Ser empreendedor não é fácil, ainda mais se você optou pelo ramo de bares e restaurantes. Para te ajudar nessa missão, elencamos alguns pontos essenciais a serem avaliados quando você busca informação sobre como abrir um bar e aproveitamos para dar algumas dicas tecnológicas que podem fazer a diferença nesse processo. Confira abaixo e tenha sucesso em sua empreitada!
Parte I : Como abrir um bar
Qual é o seu público alvo?
Esse é um dos principais passos para quem deseja aprender sobre como abrir um bar. Um público alvo bem definido será a base para que você faça qualquer escolha posterior, seja ela relacionada à decoração de seu bar ou às bebidas servidas por ele.
Pense da seguinte maneira: de que adianta servir um Chivas Royal Salute 50 anos – que custa a bagatela de US$10.000,00 – se você tem um bar localizado na periferia de sua cidade, onde as pessoas não podem pagar por ele? Pense sempre que as pessoas escolhem o bar que vão frequentar observando o público que já frequenta esse bar, logo, você não poderá vender para todos. Saiba que sempre haverá um perfil ideal para você e ele precisa ser identificado!
Qual a localização do seu bar?
Definido o público alvo, você precisará saber em que local ele está para escolher o ambiente em que vai instalar o seu estabelecimento. Se 0 seu bar tem um ticket médio alto e um público alvo de padrão elevado, procure saber onde eles estão – certamente não será nas periferias. Se o seu público alvo é mais simples e o seu ticket médio mais baixo, bairros menores com bastante movimento são uma boa pedida.
Além disso, também é importante verificar quem é o seu vizinho: se houver muitos concorrentes no local, pode ser difícil fazer o seu bar decolar logo de cara sem uma proposta muito diferenciada.
O seu cardápio vende o seu produto?
O seu cardápio precisa ser tão bom quanto a bebida produzida em seu bar, por isso, capriche nas fotografias e faça descrições completas dos ingredientes utilizados em seus drinks.
Pesquisas apontam que cardápios com descrições bem feitas vendem até 28% mais que os outros, sabia?
Seja meticuloso e lembre-se que, ao ler e visualizar as fotografias de seu cardápio, o consumidor deverá sentir ainda mais desejo de consumir.
Leia mais em “Cardápio: saiba como criar e surpreender seu cliente“.
Drible a concorrência!
Estar de olho na concorrência é um fator crucial para o sucesso de qualquer empreendimento. Tenha em mente que o mercado de bares e restaurantes é cheio de opções e possibilidades para o cliente e, portanto, é preciso oferecer muita qualidade para se destacar e bater a concorrência!
Quando falamos de seus adversários, os seguintes pontos são importantes:
- Saiba quem é o seu concorrente e qual é o seu diferencial. Se ele faz o que você ainda não faz, cabe avaliar se a ideia é ou não aplicável ao seu negócio e fazer algo semelhante.
- E o seu diferencial, você sabe? Identifique-o e trabalhe para colocá-lo em destaque!
- Tome cuidado com as tendências. Elas podem ser muito rentáveis, mas para trabalhá-las, é preciso considerar que, quando elas surgem, surgem também vários competidores e, normalmente, quem já estava começando a se estabelecer acaba sofrendo com isso. Pense sempre à frente: o que você poderá fazer caso a moda passe? Seguro morreu de velho!
Por fim, compreenda que todos esses fatores podem se tornar menos complicados se você tiver uma boa noção do mercado e da administração de um negócio. É comum ver negócios fechando e gestores atolados em dívidas porque, apesar de terem uma grande ideia, eles entendem pouco ou absolutamente nada sobre como abrir um bar e administrá-lo. Pense nisso como uma armadilha e compreenda que, quanto mais informações você tiver, mais chances seu negócio tem de dar certo!
Marketing é essencial!
Quando o seu bar estiver pronto, não bastará abrir as portas para que as pessoas entrem e apreciem seus drinks. É preciso fazer com que elas saibam que seu estabelecimento é diferenciado!
Antes de abrir as portas de seu bar, pesquise sobre estratégias de marketing. Há diversas coisas que você pode fazer nesse sentido: panfletagem, divulgação em mídias sociais – que tal gerar expectativa através delas antes da abertura do seu estabelecimento? – otimização de ferramentas de busca e etc.
Aprenda mais sobre Marketing para restaurante: por que, quando e como fazer.
Defina metas e avalie resultados
Você sabe aonde quer chegar? Para avaliar o sucesso ou fracasso do seu bar, é necessário saber! Estipule metas e, posteriormente, avalie resultados.
Aos estipular suas metas, seja realista. É através dela que você vai saber o que está errado, o que ainda precisa ser feito e o que pode melhorar, mas se suas metas não forem realistas, o resultado sempre será negativo e isso pode te desestimular. Confira o passo a passo a seguir e comece seu planejamento:
1. No prazo de três, seis ou doze meses, aonde você pretende estar?
Utilize indicadores como faturamento, número de clientes e de funcionários para traçar essa meta.
Exemplo: em seis meses, eu quero ter 10 clientes novos, R$ 5.000 de faturamento por mês e dois funcionários.
2. Faça uma divisão por período.
Exemplo: Dez clientes novos em seis meses significam cinco clientes em três meses.
3. Foque na meta mais rápida de ser atingida para determinar quanto tempo e esforço serão necessários.
Supondo que, para conseguir clientes novos, você precise organizar um evento. O que será necessário? Responda às seguintes questões:
– Quanto tempo você precisará para preparar o eventos?
– Quantos participantes serão necessários para tocar o evento?
– Qual estratégia você irá utilizar para atrair os clientes?
– Quais recursos e pessoas serão necessários para ajudá-lo nessa tarefa?
– Os recursos que você precisa estão disponíveis imediatamente?
Continue planejando até que não consiga pensar em nenhuma outra atividade a ser completada.
5. Mantenha um check list de atividades
Isso deverá ser feito para que você não se esqueça de cumprir com seus objetivos e para que possa acompanhar o seu sucesso mais de perto. É impossível atingir metas sem esse tipo de controle!
6. Se não estiver conseguindo cumprir seus objetivos, revise suas metas e prazos
Nem sempre traçamos metas realistas, por isso, caso elas não funcionem, é importante revisá-las. Mesmo assim, não faça com que fiquem muito fáceis de serem atingidas, ok? Isso pode acabar com sua motivação.
Parte II : Como abrir um bar com ajuda da tecnologia!
Para bares, um bom check in com rápido cadastro do cliente é essencial. Além disso, em casos de atendimentos nas mesas, oferecer a opção de consulta do cardápio e pedido através de um recurso digital inovador pode fazer a diferença. Abaixo, conheça algumas ferramentas tecnológicas que podem te ajudar com essas questões e são úteis na missão “como montar um bar“.
Fluxo de Caixa
Ao abrir o seu bar, você vai precisar de uma ferramenta que o auxilie na gestão do estabelecimento. Com um sistema para bar eficiente, é possível avaliar dados através de relatórios, elevando seu número de vendas e economizando com despesas extras. Além disso, através dessa mesma ferramenta, você poderá identificar os pedidos mais frequentes em seu bar, poupando dinheiro ao repor o estoque e criando promoções com foco nos drinks ou porções de preferência do público para alavancar as vendas!
São recursos de um bom fluxo de caixa
- Integração com recebíveis: a conciliação de recebimento de cartões é parte importante da rotina de um bar, por isso, é essencial que toda a frente de vendas esteja integrada com o fluxo de caixa. Através disso, você poderá configurar suas taxas e receberá as previsões de recebimento automaticamente.
-
Relatórios avançados: um fluxo de caixa precisa dispor de relatórios ricos para que você possa acompanhar toda a evolução do seu negócio, inclusive a previsão de saldo dia após dias. Fique ligado!
Comanda Eletrônica
Você está na balada, seu amigo já tomou umas e outras, não para de pedir bebidas caríssimas e você sabe que ele não terá dinheiro para pagar a conta ao final da farra. Conhece essa situação?
Imagine também o seguinte: você está dançando animado e, de repente, se dá conta que perdeu a comanda. Também conhece essa?
Os cenários acima são muito comuns no ambiente de bares e baladas e podem ser resolvidos com a ajuda da comanda eletrônica.
São recursos de uma boa comanda eletrônica
- Programação de Happy Hour: o famoso “happy hour” faz parte da rotina de um bar e , portanto, é essencial ter uma tecnologia que possa te ajudar com isso. Sistemas para bares de alta performance permitem que você programe suas promoções para dias e horários específicos e facilitam sua vida quando o assunto é dar baixa no estoque.
Leia mais sobre os benefícios da comanda eletrônica em : “Comanda Eletrônica: saiba o que é e a vantagem de se ter”.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!