Seu restaurante já está enfeitado para o Natal? As receitas do seu cardápio ganharam toques natalinos? E sua equipe, já está preparada para um dos períodos mais movimentados do ano?

Embora dezembro já seja comumente um mês de grande fluxo de clientes e maior faturamento para o comércio em geral, apostar em estratégias para o seu restaurante vender mais no Natal pode aumentar consideravelmente os lucros.

Quer saber como conseguir muito mais reservas e clientes para as comemorações de fim de ano? Então, confira nossas dicas, se diferencie da concorrência, conquiste o público e deixe seu Natal no restaurante bem melhor!

1# – Prepare um cardápio especial de Natal

Planejar um cardápio especial é uma ótima estratégia para aproveitar a época de Natal no restaurante. Famílias procuram lugares para a entrega do amigo secreto, grupos de amigos podem querer antecipar a comemoração tradicional por conta das viagens, empresas fazem almoços e jantares de confraternização…

Então, por que não incluir no seu cardápio pratos típicos do Natal ou mesmo uma miniceia completa? Pode apostar, opções exclusivas para esta época do ano vão chamar a atenção de todos – sejam os antigos ou novos clientes.

Para não precisar investir demais, você pode colocar apenas duas ou três alternativas de pratos natalinos para cada refeição, com entrada, prato principal e sobremesa. E para não ter problemas na produção, treine bem sua equipe de cozinha para conseguir atender bem à demanda de pedidos no mês de dezembro.

Sugestão:

A necessidade de atualizar o cardápio com as novidades exclusivas para o período pode surgir como uma dificuldade na hora de colocar em prática as estratégias para o seu restaurante vender mais no Natal. Mas não se preocupe!

Se você ainda usa cardápio de papel, para reduzir custos, imprima lâminas separadas com as receitas exclusivas do menu de Natal e as entregue aos clientes junto com o seu menu tradicional.

Agora, se você quer uma maneira ainda mais fácil, prática e econômica de mostrar aos clientes suas receitas especiais para o Natal e o Ano Novo, contar com um sistema para restaurante que inclua entre os recursos um cardápio digital e online é o ideal.

Com o cardápio online, você divulga, sem nenhuma dificuldade ou custo adicional, todos os seus pratos de Natal para os clientes do seu salão ou delivery.

2# – Capriche na decoração e nos detalhes

Natal é época de reunir a família e os amigos para celebrar. Então, depois de incluir no seu cardápio aquelas receitas especiais, vale a pena pensar na decoração e em todos os detalhes que podem completar o clima de festa e tornar a experiência de comemorar o Natal no restaurante ainda mais especial para os seus clientes.

Sugestão:

Na decoração do restaurante, use pisca-piscas, velas, guirlandas, estrelas e outros  enfeites natalinos. E para ajudar a criar a atmosfera de celebração,  motive seus funcionários a entrarem na brincadeira:

  • todos podem usar chapéus de papai Noel
  • hostess, atendentes e garçons podem usar roupas com detalhes em vermelho e verde, as cores típicas do Natal
  • incluir um ho-ho-ho no seu script de atendimento também fortalece o clima natalino.

E se o seu estabelecimento tem música ambiente, pense em uma playlist natalina, para completar a experiência do cliente.

Para ter sucesso com as estratégias para seu restaurante vender mais no Natal, lembre-se que cada pequeno detalhe deve ser bem planejado, da decoração do ambiente à apresentação do prato. Cores e inspirações não faltam nessa época!

Entre no espírito natalino e ofereça ao seu público um momento único, mesmo que ainda não seja o dia 25.

3# – Abuse das promoções de Natal no restaurante

Apesar da concorrência, aposte sim nas promoções de Natal! Mesmo com a enxurrada de ofertas divulgadas, ainda é comum as pessoas pensarem que nessa épocas do ano os preços aumentam abusivamente. Para evitar queda no movimento por esse motivo, crie promoções e comunique aos seus clientes que você tem ofertas especiais para o mês de dezembro e para as semanas de Natal e Ano Novo.

Como parte das estratégias para seu restaurante vender mais no Natal, planeje bem suas promoções e comece a divulgá-las com a maior antecedência possível.

Sugestão:

É provável que os seus concorrentes também aproveitem o período para fazer ofertas. Para se diferenciar, seja criativo e trabalhe bem a divulgação do seu cardápio exclusivo.

O Natal e a passagem de ano deixam as pessoas mais emotivas, e você deve pensar nisso na hora de criar e promover suas ofertas. Mais do que nos preços, foque suas promoções em despertar nas pessoas sentimentos e valores como amor, união e renovação, que representam essa época.

Dicas extras

Temos um presente de Natal adiantado pra você: duas dicas a mais do que o prometido no título do artigo. Use-as nas estratégias para seu restaurante, pizzaria ou delivery vender e lucrar mais em Dezembro.

Aposte no serviço de delivery durante as festas de final de ano

O serviço de delivery é ótima opção nesta época do ano em que muitos amigos e familiares preferem se reunir em um ambiente mais íntimo. Oferecer a entrega de uma ceia completa em casa ou na empresa, com certeza conquistará muitos clientes.

E se você contar com um sistema para delivery que torne seu atendimento mais ágil e de melhor qualidade, conseguirá se diferenciar da concorrência. Assim, colocará mais sabor e praticidade na comemoração dos seus clientes e aumentará seu faturamento.

Inclua o WhatsApp Marketing nas estratégias para seu restaurante vender mais no Natal

Esse ano falamos bastante sobre WhatsApp Marketing para restaurantes aqui no blog, e as festas de fim de ano são ótimas para usar as estratégias dessa modalidade do Marketing.

Aproveite o autoatendimento do WhatsApp para facilitar as reservas dos clientes e o WhatsApp Marketing para aumentar a eficiência das suas ações de divulgação do cardápio e das promoções natalinas. Você ficará surpreso com o sucesso!

E então, curtiu nossas dicas de como aproveitar a época de Natal no restaurante? Use nossas sugestões e sua criatividade para criar o clima natalino no seu estabelecimento e conquistar muitos clientes!

Você usa outras estratégias para seu restaurante vender mais no Natal? Então, conta pra gente nos comentários como é a sua experiência com as comemorações de fim de ano no seu negócio.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *