Ilustração em que um balão de conversa é formado com ícones do WhatsApp, de wi-fi - marketing via whatsapp

No artigo sobre formas de encher uma listas de transmissão, mostramos como gatilhos mentais são importantes em uma estratégia de marketing via WhatsApp. Agora, é hora de descobrir como fazer uma oferta irresistível, aquela que garante aumento de vendas.

É fato que as pessoas compram quando encontram boas promoções. Não é à toa que ações como a Black Friday são sucesso! Mas não dá pra trabalhar com preços baixíssimos o tempo todo, afinal, é preciso lucrar.

Então, como criar ofertas irresistíveis, que trazem ganhos para o seu restaurante e despertam o desejo de compra do cliente? É isso que ensinamos neste texto. Confira!

O que é uma oferta irresistível?

Qual seria a sua resposta para essa pergunta? O que, pra você, é uma oferta irresistível? Provavelmente, essa questão fez você pensar em preço. Muita gente ainda relaciona boas ofertas com preços muito baixos.

Isso é um erro!

O grande segredo da oferta irresistível é entregar muito valor. E isso não tem a ver apenas com o quanto algo custa. Para o seu cliente não resistir à sua oferta, ela precisa entregar algo que interesse muito a ele, por um preço que ele acredite ser muito menor do que o valor que ele atribui ao que você está vendendo.

Quando você atende ao interesse do seu cliente, oferecendo o item certo para o momento de compra dele, pronto: o preço deixa de ser o mais importante. E a sua oferta se torna irresistível, pois você apresenta algo de alto valor para aquele consumidor.

Como criar a oferta perfeita?

Agora que você entendeu o que é uma oferta irresistível, precisa saber como criar a sua. Para uma oferta ser perfeita, atendendendo ao interesse do cliente e tendo muito valor pra ele, ela precisa ser personalizada. Veja como fazer isso:

Conheça seus clientes

Neste outro artigo aqui do blog, nós ensinamos como segmentar os seus clientes. Isso já é uma maneira de conhecê-los e criar ofertas personalizadas para fazer marketing via WhatsApp. Mas é possível desenvolver conteúdos e ofertas ainda melhores quando você conhece alguns detalhes do seu consumidor.

Ilustração do rosto de várias etnias - Marketing via WhatsApp

Existem duas maneiras de conhecer melhor os clientes. Ou você conversa com eles individualmente (o que demanda muito tempo e esforço) ou realiza pequenas pesquisas automatizadas (o que é rápido e fácil).

Fazendo pesquisas, você conhece melhor o seu cliente e consegue avaliar o nível de satisfação dele em relação ao seu restaurante. Assim, consegue criar a oferta perfeita para cada segmento do seu público e ainda sabe onde precisa aperfeiçoar seu negócio.

Relacione-se com o seu consumidor

Um dos grandes diferenciais do marketing via WhatsApp é a sua capacidade de criar relacionamento. Ao contrário do e-mail, que dificilmente recebe resposta do destinatário nesse cenário de varejo, o WhatsApp possibilita um retorno rápido e simplificado, por ser um bate-papo.

Essa característica facilita a comunicação e possibilita conhecer melhor o cliente, assim como permite que ele conheça mais a empresa. Mas o relacionamento cliente x restaurante precisa ser muito bem gerenciado, pois é preciso encontrar os assuntos em comum entre eles.

Invista em:

  • conteúdos (textos, imagens e vídeos) apresentando os diferenciais, preparo e curiosidades dos seus produtos. Essa é uma boa maneiras de gerar relacionamento
  • assuntos do momento e temas que são tendência. Eles também podem ser uma opção para incentivar a comunicação.

Mas é importante tomar o cuidado de perguntar ao cliente se ele está gostando dos conteúdos e se os seus envios estão sendo relevantes.

Dica importante para o seu marketing via WhatsApp

Envie o conteúdo de relacionamento também de forma segmentada, para pequenos grupos de clientes, assim não há risco de falhas nas interações. Responder a todos os contatos dos clientes é regra e não pode haver erros aqui. A falta de resposta da sua parte pode significar a perda do cliente, então, atenção!

Dedicando-se a conhecer bem o seu cliente e fortalecer o relacionamento com ele, você com certeza criará ofertas de grande valor. Assim, poderá fazer promoções que atraem seu público e trazem lucro real para o seu negócio.

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