Ilustração da fachada de um restaurante: como fazer whatsapp marketing para restaurantes

Pra você que tem um restaurante, pizzaria ou delivery, as listas de transmissão não devem ser nenhuma grande novidade. Muitos estabelecimentos do segmento food service já usam esse recurso do WhatsApp.

O problema é que a maioria não sabe como fazer WhatsApp Marketing e não consegue nenhum resultado com as listas, exceto ser bloqueado pelos clientes. Afinal, ninguém quer ter seu celular bombardeado por propagandas que não pediu pra receber.

Para ter sucesso em sua estratégia de Marketing pelo WhatsApp, ter uma lista de clientes grande, ativa e interessada em conhecer suas ofertas é fundamental. Por isso, neste artigo vamos ensinar como fazer WhatsApp Marketing para restaurante construindo uma lista de transmissão realmente vendedora. Confira!

Pra começar, o seu cliente precisa querer se comunicar com você

… E é aí que está um dos maiores obstáculos para o sucesso das suas listas.

As mensagens enviadas para a lista de transmissão só são recebidas pelo cliente se ele tiver salvado o seu contato na agenda e mandado ao menos uma mensagem pra você. E, pra que isso aconteça, o cliente precisa estar interessado em manter algum tipo de relação com seu estabelecimento.

O WhatsApp é muito pessoal e enviar mensagens e ofertas sem autorização pode ser considerado incômodo ou uma ação invasiva. Por isso, sua primeira missão é conquistar a atenção do seu cliente e levá-lo a querer estar na sua lista de transmissão.

Então, a questão é: como fazer o cliente querer se cadastrar na minha lista de transmissão?
E a resposta é simples: você precisa gerar valor pra ele!

Não sabe como gerar valor para o cliente? Use gatilhos mentais

Você já ouviu falar em gatilhos mentais? Eles são responsáveis por guiar as decisões que nós parecemos tomar de “forma mecânica”. O tempo todo somos levados a decidir, escolher, e sem os gatilhos mentais, nosso cérebro iria à exaustão.

Se você quer saber como fazer WhatsApp Marketing do jeito certo, conhecer os gatilhos mentais é fundamental. Pois é possível usá-los para engajar o público do seu negócio e levá-lo a tomar as decisões que você espera dele. Essa é uma das melhores formas para gerar valor e convencer o cliente a participar da sua lista de transmissão no WhatsApp.

Veja algumas das estratégias de WhatsApp Marketing que usam gatilhos mentais poderosos:

1. Promoções incríveis

As pessoas amam promoções, principalmente quando é uma promoção boa de verdade! Prometer ofertas especiais é uma ótima maneira de convencer seu cliente e novo cliente a se inscrever na lista de transmissão do WhatsApp.

2. Lista VIP

As pessoas querem exclusividade, por isso as listas VIPs fazem elas se sentirem especiais e superiores. É a exclusividade que leva as pessoas a gastarem tanto dinheiro num iPhone, Louis Vuitton, Le Lis Blanc, Ferrari ou Lacoste. Prometa uma lista exclusiva e com limite de participantes, e veja ela crescer.

3. Lançamentos

Os lançamentos unem dois gatilhos muito poderosos na conquista de clientes: exclusividade e novidade. Consumidores gostam do que é novidade, principalmente quando são os primeiros a experimentarem ou conhecerem o novo produto ou serviço. Ao usar esse gatilho, antecipe o primeiro lançamento que você fará exclusivamente para a sua lista VIP.

4. Sorteios

Todo mundo quer participar de sorteios, principalmente quando não precisam pagar nada pra isso. Prometa fazer sorteios exclusivos para os inscritos da lista e, com certeza, terá recorde de clientes. E o melhor: eles não vão querer se descadastrar.

5. Sem SPAM

Uma das principais preocupações das pessoas ao se inscreverem numa lista é ficar recebendo uma chuva de propagandas. O sucesso da lista de transmissão do WhatsApp está em se comunicar pouco com os clientes, mas quando o fizer, fazer com qualidade e estratégia. Prometa não fazer Spam e muito mais pessoas irão se inscrever na sua lista.

Quer mais clientes na sua lista de transmissão? Divulgue-a

Depois de planejar o uso dos gatilhos mentais na construção da sua lista de transmissão no WhatsApp, você precisa divulgar esse canal de contato com o cliente. Veja como fazer isso:

Divulgação offline

Se você trabalha com panfletos, use-os para convidar seus clientes a se inscreverem na sua lista. Lembre-se que é preciso gerar valor para convencer o cliente a se cadastrar, então invista no conteúdo e layout dessas peças.

Suas embalagens também são canais de comunicação com o seu cliente e você pode usá-las para convidá-lo a entrar na lista VIP. Oferecer um cupom promocional via WhatsApp também é uma boa sacada.

Dê atenção ainda ao seu cardápio e faça dele mais um meio para convencer seu cliente a participar da sua lista de transmissão. Nele é preciso ter seu número de WhatsApp e um convite que estimule o cadastramento na lista.

Divulgação online

O Marketing Digital é muito eficiente na missão do seu restaurante de alcançar mais pessoas. Pelo Facebook, a rede social mais popular do momento, é possível convidar as pessoas certas (fazendo segmentação) a se inscreverem na lista VIP do WhatsApp. E o melhor é que é possível fazer isso criando posts e campanhas usando os mesmos gatilhos de geração de valor que ensinamos neste texto.

Convite pós-venda

O pós-venda é primordial em qualquer segmento. Quando entramos em contato com o cliente para saber se ocorreu tudo bem e se ele ficou satisfeito com uma compra, ele se sente importante e valorizado, e fica feliz.

Aproveite que você está aprendendo como fazer WhatsApp Marketing e não se esqueça de investir no pós-venda segmentado, usando o contato para convidar o cliente a participar da Lista VIP.

Conseguiu que o cliente se inscreva na sua lista? Agora, faça segmentação estratégica

Depois dos clientes se inscreverem para a lista de transmissão, é imprescindível que você faça a segmentação deles. É possível organizá-los de duas maneiras: pelas tags (ou etiquetas do App) e pela segmentação de nomes.

Segmentando seus clientes, você cria listas agrupando consumidores com características e interesses parecidos. Assim, as chances de enviar conteúdos que gerem resultados e vendas são maiores.

Use as etiquetas do WhatsApp Business

O WhatsApp Business tem o recurso das etiquetas, que permite organizar os contatos em espécies de grupos e saber exatamente quantos clientes naquela categoria você possui.

Com as atualizações da versão do WhatsApp para negócios, as etiquetas devem ganham outras utilidades que ajudarão mais na organização das listas, por isso é importante que você já use essa segmentação.

A importância dos nomes segmentados

Como o recurso de Etiquetas ainda é limitado, é aconselhável segmentar os clientes também com códigos em seus nomes. Fazendo isso, será mais fácil criar novas listas de transmissão ou mesmo fazer o envio de mensagens individuais.

Essa segmentação também ajudará caso você venha a utilizar alguma ferramenta de automação, facilitando a organização.

E aí, curtiu este conteúdo? Quer saber mais sobre como fazer WhatsApp Marketing para restaurantes e construir listas de transmissão realmente vendedoras? Baixe grátis o e-book Construção da Lista Vendedora e leve seu negócio ao sucesso.