pedidos online

É noite de sexta-feira e chove muito. Seu restaurante tem um salão ao ar livre e é evidente que não vai render os números habituais de um fim de semana. Um casal enfrentou o temporal e está apreciando uma bebida no bar. Há também alguns frequentadores sentados ao redor, mas a cozinha não está tão movimentada quanto o de costume. Se ao menos houvesse uma maneira de levar sua comida às pessoas que a desejassem…

Espere, é 2016 – e onde há demanda, há um aplicativo. Recursos para takeout e atendimento delivery estão surgindo em todos os grandes centros urbanos e estão muito mais modernos do que eram na última década. Saiba mais sobre eles e sobre os pedidos online e alavanque suas vendas!

A evolução do takeout e delivery

pedidos online 1Pré-iPhone, a solução para a fome que sentíamos em casa quando a geladeira estava vazia era ligar para o delivery mais próximo e esperar que o entregador trouxesse a comida. Nesta época, se o cliente vivesse fora do raio de entrega do restaurante ou estivesse em um bairro sem opções de delivery, já era – o único jeito era comer o bom e velho macarrão instantâneo.

Para os restaurantes, as coisas também eram difíceis. Eles tinham que criar seu próprio sistema delivery com as opções limitadas da época e dependiam do cliente para iniciar o processo de venda.

Nos dias de hoje, a nova geração de aplicativos de pedidos online apresentam infinitas opções para os clientes em poucos cliques. De alimentos gourmet, comida saudável e lanches na moda, a hambúrgueres clássicos e cozinhas internacionais, tudo está, literalmente, na ponta de um dedo. Seja qual for o desejo do cliente, há um aplicativo que o realiza.

A seguir, saiba quais são esses aplicativos e como eles estão transformando a vida de quem trabalha com pedidos online.

Aplicativo de pedidos online para takeout

O Toronto’s Ritual – aplicativo de pedidos online para takeout – está expandindo em Chicago devido à sua enorme popularidade entre seus ocupadíssimos habitantes. Através do aplicativo, o cliente procura uma lista de possíveis restaurantes em uma curta distância e escolhe um item no menu. Assim, a partir de sua geo-localização e tempo estimado de viagem, o cliente é informado sobre o momento ideal de sair de casa e chega ao estabelecimento quando o pedido está pronto. Ao chegar aos restaurante – uma vez que o pagamento é feito através do aplicativo – , o cliente pode caminhar até o balcão, pegar seu pedido e retirar-se, sem maiores dificuldades. Não é demais?!

Vantagem para o gestor: todos os pagamentos são feitos via aplicativo, evitando a formação de filas e ampliando a capacidade de rapidez no atendimento e demanda. 

Aplicativo de pedidos online para delivery

Os aplicativos Foodora’s, UberEats e DoorDash’s são outros exemplos diferenciados. Sistemas de contratantes independentes, o objetivo deles é cruzar cidades para retirar pedidos de centenas de restaurantes e entregar para comedores ansiosos.

O grande barato desses aplicativos é que, além de facilitarem a vida dos restaurantes através de parcerias, eles são fáceis de usar e entregam o pedido rapidamente. Em um dia de mal tempo, uma noite de Netflix ou de horas extras no trabalho, por exemplo, as pessoas não precisam deixar sua localização para obter a comida desejada, e os restaurantes menos famosos podem alcançar as pessoas que, até então, não conheciam seu estabelecimento.

Saiba mais sobre isso lendo sobre a atuação do UberEats no Brasil.

Restaurante Delivery

O restaurateur e chef David Chang é um criador de tendências no mundo de restaurantes. Seu mais recente empreendimento é um restaurante delivery que trabalha com aplicativos de pedidos online chamado Ando. Além disso, ele também é dono de um outro restaurante delivery chamado Maple, com sede em Manhattan. Em ambos, o menu muda diariamente e não há mesas ou cadeiras, somente delivery.

Segundo Chang, o restaurante neste formato não é uma novidade. O restaurante Munchery, que foi lançado em 2011, está em dez estados e oferece refeições criadas por chefs da mesma maneira. O Savory, outro restaurante delivery, atende apenas clientes corporativos e fornece alimentos frescos, criados pelos principais chefs de Nova Iorque.

A importância dos pedidos online para você

pedidos online 2Para os clientes, o passo-a-passo do pedido permaneceu o mesmo: basta levantar o telefone, escolher os alimentos e esperar a entrega. Para os proprietários do estabelecimento, no entanto, a nova tecnologia significa um novo sistema de pizzaria, restaurante ou bar.

Com um aplicativo de pedidos online, você não precisará mais enviar menus pelo correio, nem vai esperar o telefone tocar para fazer a comida e, em seguida, enviá-la para um de seus entregadores.  Oferecendo ao cliente este diferencial, todos terão a opção de retirar o produto em seu restaurante e receber o alimento através de seu próprio entregador ou de um entregador de terceiros – embora essa prática ainda seja pouco comum no Brasil.

Percebe como isso é útil para você? Além do conforto promovido ao cliente, todo o pagamento será recolhido através do seu aplicativo para que seja possível fazer aquilo que você realmente gosta: criar refeições deliciosas!

Além disso, aplicativos para takeout e delivery oferecem outro grande benefício: eles, literalmente, colocam o seu negócio no mapa. Uma vez listados em aplicativos alimentares locais – como o iFood, por exemplo –  o seu estabelecimento é apresentado aos usuários que não não sabiam que você existiam, ou não pensavam em seu restaurante como uma opção para o almoço ou jantar. Isso significa que, com o aumento do número e aplicativos fazendo a ponte entre restaurantes e clientes, estar isolado em uma rua afastada não significa que você não terá o restaurante mais movimentado restaurante de sua cidade ou,  pelo menos, do seu bairro.

Pedidos online no Brasil

pedidos online 3Para oferecer a você uma visão ampla do que há de mais bacana quando o assunto é aplicativo para takeout e delivery, utilizamos milhares de referências estrangeiras. Mesmo assim, imagino que você queira saber se tudo isso pode se encaixar em um negócio brasileiro, certo? Confira algumas opções modernas que poderão ajudá-lo:

iFood

O iFood é velho conhecido do público e tem uma vantagem óbvia: é uma poderosa ferramenta de marketing para restaurante. A desvantagem dele é a cobrança de uma taxa que gira em torno de 12% sobre cada pedido. Neste caso, vale pensar: o marketing oferecido por esse aplicativo compensa o percentual pago? Coloque na ponta do lápis e tome sua decisão!

Pedir Comida

O Pedir Comida é um recurso oferecido ao cliente eComanda que deseja trabalhar com pedidos online e também precisa de uma ferramenta de automação completa e totalmente integrada. Ele é bem semelhante ao iFood, mas não exige o pagamento de uma taxa extra por cada pedido feito por você, afinal, esta é uma cortesia oferecida aos clientes.

Aplicativo com a sua marca 

Essa é outra opção muito interessante para quem quer investir em tecnologia. A eComanda e algumas outras empresas do mercado desenvolvem um aplicativo com a sua identidade visual, tornando a ideia dos pedidos online para delivery e takeout ainda mais agradável. Neste caso, não há a gratuidade do Pedir Comida, mas você tem a vantagem de fortalecer a sua marca – conferindo a ela uma imagem muito mais moderna e transmitindo ao cliente a sensação de excelência no atendimento.

Outros aplicativos

Além dos aplicativos que mencionei acima, há também opções como o Pedidos Já (similar ao iFood, que cobra uma taxa), Hello Food e muitos outros que você pode escolher ou mesmo utilizar simultaneamente, caso tenha uma estratégia forte de delivery.

O importante é que você saiba que, seja para delivery ou takeout, os aplicativos para pedidos online vieram para ficar e, ao utilizar os mais populares em sua área, você pode aumentar a visibilidade e os lucros do seu restaurante.

Ah, e não esqueça: para maximizar a sua presença nestes aplicativos, certifique-se de otimizar suas opções de menu para facilitar o transporte e entregar rapidamente. Além disso, realize uploads de fotos com boa qualidade e que apresentem a sua comida de forma realista, mas que dê água na boca.

Agora que você já conhece o panorama de pedidos online no Brasil e no mundo, compartilhe nos comentários: por que você gostaria de ter um aplicativo para takeout ou delivery e o que você acha da integração desse recurso a um software para pizzaria delivery, por exemplo?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *