sistema de automacao comercial

No TED Talk de Barry Schwarts – “O Paradoxo da Escolha” – ele fala sobre como nós, como consumidores da era digital, supomos que opções de escolha nos tornam mais livres.

Escolher é uma coisa boa, certo?

Errado. Basta ir à prateleira de cereais no supermercado para sentir o poder de escolha submergir. Grãos ou chocolate? Aveia e mel ou granola? O que aconteceu com os flocos de milho, afinal?

Para complicar o assunto, Schwarts conclui que uma maior gama de opções não nos torna mais livres, nem torna a tomada de decisão mais fácil. Na verdade, isso nos torna mais encaixotados e, portanto, ansiosos. Por quê? Porque ficamos paralisados pela enorme quantidade de opções. Schwarts diz que, quando finalmente superamos essa paralisia, uma coisa chamada “custo de oportunidade” ocorre. Isso nada mais é que aquele momento em que você pensa nas outras alternativas atraentes que rejeitou e fica menos satisfeito com sua escolha. Ruim, não é?

Desta forma, mesmo que você tenha pesquisado loucamente sobre o que buscava, sempre será atormentado por uma ansiedade persistente de que você poderia ter feito um melhor negócio, escolhendo uma solução mais robusta.

O problema é que, diferente do cereal, a escolha de um sistema de automação comercial para restaurante afeta a maneira com que seu negócio funciona, portanto, escolhe-lo pode ser uma tarefa delicada.

Para facilitar as coisas para você quando estiver em sua caçada por um sistema de automação comercial para restaurante perfeito, compilamos uma lista do que não fazer para que você possa se preocupar menos e se sentir mais confiante a respeito de sua escolha. Confira!

1. Não fique preso

sistema de automacao comercialContratos de longo prazo e hardware: essas são duas grandes e inflexíveis bandeiras vermelhas quando o assunto é a contratação de um sistema.

Anos atrás, ter um sistema de automação comercial para restaurante em hardware era o único caminho a percorrer – as empresas instalavam módulos de computador no restaurante e você sofria com a lentidão, atrasos e frustrações por parte dos funcionários.

Além dos problemas operacionais de hardware causados por um sistema de automação comercial para restaurante tradicional, uma vez instalado, você estava preso ao provedor e, você sabe, é muito mais difícil mudar os sistemas quando você investiu muito dinheiro em um hardware que não pode ser reaproveitado, não é?

Outro agravante, era – e ainda é, em alguns casos –  o longo prazo dos contratos que alguns fornecedores de sistemas de automação comercial para restaurante tentam impor para que seu produto seja utilizado por anos a fio.

Aqui está o que você deve fazer: busque por sistemas que podem ser instalados em tablets, smartphones e computadores, além de adquiridos em uma base de mês a mês. Você também pode optar por adotar um sistema de automação em nuvem e não ficar à mercê do funcionamento de sua máquina, podendo acessar seu sistema de qualquer lugar do mundo.

2. Não contrate soluções não escaláveis

sistema de automacao comercialImagine que seu negócio vai bem e surge uma oportunidade de ter mais de uma loja. Ou então, imagine que a demanda de seus funcionários aumentou devido ao intenso movimento de clientes em seu restaurante. Isso é uma coisa maravilhosa, não é?

Para que uma coisa boa não se torne uma dor de cabeça, certifique-se que o sistema escolhido por você é escalável, ou seja, você poderá aumentar o número de acessos conforme sua necessidade ou terá disponível uma solução multi-lojas, em caso de criação de uma rede. Assim, você não terá que trocar de sistema a cada evolução do seu negócio. 😉

3. Não olhe apenas o preço do sistema de automação comercial

sistema de automacao comercialO velho ditado “você tem o que paga”, aplica-se mesmo aqui. Compreenda que um sistema de automação comercial para restaurante não é algo que você quer que seja barato, afinal, o bom funcionamento de seu restaurante depende dele.

Além disso, compreenda que leva algum tempo para aprender sobre os recursos que o seu sistema de automação oferece. Ao contratar, leia os comentários sobre o sistema de restaurante e peça depoimentos de clientes – se possível, visite-os em seus estabelecimentos. Considere sempre que seu sistema de automação comercial é a central de seu negócio e, sem ele, o seu restaurante deixa de funcionar. Se algum parecer bom demais para ser verdade, provavelmente é.

4. Não se distraia de suas necessidades

sistema de automacao comercial“O sistema de automação comercial para restaurante pode dividir contar?”, você pergunta. “Olhe para este novo rastreador de inventário brilhante, feito de diamantes”, dizem. Tome cuidado com isso!

Não deixe que te distraiam com sinos e assobios. O que você está buscando? Provavelmente, superando sua lista, é o seguinte: relatórios robustos, uma experiência de usuário intuitiva e mobilidade para gerir o seu negócio de qualquer lugar. Um design atraente e elegante é apenas um bônus.

Nesse caso, use o seguinte princípio: fique com o essencial e com as empresas de melhor software. Recursos redundantes podem parecer bons na teoria, mas a realidade é que podem demandar mais tempo e esforço do que você realmente tem.

5. Não ignore a importância de treinamento e suporte

sistema de automacao comercialSe você tiver uma pergunta, haverá alguém para respondê-la? E, se houver, haverá cobrança adicional por isso? Outro ponto importante é: o suporte oferecido pela empresa escolhida por você é próprio ou terceirizado? Se for a última opção, você pode levar algum tempo para obter sua resposta…

Outra coisa a se considerar é o treinamento. Embora muitos gestores tenham habilidades tecnológicas notáveis, o mundo dos restaurantes está cheio de profissionais que não tem a mesma habilidade e, como eles também utilizarão o sistema e precisarão compreendê-lo, é importante que sejam treinados durante o período de implantação de seu sistema. Na dúvida, leia as letras miúdas e certifique-se de que tudo o que você precisa está sendo garantido.

Agora que você já sabe o que não fazer no momento da contratação de um sistema de automação comercial para restaurante, compartilhe conosco nos comentários: O que você busca em um sistema de restaurante? Você já teve experiências negativas com algum sistema com que tenha trabalhado?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *