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Parece que vai ser uma noite longa: há uma fila porta afora, mas três mesas estão vazias dentro do restaurante. Você está exausto, e o garçom é novo e está entregando os pratos nas mesas erradas. O barman está atolado de pedidos e as pessoas ao redor do bar estão pedindo por mais bebidas. O que você faz?

Ao identificar fatores de stress comuns no dia a dia do seu restaurante e planejar-se para evitá-los, você terá mais confiança para enfrentar as loucuras com facilidade. Confira a seguir dicas de restaurante que o ajudarão a evitar problemas comuns do dia a dia do restaurante e relaxe!

Dica #1 – Contra a falta de mão de obra

dicas-de-restaurante-2Você pode achar que sabe em que ritmo o seu restaurante funciona melhor, mas adivinhar quantos funcionários serão necessários para manter esse ritmo em movimento durante a correria, ou se um segundo bartender deveria ser escalado para trabalhar às quintas-feiras é como brincar com fogo. Com um sistema de restaurante que facilite a análises do movimento dos dias anteriores, antecipando tendências de vendas. Fazer a escala da equipe com precisão e antecedência, considerando adequadamente os horários de pico pode ser bem interessante, não?

Dica #2 –  Conta a gestão de mesas deficiente

dicas-de-restaurante-3Ter mais pessoas à sua porta do que cabe em seu restaurante é um bom “problema” para se ter. Mas se o tempo de atendimento é ruim, o cliente está sentado em uma mesa suja, ou o cliente precisa esperar em pé enquanto há mesas claramente vazias é bem mais preocupante. Neste caso, nunca subestime o poder de uma hostess bem treinada e receptiva, ou de um aplicativo com lista de espera de qualidade. O status da mesa, gerenciamento da fila e um tempo de espera realista favorecerão a experiência de todos, tornando-a bem mais leve.

Dica # 3 – Conta reclamações e erros de pedidos

dicas-de-restaurante-1Anotar pedidos em comandas de papel aumenta o número de erros de qualquer restaurante. Quando os funcionários tem a tarefa de memorizar pedidos, ou estão a esmo rabiscando em uma comandinha, não há nada que os dê segurança ou evite as naturais falhas humanas. Elimine problemas desnecessários automatizando o processo de retirada de pedidos usando uma comanda eletrônica. Os pedidos podem ser enviados imediatamente para a cozinha ou bar assim que forem registradas pelo garçom, facilitando customizações de pedido e prejuízos devido aos erros.

O gerente perfeito é calmo, objetivo, tem foco na satisfação do cliente, e, além disso, é operacionalmente focado. Mesmo assim, é importante admitir que somos todos humanos e, portanto, propensos a erros e omissões, daí a importância de estar sempre vendo dicas de restaurante. Você não pode controlar o inevitável: pratos serão enviados de volta e a sua equipe pode perder o equilíbrio, o importante é você manter a calma e levar seu restaurante ao sucesso prevendo os problemas e buscando a redução do stress para aguardar cada turno com a confiança e otimismo.

Agora que você já leu dicas de restaurante que o ajudarão a evitar o stress, compartilhe nos comentários: que outros problemas você enfrenta em seu estabelecimento e o que faz para evitá-los?

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