dicas de atendimento ao cliente de pizzaria

O nível de atendimento, junto com a qualidade dos produtos e também o ambiente e a marca, são atributos essenciais para quem quer se dar bem em qualquer segmento do food service. O ramo de pizzarias não é diferente, e tem um agravante: a concorrência. Segundo algumas pesquisas de associações e entidades do segmento de restaurantes, apenas na Grande São Paulo, por exemplo, são mais de 5 mil pizzarias. Além disso, Alguns bairros contam com dezenas delas dividindo a mesma clientela. Abaixo, confira dicas de atendimento ao cliente e combata esse concorrência!

Dicas de Atendimento ao Cliente de Pizzaria

Um engano comum

ico-atendimento-cliente-1-engano-comumMuitos empresários e donos de pizzaria que atuam apenas no segmento de atendimento delivery subestimam o poder da excelência em serviços. A entrega, embora seja o ponto mais importante dentro do setor, é apenas parte do serviço que está sendo prestado.

Para se diferenciar em uma área tão concorrida uma das dicas de atendimento ao cliente que temos para você, é sobre a necessidade de criar estratégias para diversificar e também criar maior comodidade para o cliente: aliás, a comodidade é a chave do negócio para quem entrega pizzas. O grande público desse segmento é constituído de pessoas que querem uma boa refeição, sem sair de casa. Ignorando a importância dos padrões de serviço, você acaba tornando a experiência menos cômoda para seu cliente – que acabará “testando” outras pizzarias.

Mas onde diversificar?

ico-atendimento-cliente-2-onde-diversificarPensemos, antes de mais nada, no processo de atendimento padrão existente em pizzarias. Nesse caso, pense em um pequeno passo a passo:

1. O cliente entra em contato com a pizzaria.

2. Faz seu pedido, e é informado a respeito do valor a pagar e tempo de entrega.

3. Recebe a pizza em sua casa e efetua o pagamento.

Simples, não é mesmo? Mas o número de problemas e razões para insatisfação por parte de clientes pode ser surpreendente. O fato de poucos clientes de fato reclamarem não significa que seu serviço possui qualidade – apenas quer dizer que, antes mesmo de informá-lo sobre algum problema, seu público acaba optando por um concorrente.

Em cima desses três simples passos, comece investigando e detectando quais os possíveis problemas que podem ocorrer, ou razões para insatisfação por parte dos clientes, atuando em cada um desses pontos.

Confira algumas dicas de atendimento ao cliente que podem aprimorar os passos descritos acima!

Tempo de entrega

ico-atendimento-cliente-3-tempo-entregaMuitas vezes, atrasos ocorrem na entrega de pizza. Antes de mais nada, precisamos compreender que a previsão fornecida de tempo de entrega é um fator crucial do negócio. Se a previsão é de 30 minutos, 45 minutos passa a ser um prazo inaceitável. Tente estimar os tempos de entrega com razoável precisão e, embora pareça bom informar um tempo menor, para não “perder” o cliente, a prática pode na verdade ser um tiro pela culatra. Clientes estão dispostos a esperar mais por um produto de qualidade, mas quando você informa determinada previsão, passa a responder por ela.

Rotas

ico-atendimento-cliente-4-rotasRotas e planejamentos de entrega mal formulados também podem criar problemas. Motoqueiros que saem com pizzas demais correm o risco de entregar a última delas fria. É preciso criar normas para entregas: clientes mais distantes devem ter a pizza entregue diretamente, sem outras paradas, para evitar desconformidade no alimento.

Clientes mais próximos da pizzaria, também, sabem de sua localização, e acham estranho que pedidos demorem tanto. O problema é que muitas pizzarias entulham motoboys com pedidos, e ainda pedem que os mais distantes sejam entregues primeiro, para “facilitar”. Um grande erro. Clientes que moram ao lado da pizzaria jamais irão tolerar demoras, ainda mais se o produto chegar frio.

Rotas de entrega precisam ser otimizadas e tratadas com planejamento. Tempos medidos, melhores caminhos selecionados e passados aos motoqueiros e áreas de atendimento desenhadas conforme sua estrutura, e não opinião.

Pagamento

ico-atendimento-cliente-5-pagamentoHoje em dia é impossível trabalhar se não se oferece múltiplas opções de pagamento, em uma pizzaria ou qualquer outro negócio. Mas é preciso ir além: permitir pagamento web para pedidos online, padronizar sistemas, oferecer alternativas “in loco”, no caso de maquininhas fora de área ou em mau funcionamento.

Há poucos serviços assim ainda, por exemplo, mas permitindo ao cliente “agendar” entregas de pizza pela web, não apenas no mesmo dia, mas para o final de semana, semana seguinte, ou com a antecedência que ele desejar, além de resolver problemas de pagamento você também otimiza estoques.

Retirada no local

ico-atendimento-cliente-6-retirada-localEm muitas pizzarias de bairro, há clientes que preferem pedir e retirar a pizza no local. Esses clientes, muitas vezes, são verdadeiros “embaixadores” de sua marca. Ofereça uma boa experiência para eles: aperitivos ou bebidas enquanto esperam pela pizza, possibilidades de customização, TVs e canais de noticiário e também internet wireless, para que utilizem a web enquanto aguardam e, com sorte, deem uma elogiada no seu estabelecimento em redes sociais.

Cardápios

p style=”text-align: justify;”>ico-atendimento-cliente-7-cardapioServiço hoje em dia precisa possuir preço. Estamos em crise, e além de um bom atendimento, tudo tem de estar descrito para comodidade da clientela. Sempre mantenha, no website, cardápios, folhetos ou aplicativos, seus preços e informações atualizados. Além de evitar confusão, em muitos casos esse é um pequeno diferencial que fará o consumidor optar pela sua pizzaria, e não por outra qualquer que ele não sabe, olhando o cardápio, se cabe em seu bolso.

Treinamento

ico-atendimento-cliente-8-treinamentoFinalmente, a última das dicas de atendimento ao cliente que temos para você é: compreenda que lidar com clientes exige cordialidade, prontidão e conhecimento do negócio. Não se pode exigir que seus funcionários possuam esse nível de excelência se você não os treina.

Garanta que todos na pizzaria, de atendentes a motoqueiros, possuam conhecimento do cardápio, do processo e também saibam como tratar o cliente, mesmo em casos nos quais haja problemas.

Instrua-os a buscar sempre soluções de forma calma, direta e recorrendo a você ou ao gerente do estabelecimento em caso de dúvida.

Agora que você já conferiu algumas dicas de atendimento ao cliente de pizzaria, compartilhe conosco nos comentários as suas dicas. O que você faz para manter o cliente satisfeito?

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