Empreender é o sonho de muita gente, mas não é tarefa fácil. Como gestor de restaurante, você deve conhecer as dificuldades e desafios dessa empreitada e, certamente, é o primeiro a entrar e o último a sair de seu estabelecimento. O que você pode não saber, no entanto, é que a tecnologia é grande aliada dos gestores que acumulam responsabilidades e trabalham até a exaustão.
Para ajudá-lo a usufruir do fruto de seu trabalho, criamos este artigo com dicas de ouro para a escolha do melhor software de restaurante para seu negócio. Confira o conteúdo a seguir, entenda porque você deve escolher a melhor ferramenta e saiba como este tipo de recurso trará eficiência para seu negócio.
Porque investir no melhor software de restaurante?
Devido ao valor de investimento, muitos gestores ainda pensam que os softwares de restaurante são dispensáveis, mas esse não é o caso de Paulo Yossimi, sócio fundador do Mineiro Delivery. Para ele, as maiores motivações para investir no melhor software de restaurante foram as três seguintes:
- Padronização nos processos;
- Aumento na produtividade;
- Redução de erros humanos.
Adepto da tecnologia, para alcançar esses objetivos, Yossimi utiliza mais de um sistema “Atualmente, utilizamos um sistema de PDV para cada unidade, além de retaguarda e CRM para a rede”. Segundo ele, seria impossível gerir o negócio se um desses recursos não fosse de boa qualidade.
Se você está buscando mais tempo e qualidade de vida, quer seguir o exemplo do Paulo, mas não pode investir em muitas ferramentas, além de pesquisar pelo melhor software de restaurante do mercado, o mais interessante seria focar em um software único, voltado ao seu ramo e que cubra suas necessidades todas de uma vez.
Paulo, por exemplo, nos confessou que teve más experiências antes de escolher o melhor software para suas necessidades. Segundo ele, o problema aconteceu justamente porque o software escolhido não era específico para o ramo food. Você não quer passar por isso, né?
O que o melhor software deve proporcionar?
Para um gestor que cuida de diversas lojas, por exemplo, é essencial que o sistema proporcione mobilidade e possa ser acessado de qualquer lugar – já imaginou poder acompanhar todas as operações em tempo real?
Versatilidade
Outra qualidade essencial para um bom sistema, é a versatilidade. Um sistema que trabalha apenas via web, apesar de móvel, pode te deixar na mão em momentos de queda de rede. Em contrapartida, um sistema que trabalhe offline, não permite o acesso de qualquer local e pode te deixar na mão por muito mais tempo em caso de quebra de equipamento. Por que não ter os dois e garantir a eficiência da operação?
Um sistema híbrido tem o melhor de dois mundos!
Confiança
A confiança é um benefício essencial e obrigatório para quem trabalha em um ramo tão conturbado. Ao escolher seu software, certifique-se de buscar referências, indicações e estude a fundo todas as opções do mercado para evitar dores de cabeça.
Com essas três qualidades, já é possível automatizar com mais garantia de satisfação.
Palavra de quem já usa
Como dissemos no tópico anterior, confiança é essencial, portanto, é importante ouvir a palavra de quem já trabalha com um sistema de restaurante.
Yossimi, mesmo tendo passado por experiências desagradáveis com softwares, nos revelou o que melhorou no seu estabelecimento depois da implantação:
“Tínhamos um software menos robusto anteriormente e com pouquíssimos módulos de gestão, procedimento e operação. Nossa operação funcionava bem, mas o administrativo ‘batia muita cabeça’ em termos de organização. Com o novo software conseguimos acompanhar passo a passo cada procedimento e entrega (visto que nosso core é delivery) e, sendo assim, potencializamos as vendas e temos um real feedback do sistema em termos de operação. Outra melhoria, é que, como franqueador, consegui acompanhar em tempo real a evolução e desempenho das unidades, traçando resultados e metas muito mais focados na operação do nosso franqueado”.
Tecnologia necessária
Quando perguntamos o que não pode faltar em um software de restaurante a resposta de Paulo foi clara “suporte ao usuário”. Nenhuma tecnologia de qualidade é suficiente, quando o suporte é falho e não atende às necessidades de seu negócio.
Ao buscar o melhor software de restaurante para seu negócio, considere essa questão. Quando houver uma falha ou queda do sistema – isso pode acontecer mesmo quando você escolhe o melhor – você vai querer atenção.
Treinamento também é um ponto essencial. De nada adianta ter uma tecnologia de ponta se você e seus funcionários não podem desfrutar dela.
A automação é um ponto muito importante e, se você fizer da forma correta, certamente conseguirá gerir com mais eficiência, aproveitando o fruto de seu trabalho como merece.
Agora que você já sabe como encontrar o melhor software de restaurante para seu negócio, compartilhe nos comentários: o que você deseja solucionar ao automatizar seu restaurante?
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