos já clientes. Questione, entenda como eles estão sendo atendidos. Avalie se o que foi prometido é entregue e se suas expectativas estão sendo supridas ou superadas.
3) Entenda como funciona a implantação do programa para restaurante e o suporte que terá no pós venda.
A implantação é um ponto importantíssimo a se considerar. Muitas instalações ocorrem sem o devido preparo de sua equipe para operar a nova ferramenta e, no médio e longo prazo, conduzir o novo processo se torna uma tarefa penosa se você não tem um suporte adequado. É muito difícil aprender a utilizar um sistema de restaurante somente lendo o manual ou por meio de recursos multimídia como vídeos.
São necessárias horas de treinamento para que sua equipe esteja familiarizada com o programa adquirido. Não acredite em milagres neste momento, para dar certo, é necessário cuidado e atenção ao treinamento.
E falando do suporte, outro ponto importante é que se algo falha no meio do caminho, você é quem tem que correr atrás para resolver, se não puder contar com um atendimento adequado.
As falhas podem ocorrer própria ferramenta ou partir da estrutura necessária para manter o sistema operando dentro do seu restaurante. Seja lá a situação que se apresentar, você deve ter um suporte diferenciado para sanar dúvidas e resolver os problemas o mais rápido possível.
4) Avalie os diferenciais do programa para restaurante e suas vantagens
Com a imensa diversidade de ferramentas, a única opção para saber qual delas funciona é colocando-as à prova, correto? Na verdade, não! Além dos itens anteriores, você pode avaliar se o programa para restaurante que está adquirindo é:
1 – Pensado para uma fácil navegação e boa usabilidade;
2 – Se entrega os relatórios que necessita;
3 – Se o sistema tem alguma vantagem a mais para seu negócio;
Software por software, há muitos no mercado. O importante são os diferenciais.
5) Não menos importante, avalie a adequação do programa para restaurante a sua operação
É necessário identificar se o programa de gestão se adapta ao seu negócio e necessidades, se vai facilitar o seu trabalho e o de sua equipe, e se proporciona agilidade e inovação para sua operação.
Essas são questões muito importantes a se considerar quando estiver pesquisando um programa para restaurante. Faça uma pesquisa apurada e alguns comparativos antes de tomar a decisão. Assim, você vai evitar a temida dor de cabeça e frustração com a automação escolhida.
Agora que você já sabe como escolher um programa para restaurante, escreva nos comentários qual era a sua principal preocupação ao escolher um programa para restaurante.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!