excelência no atendimento de restaurante

A excelência no atendimento de um restaurante é crucial para o sucesso do negócio. Um bom atendimento gera mais gorjetas, menos retrabalho, muitas indicações e nenhum prejuízo. Por isso, para de ajudar nessa missão, elencamos algumas dicas para aprimorar seu atendimento e levantamos alguns problemas comuns que geram insatisfação para o cliente. Confira o artigo a seguir e acompanhe as soluções que os sistemas para restaurantes podem oferecer para te ajudar a atingir a tal excelência no atendimento.

Como atingir a excelência no atendimento

Para atingir a excelência em seu atendimento, é preciso, primeiramente, ter empatia. Busque compreender os gostos de seus clientes e trate-os sempre como gostaria de ser tratado. Além disso, há algumas técnicas simples que podem te ajudar a tornar a relação restaurante x cliente mais agradável, por exemplo:

Proporcione autonomia

excelencia-no-atendimento-6Em tempos de smartphone e imediatismo, oferecer ao seu cliente a autonomia do autoatendimento pode ser um grande diferencial para o seu estabelecimento.

Através de um cardápio digital você permite que seu cliente dispense menos tempo durante a compra e ainda oferece a ele uma opção de escolha: comprar on line ou direto com o garçom.

É bem verdade que há clientes que preferem uma experiência mais humanizada de atendimento, mas, para a nova geração hi-tech que tem pressa, a opção do autoatendimento, sem dúvida, é um grande chamariz. Considere essa uma boa alternativa para atingir a excelência no atendimento e cativar o cliente,  proporcionando-lhe a comodidade e inovação.

Escolha bem seus atendentes

excelencia-no-atendimento-1Outro detalhe importantíssimo para elevar seu atendimento a um padrão de excelência é saber ouvir, por isso, antes de escolher o canal de atendimento mais adequado para você, escolha primeiro um atendente gentil, que transmita confiança e que, embora ágil, não tenha pressa em ouvir o problema do cliente.

Em momentos de crise, quando o cliente liga para fazer uma queixa, é importante ter jogo de cintura, por isso, seus funcionários devem ser maleáveis devem ter como premissa a máxima “o cliente tem sempre razão”.

Apague os incêndios imediatamente

excelencia-no-atendimento-9Com a presença cada vez mais forte das pessoas nas redes sociais, é impossível não ver reclamações envolvendo produtos ou serviços na rede. Para que isso não aconteça com você – ou aconteça, mas seja resolvido rápido – esteja presente nessas redes e contenha o fogo antes que ele comece com a mesma gentileza e atenção dedicada às reclamações feitas pessoalmente ou por telefone.

A regra aqui é simples: não deixe o cliente sem resposta e responda rápido. Deixar a resposta de uma queixa para amanhã pode aumentar uma crise que, se solucionada no início, poderia ter sido rapidamente esquecida.

Trabalhe campanhas de fidelização

excelencia-no-atendimento-4Para alcançar a excelência no atendimento você precisa tratar bem os clientes que estão visitando o seu restaurante pela primeira vez, mas não pode esquecer daqueles que são antigos de casa e precisam ser mantidos. Tenha em mente que clientes fiéis fazem indicações aos amigos e, através dessas indicações, você pode aumentar consideravelmente sua clientela!

Algumas dicas de fidelização

  • Pesquisa de satisfação: não é porque ninguém reclama, que não há o que melhorar em seu estabelecimento. Muitos clientes simplesmente não expressam sua opinião, portanto, pergunte a eles sobre como se sentem com relação ao seu produto e seu atendimento. O ato de perguntar, por si só, já é uma medida que indica excelência em serviços;
  • Criação de promoções: essa é uma ótima maneira de garantir que seus clientes retornem. Garanta que as visitas serão recompensadas com uma cortesia da casa, por exemplo. O seu cliente ficará bem feliz e você, certamente receberá mais visitas.
  • Conheça seu cliente: esse é, talvez, o ponto mais importante da fidelização e da excelência em um atendimento. Sem conhecer o seu cliente, como você saberá do que ele gosta ou não gosta? Nesse caso, um CRM (Customer Relationship Manager que em português significa Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente) integrado a um sistema para restaurante de qualidade pode te ajudar bastante.

Acesse o artigo “Como fidelizar clientes com um CRM para restaurantes” e saiba mais!

Problemas x Soluções: como um sistema para restaurante pode te ajudar

Agora que você já conhece algumas técnicas conquistar a excelência no atendimento de seu restaurante, separamos alguns problemas comuns na rotina dos estabelecimentos e destacamos algumas soluções que os sistemas podem te oferecer. Confira abaixo e reduza suas dificuldades e preocupações voltadas à qualidade no atendimento.

Problema: Atraso na entrega

Seu cliente passou o dia sem se alimentar e, ao chegar em casa, corre para o telefone e liga para a sua pizzaria. Sua previsão de entrega é de meia hora, mas uma hora e meia depois, o cliente faminto liga para dizer que ainda não recebeu seu pedido. O que fazer?

Solução: Marcar entregador

Através de um software para restaurante de boa qualidade é possível atribuir um número de pedido a determinado entregador. Desta maneira, se houver atraso na entrega, você saberá quem está em posse do pedido e há quanto tempo esse entregador deixou o estabelecimento através de dados do sistema, podendo informar ao cliente o que ocorreu e, posteriormente, instruindo o entregador para evitar novos atrasos. Além disso, um bom sistema também mostra se o pedido está em atraso, e aponta se ele foi ou não entregue. Veja um exemplo à sua direita.

Problema: o pedido chegou frio

Seu estabelecimento está lotado e caótico quando chega um cliente bem exigente. O garçom faz a anotação do pedido do cliente em uma comanda de papel e deveria levá-lo à cozinha, mas, por conta do excesso de pessoas no restaurante, termina por tirar outros pedidos antes de levar a comanda. Por conta disso, o cliente que havia feito o pedido há mais de 1 hora recebe a comida fria depois de muita espera. Como lidar?

Solução: comanda eletrônica

Neste caso, a comanda eletrônica pode ser uma grande aliada se o seu objetivo for atingir a excelência no atendimento do seu estabelecimento. Através dela, o pedido teria sido anotado eletronicamente pelo garçom e seria impresso na cozinha na mesma hora, evitando a falha humana ou quaisquer erros de anotação.

Problema: o cliente fiel nunca mais voltou

Você tem um cliente de longa data que costumava visitar seu estabelecimento com frequência. No entanto, nos últimos meses ele não tem aparecido e você se pergunta que tipo de erro pode ter cometido para que isso tenha acontecido. O que fazer para atingir a excelência no atendimento e recuperar o cliente neste caso?

Solução: ações de fidelização

Nesse caso, a automação pode te ajudar fornecendo relatórios com os hábitos de consumo do cliente, além de dados pessoais como data de aniversário e e-mail – importante se você quiser retomar contato oferecendo uma cortesia, por exemplo. Ações de fidelização são extremamente importantes para evitar que esses clientes se afaste e que novos clientes tornem-se clientes fieis.

Problema: o cliente esqueceu o cartão

Um cliente vai ao seu restaurante, consome e ao final da refeição, percebe que esqueceu o cartão e não poderá pagar. O que fazer nesse caso? Brigar ou pedir para que ele lave a louça?

Solução: venda fiada

Uma solução que gera menos estresse para você e para o cliente que passa pelo constrangimento de esquecer o cartão é contar com o suporte de uma ferramenta de automação para fazer a venda fiada. Nesse caso, você terá o registro do valor devido, além dos dados do cliente, evitando um comportamento de desconfiança devido à impossibilidade de cobrança. Porque gerenciar bem uma crise também faz parte do processo para atingir a excelência no atendimento, essa também pode ser uma boa solução, não?

Problema: cada um quer pagar sua conta

Diversos executivos optam por fazer uma reunião em um restaurante à la carte e, ao final da refeição, decidem que cada um irá pagar sua própria conta. O restaurante está cheio e fazer a divisão das contas na comanda de papel vai levar um tempo considerável. O que você faz?

Solução: pagamento por cliente

Com o auxílio de um programa para restaurante, o garçom pode registrar cada pedido por nome. Assim, ao final da refeição, no fechamento da conta, será possível saber exatamente o que cada um pediu e qual será o valor da conta para cada cliente. O processo será rápido e os outros clientes – que aguardam ansiosos para fazer seu pedido – não precisarão esperar tanto.

Viu como a tecnologia pode te ajudar na missão “excelência em atendimento“? Agora que você conhece nossas dicas para ajudar você a atingir esse objetivo e solucionar alguns problemas que podem gerar crise com o cliente de seu restaurante, compartilhe conosco nos comentários: qual é a sua maior dificuldade e maior trunfo com relação ao atendimento ao cliente? Compartilhe também suas dúvidas, sugestões e críticas, afinal, também queremos oferecer à você o melhor atendimento!

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