É normal que, pra melhorar a gestão da sua empresa e conseguir lucrar mais, você busque soluções como os softwares de automação. E nesta procura, um sistema para lanchonete grátis pode parecer uma ótima alternativa.

No entanto, apesar da vantagem da gratuidade, programas de gestão automatizada não-pagos têm algumas limitações que podem acabar prejudicando o negócio.

Se você está em dúvida entre usar um sistema grátis ou um contratado, neste artigo reunimos informações que ajudam nesta decisão. Confira!

O que são sistemas grátis para lanchonete

Assim como as opções pagas, os sistemas para lanchonete grátis são softwares capazes de automatizar diversas atividades no seu estabelecimento, do atendimento à gestão de estoque, passando por controles financeiros e serviços de delivery.

Ilustração de um computador, um tablet e um celular mostrando a tela de um sistema de automação

A quantidade e os tipos de recursos oferecidos por um sistema grátis variam de acordo com a empresa que o desenvolve. Mas o que costuma caracterizar esses softwares são certas limitações, que podem estar na não-liberação dos recursos mais avançados ou na pré-determinação do número máximo de pedidos que a versão grátis é capaz de atender.

Então, embora não ter de fazer nenhum pagamento pareça um grande benefício, optar por usar um sistema grátis pode, na verdade, trazer muitos problemas e prejuízos para sua lanchonete.

3 desvantagens de usar um sistema para lanchonete grátis

Talvez seu olho brilhe ao encontrar um sistema para lanchonete grátis, mas antes de bater o martelo e fazer o download, é preciso considerar as desvantagens desse tipo de versão. Conheça algumas delas:

1. Menos recursos

De forma geral, os sistemas para lanchonete grátis dispõem de menos recursos do que as versões pagas. É comum as empresas que disponibilizam softwares de automação gratuitos oferecerem essas opções como versão de entrada, que deve ser otimizada pelo upgrade: a compra das funções pagas.

Assim, você pode escolher baixar um sistema de gestão grátis para o seu estabelecimento e descobrir que, para usufruir de todas as soluções do sistema, precisará, também das funções do pacote pago.

2. Limite na quantidade de pedidos

Há no mercado opções de sistemas grátis para lanchonetes que entregam nesta versão todos os recursos da sua solução. No entanto, é comum que, nesses casos, a limitação esteja no número de pedidos que esses softwares podem atender.

Antes de optar por um sistema desses, é importante lembrar que, mesmo que sua média de clientes esteja dentro da quantidade suportada pela versão grátis, qualquer momento em que seu negócio tenha um movimento maior, seja por uma sazonalidade ou uma promoção, você terá problemas.

Com essa limitação você pode, simplesmente, ficar na mão exatamente no momento em que mais precisar.

3. Ninguém com quem falar quando problemas técnicos acontecem

Quando você contrata um bom sistema para lanchonete, pode contar com o suporte técnico, que fica à sua disposição para tirar dúvidas e ajudar a resolver problemas com o software.

Ao optar por usar um sistema grátis, você abre mão de ter profissionais especializados trabalhando focados no seu atendimento e na resolução de qualquer contratempo causado pelo uso do software. Isso pode ser uma grande dor de cabeça!

5 benefícios de contratar um sistema para lanchonete

Como mostramos até aqui, apesar da gratuidade, um sistema para lanchonete grátis tem limitações que podem trazer riscos para o seu negócio.

Em contrapartida, um bom e completo sistema de gestão para lanchonete pago oferece benefícios que garantem ótima relação custo-benefício.

1. Usar recursos avançados para a gestão do seu negócio

Contratando um sistema para lanchonete, você passa a ter acesso a todos os recursos que o seu estabelecimento precisa para que sua operação seja otimizada, sem limitações.

No mercado, há diferentes opção de configuração de softwares para lanchonetes. Se você escolher um vendido em módulos, por exemplo, poderá optar pelos recursos indispensáveis para o seu negócio, sem apertar demais seu orçamento, nem abrir mão das inovações.

2. Nenhuma limitação quanto ao número de pedidos

Já imaginou a dor de cabeça de ter de controlar o número de clientes, por medo de ultrapassar a limitação de um sistema grátis? Ou, pior, o caos que pode virar sua operação se, de repente, seu sistema parar por ter alcançado a quantidade imposta?

Problemas de atendimento seriam apenas a ponta do iceberg numa situação como essa.

Imagem de fundo vermelho, sob o qual está escrito sem limites

Com um sistema pago, você não corre esse risco e pode investir sem medo no crescimento do seu negócio, sem temer que seu software de automação não dê suporte ao seu sucesso.

3. Acesso a todas as atualizações do sistema

Ao contratar um sistema para lanchonete, você passa a ter acesso a todas as atualizações do software. As melhores empresas estão em constante trabalho de desenvolvimento, buscando sempre aperfeiçoar a solução oferecida a você.

4. Contar com suporte técnico profissional

Outro grande benefício garantido pela contratação de um bom sistema para lanchonete é ter à disposição uma equipe de profissionais especializados, prontos para ajudar sempre que você precisar.

Mesmo os sistemas mais fáceis de usar podem suscitar dúvidas sobre seu funcionamento e nesses momentos é muito importante saber com quem entrar em contato e ter certeza de que seu problema será resolvido.

5. Dispor de consultoria especializada

Além do suporte técnico, ao contratar o melhor sistema para lanchonetes, você pode contar com consultoria especializada. A consultoria mostra como tirar o melhor do software e ajuda a transformar a gestão do seu negócio, o que, de fato, fará sua lanchonete chegar ao verdadeiro sucesso.

E então, estava tentado a fazer o download de um sistema para lanchonete grátis? Agora, que você já sabe os pró e contras dessa escolha, e já viu que contratar um software pode garantir ótima relação custo-benefício, leia outros conteúdos do nosso blog para escolher as melhores soluções para o seu negócio!