como ficar famoso no Instagram

Se você quer saber como ficar famoso no Instagram para divulgar seu restaurante, saiba que a receita é simples: é preciso um toque de luz natural, um prato maravilhosamente bem apresentado e, principalmente, é preciso falar com as pessoas certas.

Na história dos restaurantes, o boca a boca sempre foi a melhor forma de preencher lugares. No entanto, na era digital, isso se expandiu para as redes, por isso, a melhor maneira de promover seu restaurante é contar com o poder de influenciadores na internet.

Para entender quem são eles e descobrir seus segredos a fim de completar a missão “como ficar famoso no Instagram“, apresentaremos a seguir a história de Anna, responsável pelo “arroba” mais conhecido da cena internacional de alimentos: o @food.diva.

Sobre uma influenciadora

omo ficar famoso no Instagram 1Ao acessar a página de Anna no Instagram, somos recebidos por ninhos de merengue e chá, macaroons de arco-íris, e sua bebida favorita, o latte matcha.

Parece algo saído de um livro de culinária: as fotos nunca são de hambúrgueres meio comidos ou pratos desorganizados. Anna é esperta e expõe fotos limpas, que são esteticamente agradáveis e nos dão água na boca.

É por seu bom gosto e autenticidade que Anna atrai mais de 13.900 seguidores e é considerada uma influenciadora.

Como ficar famoso no Instagram?

Durante entrevista cedida à empresa Touch Bistro, Anna respondeu essa pergunta com muita simplicidade: é preciso oferecer ao espectador uma informação única e diferenciada.

A verdadeira paixão de Anna, por exemplo, são os pequenos restaurantes. Segundo ela, a melhor parte do trabalho é ajudá-los a “sair do chão” com suas fotos nas redes.

Essa abordagem é uma boa forma de diferenciar-se, não?

Além disso, Anna não posta sobre grandes redes como o Pizza Hut, por exemplo. Segundo ela, “Todo mundo conhece esses lugares” e o que ela quer, é despertar reações como “Uau, eu nem sabia que este lugar ficava na rua da minha casa”, ou “Eles vendem sorvetes? Que bacana!”.

A importância dos influenciadores

omo ficar famoso no Instagram 1Nessa altura do campeonato, você deve estar se perguntando: por que conhecer a história de Anna é importante para mim?

É simples. Esse tipo de endosso é a melhor promoção que um restaurante emergente poderia ter e é por esta razão que mais e mais restaurantes estão se aproximando de influenciadores nas mídias sociais. A missão “como ficar famoso no Instagram” dificilmente vai para frente sem esse tipo de parceria.

“Mas como atrair o olhar de alguém como Anna?”, é outra pergunta que deve estar passando por sua cabeça. A seguir, traduzimos a entrevista cedida por ela à Touch Bistro e trouxemos para você o segredo de como ficar famoso no Instagram. Confira:

T.B : Como os restaurantes fazem para entrar em contato com você?

Anna: Existem algumas parcerias que estimulam isso, mas normalmente os proprietários dos restaurantes entram em contato comigo através do meu agente ou através de uma mensagem direta Instagram.

T.B : Um agente? Que interessante! Há uma razão para você ter um agente?

Anna: Ando tão ocupada com meu trabalho corporativo, que por um tempo estava perdendo oportunidades simplesmente por não conseguir responder e-mails rapidamente. Antes de ter um agente, eu até conseguia responder, mas então eu lutava para reunir informações do proprietário do restaurante a fim de fazer a coisa certa para eles e saber o que eles esperavam de mim. Então, eu assinei com o meu agente e ele gerencia os relacionamentos para mim.

omo ficar famoso no Instagram 2T.B: Eu posso imaginar como é difícil equilibrar sua popularidade e uma carreira em tempo integral. Como gerentes de restaurante entram em contato com o seu agente?

Anna: Meu endereço de e-mail está na “bio” do Instagram, então os restaurantes podem escrever para lá e ele vai responder dizendo que me representa. Em seguida, ele reúne as informações necessárias para uma campanha bem sucedida, fazendo perguntas como: “Quantas fotos você espera?” ou “Haverá pagamento em dinheiro, cartão-presente, ou refeição grátis?”

Então, é claro, ele vai perguntar por que eles estão me convidando. O objetivo é compreender todos os detalhes da proposta para só então perguntar se ela me interessa.

T.B: Você pode recusar convites?

Anna: Sim, claro. Eu não sou obrigada a dizer sim, né? Ainda é minha página, o meu estilo, o meu paladar. Se eu não estou interessada em um restaurante, eu posso apenas dizer um gentil obrigada. Isso é importante para manter o trabalho original.

TB: Os restaurantes tem de passar por seu agente para entrar em contato com vocêou existe outra maneira?

Anna: A outra maneira de entrar em contato comigo é através de mensagem direta no Instagram. Alguns donos de restaurante procuram pelo meu endereço de e-mail e percebem que ele é de uma agência. Quando isso acontece, por inúmeras razões, eles podem preferir não passar por essa triagem, então, recebo muitas mensagens diretas com convites.

TB: Qual é a vantagem de entrar em contato através da agência?

Anna: O tempo de resposta será muito melhor. Alguns influenciadores conseguem gerenciar isso por conta própria, mas com trabalho, não é algo que eu possa fazer. Outro benefício para os restaurantes que se comunicam com a agência é que eles podem acabar encontrando um influenciador que se ajuste melhor à sua oferta através de um agente. Na outra extremidade, o agente me apresenta oportunidades que eu nunca teria tido acesso diretamente.

TB: Como funciona o pagamento das postagens? Você é paga ou só recebe uma refeição grátis?

Anna: Eu diria que não há pagamento envolvido em cerca de 70% dos meus posts. Pode ser porque eu não sou tão rigorosa quanto alguns dos outros influenciadores. Alguns não fazem um trabalho a menos que haja uma compensação envolvida. Mesmo assim, em geral, o tipo de troca resume-se a refeições ou um cartão-presente.

TB: Houve alguma situação em que você postou críticas?

Anna: Se algo não correu bem, eu não posto sobre isso, especialmente quando se trata de gostar ou não comida. Na minha opinião, há paladares diferentes e expectativas diferentes de pagamento, serviço e tamanho da porção. Eu sou o tipo de pessoa que nunca ia postar algo negativo.

Certa vez, vi outro “foodie” postar um comentário negativo e isso gerou cerca de 800 comentários. Eu pensei, “uau, se todas aquelas pessoas estavam planejando visitar este restaurante e agora desistiram, um comentário literalmente fez com que ele fechasse as portas”. Eu acho que todo mundo tem o direito de ter um dia ruim e todo mundo merece uma segunda chance. O problema nem sempre é o restaurante, pode ser apenas uma questão de gosto.

como ficar famoso no Instagram 3TB: Já houve uma situação em que você não conseguiu postar?

Anna: Existiram algumas experiências muito positivas que não resultaram em um post. A primeira razão para eu não postar é a má iluminação. Às vezes, as fotos simplesmente não saem. A maioria dos “foodies” utilizam o celular para fotografar e não estão munidos de iluminação. Assim, tem de haver iluminação razoável para nós. Se for muito escura a comida parece horrível e é uma pena, porque a experiência pode ter sido extremamente positiva.

Em algumas ocasiões, se a iluminação é ruim e eu a tenho possibilidade, volto para o restaurante durante o dia para fotografar e fazer justiça à experiência.

Outra razão para não fotografar é que às vezes você é convidado para um grande evento e deseja publicar, mas alguém comeu antes que você pudesse tirar a foto.

TB: Como os restaurantes podem resolver esses problemas e tornar mais fácil para você obter fotos de melhor qualidade?

Anna: Alguns restaurantes montam uma mesa de fotografia para os influenciadores. Desta forma, estamos livres para saborear as refeições imediatamente, ainda quentinhas e realmente desfrutamos do prato, sem ter que se preocupar em tirar fotos.

TB: Existe alguma informação adicional que você pode dar aos proprietários de restaurante para ajudá-los a extrair o máximo desse tipo de parceria?

Anna: “Foodies”, influenciadores e blogueiros são uma comunidade. Nos vemos em outros eventos e, muitas vezes, ficamos amigos. Eu converso e saio com outros influenciadores frequentemente. Por conta disso, é legal permitir que o influenciador leve uma outra pessoa como acompanhante. É muito comum um influenciador convidar outro e isso acabar gerando ainda mais visibilidade para o restaurante.

Influenciadores brasileiros

Ao conhecer a história da Anna, você deve ter ficado curioso para saber quais são os influenciadores brasileiros do momento, não é? A seguir, confira alguns nomes que podem ajudá-lo na missão “como ficar famoso no Instagram“:

como ficar famoso no Instagram - gordelícias@gordelicias

Raquel Arellano é analista de marketing e historiadora, mas se aventura na cozinha em busca do caramelo perfeito. Seus mais de 43 mil seguidores no Instagram podem ser os consumidores ideais para seu restaurante. Que tal entrar em contato?

E-mail: contato@gordelicias.biz

como ficar famoso no Instagram - garota esfomeada

@garotaesfomeada

Jornalista de 25 anos, Mônica Dias fala sobre gastronomia nacional e estrangeira, além de postar receitas próprias. Atualmente, tem mais de 15 mil seguidores e um blog de muito bom gosto que também pode servir de janela para você.

E-mail: monica.dsdias@gmail.com

como ficar famoso no Instagram - cozinha travessa@cozinhatravessa

Mineira de Uberlândia, a Dani é apaixonada pela cozinha e é uma das pioneiras quando o assunto é “InstaFood”. Com mais de 31 mil seguidores, ela capricha nas receitas e sua opinião sobre um restaurante pode ser decisiva para a escolha de alguns usuários.

E-mail: dani@cozinhatravessa.com.br

Como ficar famoso no Instagram em 6 passos

Agora que você já tem a fórmula de como ficar famoso no Instagram nas mãos, relembre nossas dicas e mãos à obra:

  • Escolha uma abordagem para contactar o influenciador de sua escolha: mensagem direta no Instagram ou utilizar o e-mail de contato em sua bio;
  • Saiba o que você está disposto a oferecer: pagamento, cartão-presente ou uma refeição grátis;
  • Tem uma campanha de marketing multifacetada definida com antecedência: lance concursos, utilize cartões de presente e convide múltiplos influenciadores para maximizar o alcance de sua campanha;
  • Esteja atento à iluminação;
  • Facilite a vida do influenciador: tenha uma tabela de alimentos “fotogênica” e, ao mesmo tempo, proporcione a eles uma verdadeira experiência em seu restaurante.
  • Permita que o influenciador leve um acompanhante: ninguém gosta de comer sozinho e isso pode gerar mais alcance para sua campanha.

Depois, é só aproveitar a fama e passar aqui no blog para compartilhar conosco a sua estratégia!

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