como atrair novos clientesA crise econômica trouxe uma realidade na qual uma mudança de preço parece o único fator que permite a um comércio na área de alimentos prospere. Promoções atrás de promoções, descontos, “leve em dobro” e tudo mais… o mar não está para peixe. 

Contudo, talvez essa não seja a saída mais inteligente para atrair a clientela – ou pelo menos não a única. Buscar novos clientes apenas por meio da redução de preços pode ser uma armadilha: você cria um público que espera descontos e promoções a todo momento, e que geralmente não prioriza qualidade ou serviço. Coisa assim ocorreu durante a febre das compras coletivas – o que, aliás, já passou para não mais voltar.

Como atrair novos clientes? | Claro que pode

atrair novos clientes 7Ninguém está dizendo que você não deve conceder descontos. Apenas o faça de modo inteligente, em linhas de produtos e pratos que você tem mais lucro, ou naqueles que a despesa é bastante baixa. Menus do dia em conjunção com promoções são geralmente uma boa saída.

Ainda assim, há como atrair novos clientes e garantir que haja público frequente sem alterar o preço. É através da qualidade e do cliente que volta de tempos em tempos que o seu restaurante vai prosperar.

Como atrair novos clientes? | Criando uma comunidade

atrair novos clientes 6A internet aproximou as pessoas. Criou laços, grupos, comunidades. Talvez esteja na hora de você criar uma delas em torno de seu restaurante. “Mas como atrair novos clientes fazendo isso?”, você deve estar se perguntando.

Algumas tendências vêm facilitando a construção desse tipo de clientela, como hábitos alimentares específicos. Oferecer opções de pratos para vegetarianos, veganos e também para praticantes de dietas específicas, como a paleolítica ou Ducan, é uma boa forma de atrair públicos especiais. A grande vantagem desse tipo de público, fora sua fidelidade, é o fato de geralmente estarem dispostos a pagar bem pelo tipo de alimento que consomem.

Além disso, a tendência dos ingredientes “locais” parece que veio para ficar. Utilizar produtos da região na qual você atua é um bom modo de gerar engajamento na comunidade na qual seu restaurante está localizado. Reveja sua lista de fornecedores e tente agregar produtores e comerciantes locais a ela. Produtos frescos, entregues com maior rapidez e apoiando a economia regional.

Como atrair novos clientes? | Ambiente e ponto

atrair novos clientes 5Não é de hoje que o ambiente exerce grande importância no segmento de restaurantes, mas o seu ponto hoje em dia deve contar com algumas características quase obrigatórias. A primeira delas é a internet sem fio – acredite, clientes atualmente deixam de frequentar restaurantes e bares que não oferecem wi-fi. Não economize nessa pequena despesa.

Mas não é só isso. Se o seu restaurante não está localizado em um shopping ou centro comercial, é preciso garantir que sua clientela tem onde estacionar o carro. Estacionamento ou manobrista é o mínimo que esperam ao ir até seu restaurante.

Finalmente, um ambiente condizente com o padrão e classe social da clientela que você pretende atingir, e condizente com o cardápio e pratos que você irá servir é muito importante na missão “como atrair novos clientes“. Ninguém vai a um japonês que tem cara de restaurante a quilo, ou a uma cantina que mais parece uma loja de conveniência. Clientes idealizam a imagem do restaurante antes mesmo de entrar nele – se encontram algo muito diferente daquilo que consideram “razoável” para o tipo de cozinha e padrão da casa, simplesmente não voltam ou nem mesmo ficam para comer uma primeira vez.

Como atrair novos clientes? | Foco

atrair novos clientes 4Esqueça dos cardápios com centenas de opções que tradicionalmente era oferecidos em restaurantes nas décadas de 1970 e 1980. Além de gerar enormes despesas e desperdícios em estoques, esse tipo de abordagem hoje em dia não mais atrai uma boa clientela. É preciso foco.

Reduza seu cardápio e dê o que cliente espera de fato encontrar. Use especiais, pratos do dia e novidades, que podem entrar e sair do cardápio conforme a época do ano, por exemplo.

O cliente moderno busca novidades e quer ser surpreendido, mas também valoriza um cardápio sólido e com os pratos que gosta e e está acostumado. Perceba como os principais restaurantes atuam e veja como os cardápios são simples, diretos, porém surpreendentes.

Você pode acessar o link a seguir para saber mais sobre como criar um cardápio.

Como atrair novos clientes? | Presença online

atrair novos clientes 3Garanta uma presença online frequente. Atualize os cardápios e informe seus clientes a respeito de novidades e lançamentos em redes sociais e em seu website. Estabeleça um canal para receber críticas e sugestões. Ofereça descontos ou cupons online, especialmente para clientes recorrentes.

A internet não é mais apenas um “cartão de visitas”, mas sim um canal de diálogo com a clientela. Através dele, você não apenas poderá exercer um bom marketing, mas também receberá informações e impressões de seus clientes a respeito de sua qualidade e serviço, e poderá fazer ajustes conforme haja necessidade.

Confira mais informações sobre marketing para restaurante.

Como atrair novos clientes? | Nível de serviço

atrair novos clientes 2Aqui a coisa realmente “pega”. É difícil acertar na contratação de funcionários na área de restaurantes nos dias de hoje. O serviço precisa ser bom em todas as frentes. Garçons precisam de um bom treinamento, cordialidade e conhecimento a respeito do cardápio. Chefs e cozinheiros precisam trabalhar com rapidez e criatividade, desenvolvendo cardápios rápidos e de qualidade. Até mesmo o pessoal da limpeza e organização da casa tem papel fundamental sobre o modo com que seus clientes verão seu restaurante.

Como atrair novos clientes? | Parcerias e merchandising

atrair novos clientes 1Aqui ainda há uma boa oportunidade. Há uma série de marcas de qualidade, tanto em alimentos como em bebidas, que realizam parcerias com restaurantes. Em muitos casos, além de ganhar uma “graninha” em publicidade ou conseguir bons descontos nas suas compras, você poderá exercer um apelo extra junto ao cliente.

Tente selecionar marcas reconhecidas do público e de qualidade para fechar parcerias. Que tal uma parceria com a Catupiry, se você possui muitos pratos que utilizam o ingrediente? Que tal servir pães de queijo de entrada, mas os da Casa do Pão de Queijo? E quem não gosta hoje em dia de Nutella?

Incluindo marcas em seu restaurante e cardápio, você ganha a atenção do cliente – ele sabe que seu restaurante usa ingredientes originais e buscará essa qualidade, ao invés de arriscar imitações em seus concorrentes.

Escolha bem as marcas e vá para cima – afinal, a crise também apertou ou negócios para elas…

Agora que você já tem algumas dicas para se dar bem na missão para atrair novos clientes, compartilhe conosco nos comentários: você já tem um plano de fidelização para esses clientes?

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