contratação de funcionários

Como gestor de restaurante, você já deve saber que nem todo mundo tem o perfil ideal para trabalhar em um restaurante. É preciso ser resistente e dinâmico para lidar com o ritmo estressante do ramo e, infelizmente, isso não é comum no mercado, causando um problema de rotatividade constante aos estabelecimentos. Por essa razão, a contratação de funcionários é tão importante para seu negócio.

Os colaboradores de seu restaurante tem o poder de transmitir uma impressão duradoura para os clientes. Além disso, eles o ajudarão a estabelecer sua reputação, construir a lealdade do cliente, economizar dinheiro e criar um bom ambiente de trabalho.

Enxergue a contratação de funcionários como uma das questões mais importantes no gerenciamento de restaurante e compreenda que fazer a escolha certa está entre as decisões mais difíceis que você tomará como gerente ou dono do restaurante.

Confira algumas dicas que o ajudarão a montar a equipe de restaurante dos sonhos e faça a contratação de funcionários ideal para seu estabelecimento:

Como encontrar bons colaboradores?

contratacao de funcionariosPeça ajuda aos amigos

Seus amigos, familiares e colegas do ramo podem ser de grande valia quando o assunto é a contratação de funcionários. Eles podem recomendar pessoas que conhecem pessoalmente e que estão buscando trabalho. O segredo, neste caso, é pedir referências apenas para pessoas que são de sua confiança e, portanto, farão recomendações de qualidade.

Sites de Emprego na Internet

Os sites de emprego na internet assumiram o papel do jornal há algum tempo e, com tantos sites por aí, você pode facilmente chegar a um grande número de potenciais empregados. Mesmo assim, para garantir que você não será inundado por candidatos não qualificados, lembre-se de utilizar sites de emprego bem cotados no mercado, como o “Food Jobs“, por exemplo. Sites do ramo são sempre melhores quando o assunto é contratação de funcionários!

Plaquinhas ainda podem funcionar

Esta velha tática de publicidade não deve ser subestimada. Por que não informar aos que passam por seu restaurante que você está contratando? Através de anúncios visuais simples, você pode atrair pessoas que já conhecem o seu restaurante e que sempre desejaram fazer parte de sua equipe.

Escolhendo candidatos

contratacao de funcionarios

Após a divulgação dos anúncios de busca por um novo colaborador, é certo que você receberá diversos currículos para avaliar. Porque separar os currículos entre bons, medianos e ruins pode não ser fácil, separamos algumas dicas para ajudá-lo a reduzir a competição entre os currículos e fazer a escolha certa:

Saiba o que você está procurando

Tenha sempre o anúncio da vaga ao seu lado e, à medida que for visualizando os currículos, crie uma lista de verificação com base no anúncio. Isso pode ajudá-lo a eliminar currículos com características muito diferentes daquilo que você busca – além de evitar que você contrate profissionais incompatíveis (mesmo que sejam bons) com as vagas anunciadas.

Busque funcionários com experiência

Considere o nível de experiência que você está procurando ao iniciar a contratação de funcionários. Você quer alguém que seja novo no ramo, para que possa moldar e treinar de acordo com os padrões de seu restaurante? Busca alguém que tenha experiência prévia e possa passar direto para a experiência prática, pulando alguns passos de treinamento? É importante avaliar esses pontos.

Outra coisa que você deve considerar, é o período em que o profissional trabalhou em seu emprego anterior. Ele pulou de emprego em emprego – ficando apenas alguns meses em cada estabelecimento – ou ficou um bom tempo trabalhando no mesmo local? Se um candidato pula de emprego em emprego, isso pode significar que ele não está pronto para uma longa jornada como seu colaborador.

Peça referências

Os empregadores anteriores podem oferecer a você um bom insight sobre o seu potencial colaborador. Tenha uma lista de questões preparadas para perguntar aos antigos empregadores do candidato, por exemplo:

  • Quais são os pontos fortes do funcionário?
  • O que ele precisa desenvolver melhor?
  • Ele trabalha bem em equipe?
  • Por que ele saiu do emprego anterior?

Certifique-se de fazer as mesmas perguntas sobre cada candidato, a fim de realizar uma boa comparação de informações e tomar uma boa decisão.

A entrevista

contratacao de funcionarios

Você já avaliou pilhas e pilhas de currículos e selecionou alguns candidatos de qualidade. Agora, selecione apenas três ou quatro potenciais candidatos para cada vaga para não se sobrecarregar. Não escolher tantos candidatos é importante, porque você precisará de tempo para ter a chance de conhecer a pessoa que, em breve, poderá fazer parte de sua equipe. Pense nisso!

Apresentações

Ao falar sobre o seu estabelecimento e sobre a vaga, certifique-se de que está transmitindo todos as suas expectativas sobre etiqueta, conhecimento de menu e o valor global para o restaurante. Esta é a sua oportunidade de informar aos candidatos sua forma de tocar o negócio.

Faça perguntas abertas

Evite perguntas fechadas –  com respostas finais “sim” ou “não”. Esse tipo de resposta não oferecerá a você o material necessário para avaliar o candidato, portanto, ao realizar  uma entrevista, abuse de perguntas como “O que você faria se…?”. Essa é a unica forma de ter as respostas que você precisa para avaliar as reações do candidato em situações específicas.

Traços de personalidade

Cada tarefa requer um tipo de personalidade diferente. Você deve ter uma boa noção dos traços de personalidade que seriam mais adequados para cada posição de seu restaurante, a fim de fazer uso dos pontos fortes de seus funcionários e projetá-los para o sucesso. A criatividade e a liderança são excelentes características para um chefe de cozinha, enquanto um perfil mais extrovertido pode ser mais adequado para uma hostess, por exemplo.

A contratação de funcionários

contratacao de funcionarios

É importante que você considere seus empregados atuais quando tomar sua decisão. Eles são os únicos que irão trabalhar diretamente com o seu novo empregado, então você vai querer escolher uma pessoa que poderá adaptar-se bem à sua equipe.

Além disso, certifique-se de entrar em contato com os outros candidatos que você entrevistou. Deixe-os saber por que você não optou por eles e agradeça pelo tempo cedido ao comparecer na entrevista. Se você realmente gostou um dos candidatos, mas eles foram superados por seu novo funcionário, diga que você manterá seu currículo em arquivo, afinal, nunca se sabe quando você desejará contratar novamente, não é?

Conclusão

Para evitar a alta rotatividade de funcionários, é preciso começar com o pé direito na contratação. Dedique seu tempo e atenção aos passos acima e você certamente conseguirá encontrar os perfis que está buscando para formar uma equipe nota 10!

E agora que você já tem algumas informações sobre como acertar na contratação de funcionários para seu restaurante, compartilhe conosco nos comentários: qual sua maior dificuldade ao contratar um colaborador?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *