abrir um food truck capa
A ideia de abrir um food truck está em alta e na moda, com boa parte das capitais e municípios maiores regulamentando a atuação desses comércios itinerantes. Mas é preciso lembrar: não é apenas uma moda. Comida de rua é algo existente nas grandes cidades há séculos, e o food truck é apenas uma nova roupagem para uma prática já tradicional.

Algumas dicas podem ajudar aqueles que decidiram investir nessa tendência, sempre lembrando que, como toda novidade, há vantagens e desvantagens de investir nisso. Sem preparo e uma boa organização, como ocorre com qualquer empreendimento, esse pode ser um movimento perigoso para você. Mas paremos com os negativos e vamos às orientações que farão de seu food truck um grande sucesso.

Cardápio é o foco

abrir-um-food-truck-6Food trucks são, à priori, todos muito parecidos: são espécies de “lanchonetes” que operam em um espaço reduzido e podem ser realocadas com facilidade, ao contrário de estabelecimentos que operam em imóveis alugados ou próprios.

Contudo, como ocorre na maioria dos restaurantes, o que faz com que seu food truck seja um sucesso ou uma roubada é o cardápio – ele tem não apenas que ser diferenciado, mas também precisa ser curto e sintético e vantajoso do ponto de vista de custos. Todo cardápio de food truck, idealmente, precisa seguir uma lógica:

  • Custo eficiente. Evitar componentes muito exóticos ou um número muito grande de insumos, reduzindo a necessidade de estoques e impedindo “encalhes”.
  • Equilíbrio. É preciso contar, em poucos itens, com um cardápio completo. Além disso, cada item precisa ser uma refeição, contendo um bom equilíbrio entre proteínas, carboidratos e gorduras.
  • Inovação. Mesmo que você se atenha ao tradicional, precisa criar diferenciações que tornem seu produto único.
  • Opções. Como a moda está em alta, é preciso oferecer opções para um público diversificado – veganos, vegetarianos, pessoas com intolerância a determinados alimentos, diabéticos, etc.
  • Comunicação. O cardápio precisa estar à mão e ao alcance dos olhos e ser autoexplicativo. Complicação demais afasta a clientela.Saiba mais sobre como criar um cardápio.

Projeto

abrir-um-food-truck-5Comprar ou arranjar um caminhão ou furgão não é o suficiente para abrir um food truck. Lembre-se de que você terá de incluir nele todos os equipamentos e a infraestrutura para operar uma mini cozinha. Por isso, antes mesmo de adquirir o caminhão em si, é preciso ter inventariado todos os equipamentos e itens que serão usados, medindo e calculando tudo para caber na hora de montar.

Se você precisa de muitos ajustes e reformas no caminhão, provavelmente é porque será mais fácil optar por outro veículo.

Compreenda e fale com seu público

abrir-um-food-truck-2Não adianta copiar ideias estrangeiras ou simplesmente tentar impor um ritmo e um estilo – o público é quem dirá se o seu food truck é bom ou ruim. É preciso, desse modo, compreender as necessidades e desejos desse público e estar sempre atento a mudanças em seu comportamento.

Isso não tem a ver apenas com a comida em si – os locais nos quais você irá atuar, a forma com que se comunica com a clientela, o nível de preços que pratica – tudo está associado ao perfil de público que você pretende atingir, e para acertar em cheio, você precisa manter contato constante com todos.

Legislação

abrir-um-food-truck-4Perca um bom tempo lendo e estudando a legislação e as particularidades legais dos municípios nos quais pretende atuar. Muitos food trucks atuam em mais de um município, mas não raro, aspectos legais podem variar completamente.

Talvez seu caminho esteja adequado para atuar em dois ou três municípios e completamente fora de padrão em um quarto. Verifique, cheque, pergunte e se informe junto ao Poder Público.

Atenção especial às exigências e legislação sanitária, se quiser evitar as visitas desagradáveis de fiscais e autuações.

Conhecimento de mercado

abrir-um-food-truck-3Não seja um aventureiro. Pesquise e estude esse mercado dentro e fora do Brasil antes de decidir abrir um food truck. O mercado de food trucks e alimentação de rua é um segmento em franca expansão no mundo inteiro, mas como todo setor da economia, possui particularidades e até mesmo armadilhas que pegam muitos empresários no pé de apoio.

Se você ainda não tem ideia de como a coisa funciona, mas pretende investir no ramo assim mesmo, talvez seja prudente contratar um consultor ou associar-se com pessoas que possuam experiência no segmento, evitando problemas e iniciando seu negócio com o pé direto.

Relacionamento

abrir-um-food-truck-3Mais do que em qualquer outro tipo de estabelecimento de alimentação, food trucks exigem bom relacionamento. Primeiramente, é preciso ter conhecimentos e contatos para viabilizar o caminhão: pessoas que informem sobre a legislação de food truck e requisitos nos municípios que você irá atuar, gente que conheça fabricantes e montadores de caminhões e também fornecedores dos alimentos e insumos que seu negócio irá utilizar.

Em segundo lugar, na maior parte do Brasil os food trucks tem atuado em locais específicos, supermercados e em eventos organizados por entidades que promovem a alimentação de rua. É preciso possuir contatos nessas entidades para viabilizar a atuação de seu food truck.

Finalmente, e talvez seja até dispensável dizer, é preciso um relacionamento impecável com o cliente: a maior parte da promoção em food trucks é feita na base do boca a boca.

Ao abrir um food truck, faça a coisa certa!

abrir-um-food-truck-1Uma dica essencial: tenha toda a documentação e não recorra a atalhos ao abrir um food truck. Sejamos francos: há muito “jeitinho” por aí, mas cedo ou tarde isso acaba dando problema. Não recorra a “esquemas” para conseguir sua documentação, faça tudo formalmente e com nota, mantenha a documentação do veículo em dia, bem como as licenças para atuação com alimentos.

Pior do que um comércio que nunca dá lucros é perder um comércio lucrativo simplesmente porque você dormiu no ponto em relação à documentação ou quis ser “esperto” em alguma parte do processo. Faça a coisa certa e tudo conforme o figurino – assim qualquer bom resultado que você consiga será inquestionável.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre com abrir um food truck sem fracassar logo de cara, compartilhe nos comentários: Por que você decidiu empreender neste ramo?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *