Sistema de delivery: ilustração de dispositivos móveis, notebook, celular e tablet, decorados com toldos de restaurante e imagem de clientes e um chef

Está difícil gerenciar seu serviço de entrega de comida e se destacar em um segmento com tanta concorrência? Um bom sistema de delivery automatizado ajuda a otimizar sua operação e tornar seu negócio muito mais competitivo!

Se você ainda administra seu delivery de forma manual, este artigo foi escrito pensando nos seus problemas. Nele vamos explicar porque automatizar o serviço de entrega diferencia seu negócio no mercado e faz ele crescer muito mais. Confira!

O que é um sistema delivery automatizado?

Pra começar, é importante que você entenda exatamente do que estamos tratando quando falamos em sistema de delivery automatizado.

Dispositivos com tela do sistema de delivery eComanda

Sistemas de automação comercial são softwares de computador capazes de realizar de forma eletrônica atividades antes feitas manualmente. O sistema de delivery é um desses softwares.

E ele pode automatizar ações como atendimento ao cliente, gestão de pedidos, planejamento de rotas de entrega, controle e pagamento de motoboys e muitas outras atividade que hoje você realiza de forma manual.

Por que automatizar meu sistema de delivery?

Sabendo o que é um sistema automatizado, você provavelmente já imagina algumas razões para usar um no seu negócio. De forma geral, um software de gestão para restaurantes torna todas as atividades mais rápidas e diminui erros humanos.

Mas para você que é dono de serviço de entrega de comida, há estas três boas razões para automatizar o delivery:

Tornar sua operação mais eficiente

Um bom sistema de gestão automatizado transforma sua operação ao

  • deixar o atendimento mais ágil, muitas vezes até dispensando a necessidade de atendentes
  • tornar mais rápido o envio de pedidos para a área de produção
  • evitar erros de anotação que causam os atrasos e as entregas de itens errados
  • permitir planejar rotas de entrega automatizadas e mais inteligentes.

Diminuir os problemas com motoboys

Uma dor de cabeça comum e constante para quem tem delivery são os motoboys.

Ilustração de motoboy correndo para entregar comida

Problemas de atraso, dúvidas sobre o número de entregas realizadas e cálculo do valor a ser pago a cada profissional são solucionados com os controles oferecidos por um bom e completo sistema de delivery automatizado.

Ajudar a vender mais

É uma consequência natural: com uma operação mais eficiente, você atende melhor, produz mais e entrega mais rápido. Assim é mais fácil conquistar e fidelizar clientes e aumentar suas vendas.

Além disso, operando com eficiência, você evita gastos desnecessários e prejuízos, o que faz suas vendas resultarem em muito mais lucro.

Quais vantagens eu tenho no mercado ao usar um sistema de delivery automatizado?

Outra ótima razão para ter um software para delivery é que ele diferencia seu negócio da concorrência. Veja pontos em que seu serviço de entrega de comida se destaca dos outros quando é automatizado:

Oferecer melhor atendimento

A gente já disse aí em cima que um sistema de delivery automatizado deixa seu atendimento mais ágil. Mas não é só isso!

Além de facilitar o trabalho dos atendentes na hora de anotar pedidos e tornar rápido o acesso a dados dos clientes, evitando fazê-lo repetir informações que já tenha dado em outra compra, um bom software para delivery possibilita que todo o seu atendimento seja digital e o cliente se autoatenda ou interaja com chatbots.

Os robozinhos de atendimento são uma das mais fortes tendências do mercado e podem fazer toda a diferença na fidelização do seu cliente.

Usar canais digitais para a realização de pedidos

Os canais digitais são os novos queridinhos dos consumidores de delivery. Pesquisa realizada em 2017 pela Pedido Já, em parceria com o Instituto Ipsos, apontou que 42% dos pedidos em deliveries de comida já são feitos por meios digitais. E a previsão é que os números dos pedidos online não parem de crescer.

Logos dos Apps: Pedir Comida, iFood e WhatsApp

Então, para não perder vendas para a concorrência, é importante que você tenha um sistema de delivery que se integre a canais como o iFood, o WhatsApp e possibilite a integração com o e-commerce ou o App do próprio delivery.

Entregar sem atrasos e erros

Se há um ponto crítico nos serviços de entrega de comida são os prazos de entrega. Pode apostar que o seu cliente não fica nada satisfeito quando o motoboy chega uma hora depois do tempo estimado para a entrega e, pra piorar, com a comida dele fria ou com item errado ou faltando. As chances desse cliente trocar seu delivery pela concorrência é grande!

O sistema para delivery automatizado ajuda a fazer a gestão de pedidos, controlar motoboys e planejar rotas inteligentes. Assim você, além de evitar atrasos, ainda pode oferecer tempos de espera menores do que os outros deliveries.

Fazer gestão profissional

Tudo o que dissemos aqui sobre contar com um sistema de delivery automatizado pode ser sintetizado neste tópico! Um bom software para delivery ajuda a implementar uma gestão profissional no seu negócio. E quando você passar a ter o controle total da sua operação, quem terá de correr atrás de você será a concorrência.

Bom, agora que você sabe como um sistema delivery ajuda seu negócio a crescer, diferenciando ele da concorrência, descubra tudo o que um bom software para delivery precisa ter para garantir a eficiência do seu serviço de entrega de comida.