sistema para restaurante

Há muitas opções de sistemas para restaurantes no mercado e escolhe-las de forma correta não é tarefa fácil. Para ajuda-lo, elencamos os melhores recursos que um bom sistema para restaurante deve ter, e também separamos algumas armadilhas preparadas pelo mercado que podem te levar a uma má contratação. Confira e faça a escolha certa!

Recursos de um bom sistema para restaurante

A maioria dos gestores de restaurante acreditam precisar de sistema simples – um caixinha, por exemplo – para otimizar sua operação. Então, ao contratar esse tipo de sistema, percebem que continuam tendo os problemas de sempre: atraso na entrega, erros de anotação na comanda, fraude e mais.

Para ajudá-los a fazer uma escolha inteligente, sem arrependimentos após a compra, reunimos alguns recursos essenciais que, se integrados, farão total diferença em sua operação. Confira abaixo e saiba o que um bom sistema para restaurante deve ter.

Cardápio Digital

Se você quer atingir a fatia do mercado que mais cresce no país, procure por um sistema para restaurante que ofereça a inovação de um cardápio digital integrado.

Através de um cardápio digital para restaurante, você permite que seu cliente faça pedidos através do próprio smartphone – dispensa o investimento em tablets, suportes para tablets, etc -, garantindo que ele tenha autonomia para pedir sozinho, sem ter que esperar o garçom.

Além de poder realizar o autoatendimento dentro do restaurante, o cardápio digital também oferece outra vantagem imperdível: através dele, é possível alavancar as vendas on line, afinal, o cliente tem a possibilidade de fazer seus pedidos no de bermuda e chinelo, no conforto do próprio lar.

Mais vantagens do cardápio digital

  • Disponibiliza traduções em inglês, espanhol e português automaticamente, de acordo com o idioma ativo no dispositivo do cliente;
  • É 100% integrado à retaguarda, garantindo o controle de estoque e impressão automática na cozinha ou bar;
  • É compatível com Android e IOS;
  • Através dos dados coletados pelo cardápio digital, é possível trabalhar ações de marketing que farão a diferença em seu pós-venda.

Comanda Eletrônica

A versão descolada da comanda de papel é um dos principais recursos de um sistema para restaurante moderno. É através da praticidade da comanda eletrônica que o garçom retira o pedido através de aparelhos como smartphones ou tablets, sem aquela correria para o terminal.

Recomendada para pequenos, médios e grandes restaurantes, a comanda eletrônica agiliza processos de forma única e combate os erros ou fraudes tão comuns no ambiente no ramo de bares e restaurantes. Além disso, a comanda eletrônica pode aumentar consideravelmente os ganhos de seu estabelecimento.

Razões para adotar a comanda eletrônica:

  • Impressão sem fio e automática nas impressoras de produção ou telas;
  • A possibilidade de permitir, transferir produtos para outras mesas, corrigir pedidos e reabrir ou fechar contas;
  • Facilidade de integração com diversas balanças, otimizando os processos de um restaurante por quilo;
  • A oportunidade de realizar o pré-cadastro do cliente, recurso útil para baladas e bares;
  • Através da comanda eletrônica é possível controlar as comandas em aberto, detectando clientes que saírem sem pagar, pessoas que estão aguardando a conta e setores sem pedidos;
  • A permissão do isolamento de pedidos por setores da mesa ou nome do cliente, imprimindo e emitindo cupons fiscais separadamente;
  • Relatórios específicos para ela, que fornecem dados como: quantidade de clientes atendidos, vendas por hora, comissão, repique por atendente, descontos e até cancelamentos efetuados.

Gestão de Restaurante

É possível controlar o fluxo de caixa de um restaurante de forma manual, mas não é exatamente viável, não é? Nós sabemos que controlar o fluxo de caixa de um restaurante com perfeição exige bastante tempo e dedicação e isso não algo simples para um gestor que cuida de todos os processos do restaurante.

Uma boa ferramenta de gestão para restaurante integrada à retaguarda e frente de caixa pode ser uma mão na roda quando o assunto é controle de custos e receitas, análise de desempenho e oportunidades, tomada de decisão e controle de recebíveis.

Ao escolher o seu sistema, certifique-se de que todas essas possibilidades estão disponíveis e estão integradas aos seu cardápio digital e comanda eletrônica, afinal, de que adianta ter diversos recursos excelentes se eles não estão integrados?

Saiba mais sobre “Fluxo de Caixa em Sistemas para Restaurantes“.

 Sistema Delivery

Pedir por telefone ainda é o método mais utilizado em um atendimento delivery, mas há algum tempo deixou de ser a melhor opção para o gestor e, principalmente, para o cliente.

Em tempos de tecnologia e smartphones, a tendência voltou-se aos aplicativos para restaurante como o “Pedir Comida“, por exemplo.

Conheça alguns benefícios do aplicativo para restaurante em um atendimento delivery:

  • Através das vendas on line, é possível armazenar os dados do cliente automaticamente e, depois será possível trabalhar com eles para desenvolver ações de marketing e fidelização;
  • Você não perde clientes devido às linhas congestionadas;
  • Com o aplicativo integrado a um sistema para restaurante, os pedidos feitos on line vão direto para a cozinha ou bar.

Além do aplicativo integrado, o sistema delivery oferece diversas outras vantagens que farão diferença no seu dia-a-dia. São elas:

  • Integração ao Google Maps – através desse recurso, é possível buscar pelo endereço dos clientes e, posteriormente, pelo mapa de entrega dele, com poucos cliques. Além disso, também é possível efetuar a marcação de locais de entrega direto no mapa.
  • Identificador de Chamadas – esse recurso é importante porque, além de trazer agilidade, permite que você atenda seu cliente de forma personalizada, logo no primeiro contato.
  • Painel de Entregas –  um sistema para restaurante robusto disponibiliza um painel de entrega que permite a você saber quais pedidos estão atrasados e quem são os entregadores responsáveis por eles em uma única tela.

Não trabalha com atendimento delivery, mas está pensando a respeito? Recomendamos que leia o artigo “4 razões para investir no atendimento delivery“.

armadilhas do sistema para restauranteArmadilhas ao contratar um sistema para restaurante

Pagar pouco, mas não ter o que precisa

Manter um restaurante não é fácil, afinal, é preciso bastante investimento para fazer o negócio girar. Por essa razão,   é comum que muitos gestores optem por um sistema mais simples e, portanto, mais barato. O problema é que muitos desses sistemas não solucionam de fato o problema do gestor e, mesmo aquele pequeno investimento, acaba indo pelo ralo.

Ao contratar o seu sistema, considere mais que o seu custo! Um bom sistema com recursos como cardápio digital, fluxo de caixa e comanda eletrônica todo integrado à sua frente de vendas e retaguarda, não será tão barato quanto o sistema simples que você gostaria de contratar para pagar menos, mas o retorno financeiro será muito melhor, por conta das vantagens que já mencionamos anteriormente.

O sistema para restaurante ideal permite que você tenha o negócio na sua mão, e não o contrário, por isso, vale a pena economizar para investir em uma solução de qualidade!

Não ser bem treinado/não contar com consultoria

Outra desvantagem em contratar um sistema mais barato ou até gratuito, é que você não tem o treinamento necessário para lidar com ele e, por isso, pode enfrentar algumas dificuldades durante a operação.

Um exemplo:

João é um garçom antigo da casa e está acostumado a lidar apenas com a comanda de papel convencional. Então, quando você diz que pretende implantar um sistema completamente novo, a reação do Seu João é totalmente previsível: ele fica APAVORADO.

Com o treinamento ideal, o medo de João seria neutralizado, afinal, ele teria toda a atenção necessária para aprender a manuseá-lo – ainda que seja muito simples – e, de quebra saberia que o novo recurso não chegou para tirar o seu trabalho.

Além disso, o treinamento e consultoria não são bons apenas para o João. Como gestor, você também se beneficia desse treinamento. Um exemplo disso é a ajuda que bons consultores costumam dar no cadastro de todos os itens de seu cardápio. Pense nisso!

Pagar mais por atualizações de módulo

Essa é outra armadilha comum no ramo de sistemas para restaurantes. Você contrata o que precisa por um valor reduzido, mas, em contrapartida, precisa pagar por qualquer atualização de módulo.

Não seria mais fácil contratar um sistema completo por um valor único e ter essas atualizações feitas gratuitamente e de forma automática?

Interface complexa

Esteja atento à interface do sistema que escolher. Um sistema com muitas funcionalidades, mas usabilidade complexa, pode tornar-se inútil no dia-a-dia. O ideal é que o usuário possa interagir com todos os recursos do sistema de forma intuitiva, mesmo que não tenha um conhecimento aprofundado de informática.

Marca forte, produto fraco

Essa é outra armadilha comum no mundo de sistema para restaurante. Há marcas consolidadas no mercado que conquistam por seu nome, mas, infelizmente, não estão por dentro das atualizações do mercado e, por isso, deixam a desejar.

Ao contratar, certifique-se de que o sistema é constantemente atualizado e está pronto para atender bem à todas as suas necessidades, independente de ter nome ou não.

E agora que você já conhece as dicas essenciais para escolher um bom sistema para restaurante, compartilhe conosco nos comentários: você já utilizou algum sistema de restaurante? Qual foi sua experiência?

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