Aqui no blog eComanda, temos falado com frequência sobre atendimento e marketing via o App de conversa mais usado no mundo. Mas, mesmo com toda a popularidade do aplicativo entre donos e gestores de restaurantes e deliveries, nem todos sabem como vender pelo WhatsApp.

No segmento de food service, muitos estabelecimentos já têm grande parte de seu faturamento vindo de pedidos via mensagens no App. Mesmo assim, ainda há quem ache que usá-lo traz muitos problemas pro negócio. Normalmente, essas reclamações vêm daqueles que insistem em atender de forma manual pelo aplicativo.

Quando automatizado, o WhatsApp pode ser uma verdadeira máquina de vendas e transformar completamente a operação do seu restaurante, pizzaria ou delivery. É isso o que a gente mostra neste artigo. Confira!

Problemas causados pelo atendimento manual via o App

Antes de começar a contar pra você ótimas razões para usar o WhatsAppp no seu negócio, listamos problemas causados por usar o aplicativo de forma manual. Mas já adiantamos: todos eles podem ser evitados com a venda 100% automatizada.

Os três problemas:

1. Mais demora na finalização de pedidos

  • tem cliente que chama e depois demora horas pra responder
  • consumidor indeciso sobre o que pedir
  • aqueles que querem conversar…

2. Clientes sem resposta

Se o número de mensagens recebidas for muito grande, você pode acabar deixando consumidores sem resposta. O que é um grande erro! E pode fazer perder clientes.

3. Erros no repasse do pedido para a área de produção

Erros na hora de passar os pedidos para a cozinha ou bar são graves e causam grandes prejuízos. A entrega de itens errados desagrada o cliente e pode resultar na perda de matéria-prima e dinheiro.

Bons motivos para vender pelo WhatsApp

Realmente o uso manual do App pode trazer contratempos na sua operação. Ainda assim, o aplicativo de conversa, que tem 120 milhões de usuários no Brasil, não pode ser dispensado no seu negócio. O que você precisa é apenas saber como vender pelo WhatsApp da forma certa.

Listamos três ótimas razões para apostar no relacionamento, atendimento e venda pelo App que está no aparelho de 96% dos brasileiros que possuem um smartphone:

1. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, em parceria com o e-Commerce Brasil, 35% das compras online são concretizadas pelo WhatsApp

2. A taxa de abertura de mensagens recebidas pelo aplicativo é de incríveis 96%! Muito acima de qualquer outro canal de marketing e vendas

3. O WhatsApp facilita a comunicação com o cliente. Com ele, você compartilha informações e novidades do seu negócio de forma rápida e se relaciona de maneira mais próxima com o consumidor.

Ferramentas que ajudam a automatizar as vendas pelo WhatsApp

Como dissemos no início deste texto, quando automatizado, o WhatsApp é uma verdadeira máquina de vendas. O atendimento 100% automático faz o faturamento do seu restaurante ou delivery crescer e você lucrar muito mais.

Para automatizar seu atendimento via WhatsApp, você precisa conhecer e adotar algumas ferramentas. Falamos um pouco sobre elas abaixo.

WhatsApp Business

Versão para negócios do WhatsApp, o Business oferece recursos que garantem um perfil mais profissional à sua empresa no App e que permitem automatizar algumas ações.

Com ele, você consegue configurar mensagens automáticas de saudação, ausência e algumas respostas rápidas. E ele também pode ser acessado pelo WhatsApp Web.

Como a versão para uso pessoal, o WhatsApp Business é grátis. E embora básico, é uma boa opção para começar a automatizar seu atendimento pelo App.

Apps de Automação

Para automatizar 100% seu atendimento via WhatsApp é imprescindível usar, de forma integrada, um App de automação, que tenha recursos capazes de substituir as ações manuais.

No mercado há algumas opções, com recursos diferentes, que oferecem desde versões básicas e grátis, a pacotes pagos com funções avançadas.

Sistemas de gestão para restaurante

Além do App de automação, para um atendimento automatizado pelo WhatsApp, você precisa de um sistema de gestão para restaurante e delivery que permita a integração com esses dois Apps.

Com essa integração, você garante realização de pedidos, tira dúvidas, compartilhamento de informações e envio de pedidos direto para a área de produção, tudo de forma automática.

Dicas de como vender pelo WhatsApp de forma automatizada

Agora que você já conhece as ferramentas que automatizam seu atendimento via WhatsApp, temos três dicas muito importantes, que, junto com os sistemas e aplicativos, garantem que você aumente muito suas vendas!

1. Faça as configurações corretamente

Para que a automação do seu atendimento via WhatsApp funcione perfeitamente, é essencial que você faça corretamente as configurações dos recursos. Esse cuidado garantirá que seu atendimento seja ágil e eficiente, agrade o cliente e facilite a operação em seu restaurante ou delivery.

2. Use listas de transmissão

As listas de transmissão são um recurso incrível para quem quer atender e vender pelo WhatsApp. Nem pense em formar grupos de clientes! Crie listas segmentadas e envie para seus consumidores apenas conteúdos, informações e promoções que interesse a eles.

Lembre-se de uma regra básica para qualquer relação comercial pelo WhatsApp: NADA DE SPAM!

3. Invista em WhatsApp Marketing

Uma das grandes tendências do marketing digital, o WhatsApp Marketing é o grande segredo de como vender pelo WhatsApp da forma correta! Com as estratégias dessa modalidade do Marketing somada à automação do seu atendimento, com certeza você ganhará muito mais dinheiro!

O WhatsApp é uma ferramenta de relacionamento e venda muito poderosa para restaurantes e deliveries. Fazendo as integrações corretas e usando as estratégias certas, o App de conversa transforma completamente o seu negócio.

Quer ver na prática como vender pelo WhatsApp de forma 100% automática? Assista à aula 4 do nosso cursos WhatsApp Marketing Básico.