rapidez no atendimento

Segundo dados do Procon, a demora no atendimento é uma das principais razões que levam um cliente a desistir de consumir um produto ou contratar um serviço. Para evitar que você perca esses clientes, explicaremos ao longo deste artigo como a rapidez no atendimento impacta em sua geração de receita. Confira!

Por que a rapidez no atendimento é importante?

rapidez no atendimento - relógioA rapidez no atendimento é importante por diversas razões: ela interfere na satisfação do cliente, afeta o giro de suas mesas e afeta até a temperatura da comida que é servida por seu estabelecimento. Consequentemente, a falha nesses processos impacta diretamente sua geração de renda, causando prejuízos que, em longo prazo, podem levá-lo à falência.

Se o giro de mesas de seu restaurante é lento devido ao atendimento, por exemplo,  você atenderá menos e, obviamente, terá um menor faturamento. Além disso, um cliente insatisfeito devido à demora no atendimento não volta a consumir em seu estabelecimento e não recomenda o restaurante aos amigos – resultando em mais queda no faturamento.

Para que isso não aconteça, você precisa estar atento à algumas medidas simples que, se tomadas, combaterão o atraso e o prejuízo causado por ele em seu estabelecimento.

Como conquistar a rapidez no atendimento

,

rapidez no atendimentoA automação comercial pode ser uma boa saída para você que sofre com a lentidão no atendimento e precisa agilizar processos para não perder dinheiro – acredite, o investimento em automação será menor que o dinheiro perdido por conta do atraso! Conheça alguns recursos tecnológicos que podem te ajudar a aumentar sua lucratividade.

A tecnologia como aliada dos garçons : comanda eletrônica

Se o seu restaurante é muito movimentado, manter os processos de retirada de pedido no modo manual pode ser prejudicial para seu garçom, clientes e, principalmente, para seu faturamento. Em um restaurante à la carte, por exemplo, a utilização da comanda de papel pode resultar em erros de anotação – e, consequentemente, prejuízo devido à devolução do prato – calcule quanto você perde por dia devido a erros de anotação e comprove! Além disso, o processo manual faz com que o garçom tenha que correr para o terminal para entregar o pedido – fator que prejudica muito a rapidez no atendimento.

Com a ajuda da tecnologia e de uma comanda eletrônica de qualidade, você reduz os erros de anotação, reduz o tempo de atendimento significativamente e, além disso, poupa o garçom da correria. Que tal?

Saiba mais sobre o tipo de comanda ideal para você lendo os seguintes artigos: “Modelo de Comanda, qual o ideal para seu negócio” e “Guia Essencial da Comanda Eletrônica: saiba porque dizer não ao papel!“.

Autoatendimento

Proporcionar o autoatendimento ao cliente de seu estabelecimento é outra ação que pode contribuir muito para a rapidez no atendimento. Você já ouviu falar de cardápio digital? Lá fora ele já é uma tendência e, no Brasil, os melhores restaurantes já trabalham com ele.

O cardápio digital permite que seu cliente faça um pedido através do próprio smartphone ou que chame o garçom através dele, agilizando muito os processos do restaurante à la carte e das vendas no balcão.

Vendas On-line

Outra vantagem do cardápio digital – talvez a principal delas – é que ele permite que você trabalhe com a modalidade de venda on-line – outra ferramenta que proporciona rapidez no atendimento e não para de crescer.

Para o delivery, a rapidez no atendimento é ainda mais importante, por isso, vale a pena considerar o cardápio digital. Estudos apontam que o tempo ideal de entrega de um prato no atendimento delivery é de no máximo 20 minutos. Você bate essa marca? Caso não, confira as vantagens do cardápio digital quando o assunto é venda on-line e verifique se essa é a solução para você.

Outras vantagens do cardápio digital 

  • Reduz o número de atendentes, devido a integração com o sistema de restaurante, enviando o pedido feito on-line direto para as áreas de produção;
  • Retém as informações do cliente, permitindo que você desenvolva inúmeras ações de marketing com elas;
  • Você pode fazer alterações de preços sem se preocupar com impressões, afinal, o cardápio é digital.

Mais medidas para conquistar a rapidez no atendimento

A tecnologia é uma “mão na roda” quando o assunto é agilidade no atendimento, no entanto, também é possível tomar algumas atitudes simples a fim de conquistar a rapidez no atendimento.

Treinar bem seus funcionários, por exemplo, ajuda bastante a agilizar o atendimento. Um funcionário conhecedor do cardápio e de seu sistema certamente será mais veloz que um que desconhece o cardápio e não sabe lidar com o sistema.

Outra coisa que pode agilizar a conquista do bom atendimento é reforçar a equipe quando necessário, afinal, não podemos esperar que um restaurante tenha tudo fluindo bem, se o número de atendentes é reduzido se comparado ao número de clientes que o estabelecimento oferece. Se necessário, contrate!

Além disso, separar bem os setores de seu restaurante, garantindo que o espaço seja suficiente para que o garçom, cumim, e todos os funcionários da cozinha possam se mover livremente pode ser providencial. Paralelamente ao espaço, certifique-se também de ter um estoque bem organizado, para que o acesso aos ingredientes seja simples e rápido.

Depois disso, é só colocar tudo isso para funcionar e perceber a diferença no atendimento e no fluxo de caixa!

Agora que você já sabe como conquistar a rapidez no atendimento ao cliente de seu estabelecimento, compartilhe conosco nos comentários: na sua opinião, o que gera mais lentidão em um restaurante?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *