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Você tem um recurso inexplorado que tem o poder de fazer seu estabelecimento decolar ou falir: a sua equipe de restaurante. Na linha de frente, lidando com os clientes, com a cozinha, protocolos e processos, é ela quem poderá te dar insights extremamente valiosos para o sucesso do seu negócio.

A seguir, listamos seis perguntas que você precisa fazer à sua equipe de restaurante para ter sucesso. Confira!

1. O que o faz sair da cama pela manhã?

Entender o que motiva seus funcionários é um caminho direto para o sucesso deles – e para o seu também. Talvez você esteja gastando dinheiro em reuniões mensais luxuosas ou em uma refeição grátis após cada expediente, mas tudo o que eles querem realmente é flexibilidade de horário.

Ao conhecer os fatores de motivação de cada funcionário, você tem a possibilidade de melhorar seu desempenho, fazendo com que todas as horas pagas pelo trabalho sejam revertidas em melhores resultados para você.

Seu insight: O trabalho de um funcionário custa caro, por isso, você deve saber motivar a equipe de restaurante para melhorar a produtividade de forma econômica.

2. Que habilidades você espera aprender aqui?

Contratar é caro, e servir pode parecer um trabalho para quem está sem saída. Mesmo assim, você pode reter pessoal e incentivá-los a desenvolver novas habilidades. Quando os membros da equipe de restaurante recebem oportunidades de crescer e assumir novas responsabilidades, eles são muito mais propensos a permanecem na empresa e tornam-se jogadores valiosos em seu negócio.

Seu novo funcionário pode parecer um pouco cru, mas uma vez que você que você diz a ele que o plano de carreira a longo prazo é gerir um restaurante de cinco estrelas, você pode direcioná-lo a um caminho de melhorias que o tornarão muito melhor. Fique atento!

Seu insight: A sua equipe de restaurante dos sonhos pode já estar trabalhando para você: a aprendizagem dirigida irá aumentar o potencial do seu pessoal e melhorar a qualidade de seu trabalho.

3. Como os clientes se sentem quando terminam a refeição?

O que você faria se tivesse uma maneira de descobrir exatamente como os clientes se sentem sobre o seu restaurante: desde a qualidade dos guardanapos até a qualidade do atendimento?

Se você acha que não tem essa informação, saiba que você está errado! Seus funcionários são a porta de entrada para a cabeça dos clientes. Peça à sua equipe que acompanhe o check-out de cada cliente após a visita. Depois, instrua-os a perguntar como foi a noite, se os clientes gostaria de deixar um feedback para o restaurante e se há algum ponto da experiência a destacar.

Com base nesta declaração, você pode trabalhar em diversos planos de ação para melhorar a qualidade do serviço que oferece em seu restaurante.

Seu insight: o feedback dos clientes é incrivelmente valioso, mas é provável que não seja ouvido pela administração. Incentivar o pessoal a pesquisar comentários dá ao seu cliente uma voz e proporciona a visão que você precisa para fazer mudanças eficazes para o seu negócio.

4. Existe algo no menu que cause lhe causa desconforto?

Apesar de todo o seu talento, há a possibilidade de algum item de seu menu não agradar tanto assim. Você já se perguntou se existe algum prato que que sua equipe de restaurante não se sente orgulhosa em servir, porque os clientes resmungam continuamente sobre isso?

Não assuma que você já sabe de tudo. Seus relatórios de vendas podem indicar que a pizza Margherita é o seu prato mais popular, porque é um clássico de vendas, mas talvez o seu aperitivo de azeitonas quentes agrade ainda mais os clientes – o que é bom saber se você estava pensando em cortar despesas começando justamente pelas azeitonas.

Seu insight: Olhar para as coisas a partir da perspectiva do cliente irá ajudá-lo a tomar decisões mais sólidas para que você possa maximizar o seu menu e servir melhor os seus convidados.

5 – O que poderíamos fazer para tornar sua jornada de trabalho mais leve?


Na maioria das vezes, devido ao excesso de trabalho, os gestores não estão conscientes da parte mais estressante do trabalho de sua equipe de restaurante. São as pessoas que vivenciam os processos no dia a dia as mais propensas a ver as falhas ou erros, então, por que não ouvi-los?

Se você oferece um serviço de brunch e tem todas as bebida no bar, mas a cafeteira está na cozinha, por exemplo, isso pode não parecer grande coisa para você, mas pode significar uma grande perda de tempo para o funcionário que precisa correr até lá para pegar mais uma rodada de café.

Movendo a estação de café para o bar, eles poderiam acelerar o  serviço e aumentar o giro das mesas. Viu como é simples resolver um problema com uma simples pergunta?

Seu insight: Olhar para os pequenos detalhes que estão criando inconvenientes ou perda de tempo desnecessária resulta em um serviço aprimorado e uma equipe de restaurante muito mais saudável.

6. Em comparação ao seu emprego anterior, como você nos vê?

Funcionários de restaurante que já tiveram experiências podem oferecer ótimas sugestões para a implementação de processos, atividades sociais, incentivos e bônus, mas muitas vezes nem sequer são questionados. Esta é uma ótima maneira de fazer mudanças positivas dentro do seu restaurante sem realmente ter que experimentar ou assumir um risco, então, por que não fazer essa pergunta à sua equipe de restaurante?

Seu insight: Um vislumbre de como outros restaurantes estão lidando com as coisas pode fazer maravilhas pela sua gestão.

Agora que você já sabe como a comunicação com a sua equipe é essencial para a captação de insights e feedbacks, é só soltar o verbo. Fazer as perguntas certas traz detalhes impactantes e proporcionam a você a possibilidade de fazer mudanças duradouras para uma experiência mais feliz e uma equipe de restaurante mais ágil.

Gostou desse artigo? Você pode interagir conosco nos comentários! Deixe suas dicas para uma comunicação eficaz com a equipe e colabore com outros gestores.

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