Pokemon Go - capa
Se você foi criança na década de 90 ou tem filhos que eram crianças nessa época, aposto que não imaginou ouvir a frase “temos que pegar” novamente, não é?

Essa hora chegou e, no dia 03 de agosto foi lançado o jogo Pokémon Go para os brasileirinhos que, ansiosamente, aguardavam para reviver sua juventude capturando monstrinhos. Graças à Niantic, Inc. (os criadores do Pokemón Go), agora você verá jovens de vinte e poucos anos em um parque, na praia ou em uma esquina qualquer com seus smartphones estendidos tentando capturar um Pokémon desavisado.

Talvez este jogo traga de volta as memórias de uma criança da quinta série sentada no recreio, com o nariz na tela de um Gameboy, celebrando a evolução de um Charmander para um Charmeleon forte e poderoso. Ou talvez você se lembre de ter usando o jogo Pokémon Gold do seu filho como a ferramenta de suborno para um bom comportamento. Pode ser também que você não saiba do que eu estou falando, mas… se eu fosse você, me atualizaria já!

Você deve estar se perguntando o que isso tudo significa para o seu restaurante, não é? É simples: se usado corretamente, o Pokémon Go pode significar novos clientes para seu estabelecimento. A seguir, confira está um resumo básico deste jogo e saiba como você pode usá-lo para capturar e atrair novos clientes de restaurante.

O que é o Pokémon Go ?

Pokémon Go é um jogo virtual jogado no mundo real, também conhecido como realidade aumentada. Nele, os jogadores – chamados “treinadores” na linguagem Pokemón – apontam seus smartphones no mundo real, a fim de tentar pegar um Pokémon no mundo virtual.

O jogo ocupa toda a cidade e os treinadores capturar monstrinhos através de “PokéBolas”. A chave do negócio é que você tem que andar por aí em momentos diferentes durante o dia para capturar diferentes tipos de Pokémon – alguns raros e alguns mais comuns. Quando os jogadores capturam os Pokemóns, podem treiná-los para tornarem-se mais fortes e preparados para a batalha com outros Pokémons.

Pokélinguagem que você precisa conhecer!

PokéStops ou PokéParadas: Estes são locais específicos no mundo real em que você pode coletar PokéBolas – as esferas vermelhas e brancas necessárias para capturar Pokémons – gratuitamente. Os treinadores podem capturar PokéBolas em qualquer lugar e a qualquer hora com PokéMoedas.

Em torno das PokéParadas, as empresas podem comprar e configurar iscas para atrair Pokémons para lugares específicos. Essencialmente, isso significa que, durante o tempo em que a atração estiver ativa, haverá um fluxo de Pokémons maduros para a colheita na área designada. Desta forma, quando os treinadores estiverem sem PokéBolas e forem às PokéParadas, haverá uma série de novos Pokémons para capturar nessa área.  Módulos de atração (em inglês “lure modules”) podem ser comprados dentro do jogo. Eles permitem aos empresários uma chance de aumentar o tráfego em seu local por trinta minutos, atraindo vários Pokémons e treinadores famintos para perto de seu restaurante.

Ginásios: são lugares no mundo real onde os jogadores vão para batalhar com outras equipes a fim de ter o “domínio” de um lugar específico. O objetivo aqui é tomar o controle do ginásio em nome de uma das três equipes de Pokémon: Mystic, Valor ou Instinct. Embora as iscas que mencionamos anteriormente não sejam boas para ginásios, uma abordagem criativa de marketing para restaurante pode fazer muito em seu favor. Falaremos mais sobre isso abaixo.

Pokémon Go e a estratégia dos restaurantes

No exterior – onde o Pokémon Go já é febre – perguntaram há alguns donos de restaurante sobre como eles estavam utilizando o jogo em sua vantagem. Eles responderam:

“Nós utilizamos o módulo de atração do lado de fora do café, então as pessoas andam em frente ao nosso estabelecimento o tempo todo.”

– Naomi Bush, Cahoots Coffee Cafe

“Nós somos um “Poképarada”, então as pessoas estão sempre parando e reabastecendo para as necessidades do jogo”. 

 – Ryan Kahl, Pacific Standard

“Com crianças e adultos enchendo nossas calçadas para capturar seus amados Pokémons, mais adultos terminam por consumir antes, durante e depois de suas caçadas.”

 – Jared Ey, Bears Restaurant

Agora que você já sabe como isso funciona, que tal baixar o Pokémon Go e familiarizar-se com ele?  Jogue um pouquinho e veja quais são as PokéParadas e ginásios aos seu redor, ou se o seu restaurante tem a sorte de ser um. Em seguida, monitore quais equipes o controlam e coloque em prática as dicas a seguir!

Se você está perto de uma PokéParada

PokeParada - Pokemon Go

PokéParada

Faça uso do Módulo de Atração! Até o Yelp – ferramenta famosa no exterior – reconheceu que a demanda deste aplicativo é inspiradora e acaba de lançar um filtro para Pokémon Go, que irá direcionar os jogadores para restaurantes com uma PokéParada nas proximidades. A chave para capitalizar a PokéParada? A criação de uma isca!

Você pode determinar se o seu restaurante está ou não perto de uma PokéParada olhando para um cubo azul. Conforme você se aproxima dele, ele se transforma em círculos giratórios.

Se você está próximo a uma PokéParada, considere-se pokeabençoado e configure o módulo de atração clicando no ícone de PokéBola contido em sua tela. Primeiro, você tem que comprar PokéMoedas (dinheiro pokémon) e, em seguida, você pode comprar suas iscas. Um módulo de atração custa 100 moedas (99 centavos). É claro que, quanto mais você compra, mais baratas ficam as PokéMoedas e módulos. Você também pode comprar um pacote de oito módulos chamarizes por cerca de US $7.

Quando estiver pronto para o fluxo de treinadores, visite, toque nas Poképaradas e configure suas iscas. Você também pode utilizar módulos de atração o dia todo ou por partes. Se você está buscando um approach mais planejado – que permitirá a você uma preparação melhor para o fluxo de pessoas que irá atrair – anuncie o tempo que você utilizará a ferramenta de atração nas redes sociais para que seus seguidores e novos seguidores saibam quando chegar.

Outra estratégia para atrair novos clientes é procurar pelos grupos de Pokémon Go nos arredores e postar o momento em que você estará jogando suas iscas, além de incluir eventuais promoções associadas ao jogo em seu quadro de mensagens. Desta forma, os jogadores ávidos poderão se programar para jogar e comer. 😉

Se você está próximo a um ginásio

Pokegym - pokemon go

Ginásio Pokémon

Embora você não possa usar o módulo de atração em um ginásio, é possível tirar proveito do fluxo de treinadores que estão lutando por ali – você só vai precisar de uma abordagem mais criativa. Aqui estão algumas maneiras de capitalizar os restaurantes próximos aos ginásios de Pokémon Go

  • Ofereça descontos às equipes donas do ginásio;
  • Apele para a equipe vencedora! Como os ginásios estão sempre mudando de mãos e equipes, ofereça um aperitivo comemorativo ao time vencedor do momento.

Se você não está próximo de nada

Não se preocupe, Pokémons podem aparecer em todos os lugares! Use seus perfis nas redes sociais para mostrar os Pokémons em torno de seu estabelecimento. Outra abordagem bacana seria a de oferecer um acordo para os treinadores que pegaram os Pokémons porque viram um anúncio em suas em redes sociais.

A seguir, baixe uma tabela de descontos feita especialmente para treinadores Pokémon e disponibilize em seu estabelecimento. Você certamente atrairá novos compradores:

lead-magnet-descontos-pokemon-go

Você também pode trabalhar com outras formas de divulgação. Veja alguns exemplos de restaurantes gringos que estão usando o Pokémon Go:

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Zoes Kitchen, em divulgação no Twitter:

“Não esqueça que se você capturar um Pokémon em qualquer um de nossos restaurantes, enviando uma foto você ganha um cartão presente de US$25. A oferta acaba em 15 de julho! #POKEMONGO”.

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No Facebook da Pastis Roswell, a tática foi a seguinte: 

“Jogadores, sejam bem-vindos! Há um acesso a uma PokéParada cruzando a rua. *Pokémons Raros* – Frozens a 4$ dólares.”

Então, divulgaram uma imagem do quadro nas redes sociais informando sobre os Pokémons raros e aproveitaram para divulgar seu próprio frozen.

pokemon go - marketing 3

Ainda no Facebook, o restaurante Tanghui também lançou sua estratégia:

Começando amanhã, o restaurante Tanghui irá ativar o módulo de atração na escultura do guerreiro do #TerraCota, na porta principal, entre as 11:30pm – 2:30 pm e 5:30pm – 9:30pm, todos os dias para ajudar a atrair mais Pokémons! Esteja alerta com seu time para não perder o Pokémon que está procurando”.

Depois, o restaurante inseriu no corpo da postagem seus dados para contato (endereço, telefone e site) e incluiu fotos do local em que ativaria o módulo de atração. Além disso, divulgaram também a imagem de um Dragonite – Pokémon raro e super visado pelos treinadores.

Você pode imaginar o quanto isso rendeu para o gestor de restaurante?

E você, o que vai fazer para capturar novos clientes e aumentar seu faturamento? O Pokémon Go está chegando, há milhares de pessoas ansiosas por isso e, como um gestor antenado, vale se antecipar!

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