marketing para pizzaria

Dados do SEBRAE estimam que as vendas no ramo de pizzaria crescem cerca de 5% ao ano. Apesar de essa ser uma boa notícia, junto com esse número cresce também o número de pessoas que desejam abrir uma pizzaria para morder essa fatia rentável do mercado. Com isso, é essencial que você tenha um diferencial para oferecer ao público que vai atender. Para garantir que você tenha esse diferencial, confira dicas valiosas sobre marketing para pizzaria!

Como começar a fazer marketing para pizzaria?

marketing para pizzaria icone 1Para começar a fazer marketing para pizzaria – ou para qualquer outro negócio – é preciso estar preparado para estudar, afinal, todas as diretrizes do marketing para pizzaria são pautadas em estudo do mercado, estudo da concorrência e, principalmente, estudo do comportamento de seu público alvo.

Se você ainda não tem noção  nenhuma sobre as técnicas mencionadas acima, essa é a sua primeira tarefa!

Utilize a internet como aliada e pesquise sobre o seu ramo de negócios para saber o que está rolando no mercado nacional e estrangeiro. Pense sempre que é assim que um trabalho criativo nasce: à partir de inspiração e conhecimento!

Vou precisar de muito dinheiro para investir no marketing para pizzaria?

marketing para pizzaria icone 2Ao contrário do que muitos gestores pensam, começar uma estratégia de marketing para pizzaria pode ser mais barato – e mais rentável – do que parece. Algumas ferramentas podem ser utilizadas gratuitamente e são extremamente eficazes para o ambiente de pizzaria. Mas também existem as opções pagas, que costumam dar um resultado tão rápido, que não podem ser vistas como um gasto. Tudo depende do seu momento e da evolução do seu negócio.

Abaixo, confira algumas formas de colocar seu planejamento em prática:

Marketing para pizzaria nas Redes Sociais

Em um mundo totalmente voltado à tecnologia, é pecado ficar fora das Redes Sociais. São muitas opções para escolher: você pode utilizar o Facebook ou Twitter (que tem uma imensa base de usuários), pode utilizar o Instagram (saiba como ficar famoso no Instagram lendo nosso artigo) ou diversas outras redes disponíveis no mercado.

Para escolher as redes, avalie o tipo de ferramenta que se adéqua melhor ao seu público, mergulhe fundo em materiais de Marketing de Conteúdo para bolar sua estratégia e capriche na elaboração de um material relevante para o seu público alvo.

Você já conhece as técnicas de SEO? Elas podem ser a chave do seu marketing para pizzaria!

Confira algumas dicas de postagem que você pode utilizar nas redes mencionadas acima:

  • Fotografias caprichadas e profissionais de suas pizzas podem abrir o apetite do usuário de forma mágica, não abra mão delas;
  • Escrever descrições detalhadas dos ingredientes e processos utilizados para o preparo de sua pizza em suas postagens também faz a diferença. Na dúvida, pense da seguinte forma: o que vende mais, dizer que a pizza leva mozarela, tomate e orégano ou dizer que ela leva mozarela da melhor qualidade, tomates frescos e um orégano especial de um local distante? A segunda opção certamente chamará mais a atenção dos usuários;
  • Utilize suas redes para fazer promoções e estimular compartilhamentos, comentários e curtidas! É através desses estímulos que você aumenta o seu número de visitantes e, principalmente, seus clientes em potencial;
  • Mantenha suas páginas atualizadas, afinal, você não quer que o seu cliente chegue faminto à sua pizzaria e descubra que aquela pizza maravilhosa que você havia divulgado no Facebook por um precinho camarada não está mais em promoção, não é?;
  • Fique ligado nas tendências estrangeiras para redes sociais. Você sabia que, na Austrália, já existem pizzarias que aceitam pedidos online via Facebook?

Depois disso, é só usar a sua criatividade e elaborar novas estratégias para vender mais e melhor. Você pode aproveitar datas comemorativas, divulgar programas de fidelidade e muito mais! O sucesso de seu marketing para pizzaria depende inteiramente de sua dedicação.

Invista no que vale à pena!

Até o momento, falamos apenas de estratégias gratuitas. Nos tópicos a seguir, falaremos de ferramentas que exigem algum investimento, mas podem ser decisivas para o sucesso ou fracasso do seu negócio. Entenda um pouco mais sobre como otimizar seu site para vender on line e atingir a nova fatia do mercado que não para de crescer.

Cardápio digital em seu site

Ter um site de qualidade não é exatamente proporcional a ter um site bonito e cheio de informações sobre seu estabelecimento. Além de dados como a história de sua pizzaria, horários de funcionamento, fotos do ambiente e opções de pagamento, você deve oferecer ao seu cliente uma experiência diferenciada.

Se você trabalha com atendimento delivery, por exemplo, já pensou em oferecer ao cliente uma nova forma de consumo através de seu site? Essa é uma prática da pizzaria “O Clã da Pizza“, sucesso de vendas em Rio Claro. Confira:

marketing para pizzaria - cardápio digital

Imagem do cardápio digital da pizzaria “O Clã da Pizza“, que disponibiliza a possibilidade de venda online através de seu site.

É através de um aplicativo personalizado totalmente integrado a um sistema para pizzaria que O Clã alavanca suas vendas, estimulando a compra de seu cliente não apenas por telefone, mas através de computadores, celulares e tablets – aparelhos que não saem mais da mão do brasileiro.

Além de inovador, esse é um recurso que confere requinte ao seu negócio, proporcionando ao cliente muito conforto e autonomia.

Segundo Roberto Batista, gestor da pizzaria “O Clã da Pizza”, o segredo para o aumento de suas vendas é trabalhar o marketing para estimular o uso do aplicativo digital. A opção “PEDIR ON-LINE” está em destaque em seu site e, em todas as redes sociais, há estimulo para compra através desse recurso. Bacana, né?

Ah, e se tiver alguma dúvida sobre marketing para pizzaria, não deixe de interagir conosco nos comentários, viu?!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *