Marketing mobile: ilustração de diversas mãos segurando celulares com cada tela mostrando um App

Segundo dados do IBGE, 69% dos brasileiros já têm acesso à internet no celular. O aparelho móvel com acesso à rede, que se tornou item de primeira importância para a maioria das pessoas, é um dos responsáveis pelo surgimento e pelo crescimento do Marketing Mobile.

Se você tem um restaurante ou um delivery e quer se diferenciar da concorrência e atrair mais clientes, mas não tem uma estratégia de marketing voltada para os dispositivos móveis, está perdendo dinheiro.

Para te ajudar a entender a importância de investir em Marketing Mobile, nós escrevemos este artigo. Continue a leitura e descubra como essa modalidade do marketing pode fazer você vender e lucrar muito mais.

O que é Marketing Mobile

É provável que este texto não seja o seu primeiro contato com os termos Marketing Mobile e M-Marketing. Mas, você sabe exatamente o que está por trás deles?

O Marketing Mobile surgiu no início dos anos 2000, quando os celulares passaram a ter destaque na rotina das pessoas. Com a expansão do uso de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis, e do acesso à internet por eles, esses aparelhos se transformaram em uma plataforma múltipla e abrangente. E usá-los como meio para ações de marketing se tornou bem promissor.

De maneira simplificada, podemos definir o M-Marketing como um conjunto de estratégias, ferramentas e ações que empresas de qualquer segmento podem usar para se comunicar com cliente pelo celular e outros dispositivos móveis.

Por essas plataformas é possível divulgar informações, produtos, serviços e promoções, além de estabelecer um relacionamento mais próximo com o consumidor.

Porque fazer Marketing Mobile

Segundo informações na página do Jornal Hoje, o brasileiro passa mais de 5 horas por dia na internet. Dessas, mais da metade, 3 horas e meia, são em acessos à rede feitos por celulares e outros dispositivos móveis, como os tablets.

Outro levantamento mostra que, em média, nós tocamos nossos smartphones por 2.617 vezes diariamente. Isso soma cerca de 2 horas e 25 minutos por dia.

Diante desses dados, não é difícil perceber o quanto ações de marketing feitas pelo celular e aparelhos mobile podem ser eficientes. Afinal, é lá que os clientes e potenciais consumidores estão.

Considerando essas informações, o Marketing Mobile usa as características e funcionalidades dos dispositivos móveis para interagir e influenciar pessoas. Por isso, as estratégias dessa modalidade do marketing são perfeitas para nutrir o relacionamento entre sua empresa e o consumidor.

As vantagens de investir em Mobile Marketing

Como você pôde notar até aqui, os números sobre o uso de dispositivos e internet móvel já são bastante impressionantes. E a tendência é que eles cresçam. A quantidade de usuários de smartphones, por exemplo, tem aumentado ano após anos.

A gente selecionou três das vantagens que seu restaurante terá investindo no marketing via mobile:

A comunicação via aparelhos móveis é mais rápida

Se você busca uma forma ágil e eficiente de falar com seu cliente, o Marketing Mobile é a melhor opção.

Com a alta frequência em que as pessoas checam seus smartphones, as chances de uma promoção ou desconto divulgado via SMS ou mensagem no WhatsApp ser visto, por exemplo, é muito maior do que a de leitura de de um e-mail marketing.

A eficiência na entrega e a facilidade de interação ajudam as ações de M-Marketing trazerem resultados.

As compras via mobile estão aumentando

Com o crescente número de usuários dos dispositivos móveis, tem aumentado também as taxas de compras realizadas por esses aparelhos.

Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), a cada ano o número de compras via Apps de pedido de comida cresce 1 bilhão. Esse é um número muito relevante para ser ignorado pelo seu restaurante ou delivery.

E se você não está investindo nessa e em outras formas de Marketing Mobile, com certeza está perdendo dinheiro.

O uso de APPs é cada vez mais popular

O alto faturamento conseguido pelas vendas via aplicativos de pedir de comida está ligado a outra característica que garante vantagens para quem investe em Marketing Mobile: o crescente número de usuários de Apps.

Especialmente os Apps de redes sociais, como o Facebook e o Instagram, e os de conversa, como o WhatsApp, caíram no gosto das pessoas e podem ser usados pelo seu restaurante para se manter presente no dia a dia do cliente.

O Marketing Mobile e o WhatApp Marketing

Como você já deve ter entendido até aqui, o Marketing Mobile é aquele que usa dispositivos móveis e seus recursos para realizar ações de marketing. E como mostramos, essa forma de se comunicar e se relacionar com seus clientes pode trazer muitos benefícios para o seu restaurante ou delivery.

Uma das ferramentas mais poderosas do marketing feito via dispositivos mobile é o uso dos Apps. E como aplicativo de conversa mais popular do mundo, o WhatsApp não pode deixar de ser explorado.

O WhatsApp Marketing, que é o conjunto de estratégias e ações de marketing realizadas por esse App pode transformar completamente o modo como você se relaciona com seus clientes. O valor e a proximidade da comunicação feita pelo WhatsApp ajuda você a conquistar e fidelizar o consumidor e, assim, vender muito mais.

E então, você já faz Marketing Mobile aí, no seu delivery ou restaurante? Deixe um comentário com sua experiência usando as redes sociais e os canais de venda online.