feiras gastronômicas

Na eComanda, adoramos ajudar os donos de restaurante, por isso, fomos buscar um reforço para seu negócio, trazendo informações sobre oportunidades sazonais. Confira o que descobrimos sobre feiras gastronômicas e planeje algo diferente para a próxima temporada de calor.

É uma tarde quente de dezembro. O sol está brilhante e o céu azul, sem nuvens. Ao longe, você escuta uma música gostosa e o ar é uma doce fumaça. As pessoas estão por todos os cantos e conversam excitadas. Então, você se dá conta: o que está rolando é uma  feira gastronômica.

De costelas à cervejas, abacaxi à frutos do mar, se é comestível, então é provável que haja uma feira gastronômica dedicada a esse ingrediente em algum lugar do mundo. Se você está procurando por um segundo fluxo de renda ou deseja que o seu restaurante ganhe popularidade em sua comunidade, é hora de entrar em circuito de festivais. A seguir, confira as respostas para quatro perguntas comuns quando o assunto são feiras gastronômicas.

1. Onde posso encontrar feiras gastronômicas?

feiras gastronomicas 1Uma das feiras gastronômicas mais populares do mundo é a espanhola “La Tomatina“. Embora tenha uma hora de duração que envolve uma confusa luta de tomate, muitos proprietários de restaurantes buscam espaços ao redor do evento para comemorar as colheitas servindo especialidades locais. Se em sua região houver um evento tão tradicional como esse, por que não checar os arredores e aproveitar a oportunidade para comemorar também?

Caso você não encontre nada específico para o seu tipo de restaurante, pense fora da caixa! Feiras de cerveja certamente precisarão de alimentos para vender e, outras feiras gastronômicas que diferem de seu produto principal podem estar interessadas em sua sobremesa ou assados.

Até mesmo eventos locais que não são especificamente relacionados com a comida podem querer suas maravilhas. Mantenha seus olhos e ouvidos abertos para as oportunidades e não tenha vergonha de perguntar se você pode vender a sua comida.

2. O que servir?

feiras gastronomicas 4Seu menu será decidido em grande parte pelo que o seu restaurante costuma servir e pelo festival que você atenderá. Ao criar seu menu, você deverá pensar sobre como você servirá a comida e sobre como as pessoas vão come-la.

É preciso considerar que a maioria dos clientes estará de pé ou sentado na grama, assim, oferecer “comida de mão” é fundamental. Spaghetti, por exemplo, provavelmente não é uma boa ideia, mas almôndegas em palito com molho de tomate funcionaria bem.

Também é importante considerar o que você pode cozinhar ou montar rapidamente. Pense em algo que pode ser feito com facilidade, para que os clientes não fiquem muito tempo na fila esperando sua refeição.

Lembre-se também que para servir as pessoas rapidamente você precisará de um sistema de restaurante que opere bem em 3g ou 4g, afinal, você não quer um sistema que ocupe muito espaço, mas precisa da automação para otimizar processos e agilizar as filas.

3. Como me destacar em feiras gastronômicas?

feiras gastronomicas 2Feiras gastronômicas são grandes e há espaço para todos, mesmo assim, é preciso considerar a concorrência. Se o festival que você está participando é ao ar livre, como um festival de rua, você pode ter que levar sua própria barraca e equipamentos – e isso é uma oportunidade perfeita para a sua marca.

Se você está pensando em participar de inúmeras feiras durante a temporada, que tal investir em uma tenda com seu logotipo, nome e, se possível, uma versão curta do que você vai estar vendendo? Isso pode ajudá-lo a ser visto de longe.

As mesmas regras servem para você que tem food truck. Certifique-se que o seu visual de seu carro será interessante e chamativo. Escolha uma cor que que se destaque em meio a outros caminhões e pinte alguns elementos do seu menu na lateral do truck. Isto tornará sua identificação mais fácil e dará às pessoas uma boa prévia do que você tem a oferecer.

Que tal saber como vender mais customizando carros para food truck?

Embora os dias de festa sejam longos e cheios de trabalho, é importante manter uma atitude positiva. Em feiras gastronômicas, os clientes estarão em um momento de diversão, por isso, é importante que seu comportamento siga a mesma “vibe”. Se você conseguir manter a energia em seu estande ou truck, as pessoas não se importarão tanto com as filas e, depois de se tornar conhecido pelo seu excelente serviço, filas rápidas, e boa comida, você vai melhorar seus lucros também.

4. Até que ponto devo planejar o futuro?

feiras gastronomicas 3Tenha em mente que, às vezes, você vai precisar de um planejamento feito com até um ano de antecedência para entrar em festivais. Mesmo assim, entre em contato com os organizadores do evento de qualquer forma, afinal, eles ainda podem estar aceitando fornecedores ou podem precisar de alguém para preencher um espaço vago.

Atender feiras gastronômicas pode ser uma grande oportunidade de tornar-se conhecido em sua comunidade, promover o seu restaurante para um novo público, e gerar uma renda adicional. Agora que você já leu algumas dicas sobre esse assunto, compartilhe conosco nos comentários: qual sua maior dificuldade ao empreender em uma feira gastronômica?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *