franquia de restaurante capa
Para a maioria dos empresários, o primeiro passo para abrir um negócio no ramo alimentício é pesquisar sobre a franquia de restaurante. Porque sabem que todo empreendimento precisa de planejamento e um investimento inicial, é natural que os donos de restaurante vejam na franquia uma opção mais simples de empreender e gerir com eficiência. Então, para que você possa saber se isso é verdade ou não, trouxemos informações valiosas sobre isso. Confira a seguir e descubra se vale a pena investir!

Os prós e contras de uma franquia

franquia-de-restaurante-1O mercado de franquia de restaurante só tem aumentado nos últimos anos. Responsável por movimentar o setor e gerar mais renda para economia, a franquia de restaurante tem sido uma ótima aposta para empreender em tempos de crise.

As vantagens desse tipo de negócio são inúmeras e correspondem ao que dizem por aí. Segundo Antonio Militão, dono da La Mole de Ipanema, “Ter uma franquia de restaurante é ter uma marca conhecida no mercado, poder usufruir de descontos nos preços, prazos mais longos e pagamentos com condições especiais”.

No entanto, nem tudo são flores. Mesmo sendo um método de negócio interessante, abrir uma franquia de restaurante não é tão simples. Antonio Militão nos contou que manter todos os padrões exigidos pela marca, por exemplo, pode ser bem difícil. Ainda que algumas marcas incentivem a autonomia criativa – seja de ponto de venda, comunicação, eventos e parcerias – tudo isso sempre é passado pela cuidadosa supervisão da matriz.

Além disso, o valor para ter uma franquia inicial é alto, porque contempla a instalação, equipamentos e funcionários. 

Quero ter uma franquia de restaurante, por onde começo?

franquia-de-restaurante-3Planejamento é a palavra-chave para qualquer empreendedor, por isso, o ideal é que você coloque em um papel tudo o que deseja para seu estabelecimento e, em seguida, pense sobre a viabilidade dessas ideias.

Você já tem um local em mente para a sua franquia? Qual o ticket médio dos seus produtos? Qual o seu público alvo? Considere todas essas questões, anote suas respostas e depois, siga questionando da seguinte forma: 

  • Existe este tipo de serviço na região em que quero empreender?
  • O que ofereço é uma necessidade do consumidor?
  • Este ponto é  ideal para abrir uma franquia deste restaurante?
  • Meu público alvo está nesta região?


Tanto para o dono do restaurante, como para alguém que queria abrir uma franquia de um restaurante, o principal foco é sempre o consumidor final. Buscar qualidade nos serviços oferecidos, tecnologia para melhorar os procedimentos, um sistema de controle de restaurante integrado, funcionários bem treinados, comunicação eficiente e um marketing para restaurante de sucesso.

Esses são alguns dos pontos principais, que vão atingir o seu cliente e conquista-lo para que ele seja fiel no seu estabelecimento, independente dos concorrentes.

Mas e a crise?

ranquia-de-restaurante-4Muitos empresários ainda temem apostar na franquia de restaurante devido à crise econômica. Essa é uma preocupação genuína, mas, segundo o dono do La Mole “No momento de crise, temos que manter os restaurantes trabalhando em máxima qualidade. É importante caprichar nos processos administrativos para diminuir os custos, sem prejudicar a qualidade dos produtos servidos para nossos clientes.”

Se você ainda está na dúvida, lembre-se que o mercado da alimentação ainda é um dos que mais crescem, afinal, a população sente necessidade de se alimentar com qualidade e em um ambiente que lhe agrade. 

Lembre-se também que as franquias de restaurantes especializados como: comida japonesa, italiana, nordestina, mexicana, entre outras, vêm em crescimento rápido, logo, vale a pena continuar otimista!

Este é um ponto forte a ser explorado pelos donos de restaurantes que pretendem abrir ou fazer parte de uma franquia de restaurante.

Em quanto tempo começarei a ter lucro?

franquia-de-restaurante-2O faturamento das franquias depende do tipo de negócio que você vai investir, mas a média para ter o retorno investido é de 12 a 24 meses, depois, será possível um encontrar o ponto de equilíbrio e começar a ter um lucro.

Se o seu objetivo é fazer parte de alguma rede franquia de restaurante, ou abrir um restaurante com este sistema, o primeiro passo é sempre a pesquisa de mercado.

Investir em marcas que já fazem sucesso, e tem o nome conceituado no país é um bom caminho para ter um rápido retorno do investimento, afinal, o público alvo já conhece os produtos e consome naturalmente.

Converse com outros donos de franquias, pergunte o que acham deste modelo de negócio, faça pesquisa de campo com os consumidores e avalie se a tecnologia empregada no restaurante é eficiente e traz retornos. Assim, você terá mais segurança para investir em uma franquia de restaurante!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como empreender em uma franquia de restaurante, compartilhe nos comentários: em que tipo de restaurante você pretende investir e por que escolheu as franquias?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *