Para quem vê de longe, abrir um bar pode parecer fácil, porém, manter a casa cheia e atrair novos clientes é uma missão que exige criatividade e boas ações de marketing. Um dos artifícios dos bares para atrair o público é trazer música ao vivo e, com essa atração, surgem as dúvidas sobre o couvert artístico. Isso é permitido por lei? Como negociar? Quais as vantagens? A seguir, vamos falar sobre isso e tirar todas as suas dúvidas:
Cobrar pelo couvert artístico é legal?
Antes de solucionar esse mistério, não custa relembrar: couvert artístico nada mais é que a cobrança feita pelo bar quando uma apresentação é oferecida durante o consumo. Quanto a legalidade da cobrança, podemos dizer que sim, essa é uma prática legal.
Segundo o projeto de Lei 2094/2007 aprovado na câmera, o músico contratado pelo bar pode ser remunerado de duas formas: ou cobra um cachê fixo, ou recebe o repasse do valor do couvert artístico, que precisa ser informado inclusive no cardápio.
Henrique Domingues, 29 anos, sócio do bar Echoes que fica em Borda da Mata/MG, nos falou sobre como isso funciona na prática: “A maioria das bandas optam fechar o show com cachê fechado, mas cada banda, grupo ou dupla tem sua forma de trabalhar, sendo cachê ou porcentagem na portaria da casa de show”.
Em resumo, o segredo para ficar dentro da lei é simples: a negociação precisa ser clara para o cliente, sendo assim, por que não divulgar sua apresentação de forma sucinta e atrativa para conseguir conquistar e atrair novos públicos?
Uma aposta para aumentar o público
A maior vantagem de trazer apresentações para o bar cobrando o couvert artístico é justamente a atração de um novo público. Para o gestor Henrique, por exemplo, o negócio é “tirar a galera de casa e fazer valer a pena a visita no bar”.
Seja em cidade grande ou pequena – como é o caso do Echoes que fica em uma cidade pequena de Minas Gerais – um bar com novidades, é um bar mais atrativo, portanto, vale pensar nesta tática se você deseja aumentar o faturamento do seu estabelecimento.
Também é preciso persuasão quando falamos de couvert artístico. Ainda que a maioria das pessoas curtam a ideia e esta seja uma boa opção para atrair clientes, sempre há quem não queira pagar para ver o show. “Algumas pessoas reclamam de pagar – o que gira em torno de mais ou menos 5% dos clientes – mas ainda compensa muito trazer show para o bar”, conta Henrique Domingues.
Cobrar couvert artístico e trazer atrações para o seu bar também é uma vantagem em tempos de crise. “Por enquanto está bem ruim pra todos empreendedores, inclusive nas cidades pequenas. É preciso ter bastante criatividade para atrair o público fazendo eventos temáticos ou trabalhar em parcerias com eventos anuais da cidade! E claro, sempre valorizar o estabelecimento trazendo boas atrações” revela Henrique.
Como empreendedor, você precisa ter uma visão estratégica para investir no seu negócio e aumentar as chances de um retorno do investimento rápido, por isso, todos os artifícios de entretenimento são válidos. Fique ligado!
Como negociar um couvert artístico justo
O cliente que vai a um bar – seja para comemorar algo ou para curtir com os amigos um fim de semana – já está contando com o o valor dos aperitivos e bebidas, mas nem sempre conta com o couvert artístico. Neste caso, tome cuidado ao negociar o pagamento da banda que irá se apresentar, afinal, o preço não pode desvalorizar a casa e o profissional, mas também não deve afastar a clientela.
Sobre o pagamento, o sócio do bar mais famoso do sul de minas nos contou o seguinte: “Isso é um combinado entre gestor e banda, porque depende muito do cachê dos músicos. Se for cachê mais barato, a portaria fica com preço menor. Em caso de cachê alto, a portaria aumenta”.
Este tipo de ajuste favorece a todos, afinal a banda recebe pelo show, o público do bar aumenta e em compensação a experiência de quem visita o estabelecimento se torna ainda mais especial, com trilha sonora e tudo.
Faça um cronograma de shows eclético a fim de atender todos os gostos musicais e traga para o seu bar o maior público possível. Também ajuste o valor do couvert artístico para que seja justo para todos e divulgue bastante todas as suas atrações.
O objetivo é fazer de cada show um evento, transformando a apresentação em algo atrativo o bastante para convencer seu público a fazer uma visita para conhecer a banda e ainda experimentar cada item do seu cardápio de bar.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as vantagens do couvert artístico, compartilhe nos comentários: como você lida com as apresentações em seu bar?
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!