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Já tratamos de algumas particularidades da comanda eletrônica em nosso blog e, neste artigo, vamos listar o papel desta importante ferramenta em cada etapa do processo de atendimento automatizado de um restaurante. Para você que está começando a entender deste universo, segue uma breve descrição do que é a comanda eletrônica e no que ela diferencia o atendimento do seu restaurante.

Comanda eletrônica vs. comanda de papel

comanda-eletronicaNo artigo Modelo de comandas: qual é o tipo ideal para seu negócio?  falamos um pouco sobre os diferenciais da comanda de papel. Trata-se de uma ferramenta bem comum em restaurantes, churrascarias, pizzarias e etc. O que estes estabelecimentos fazem é marcar no papel os pedidos dos clientes e, de forma manual,  enviam  para cozinha os pedidos para depois – também de forma manual  – o pedido ser fechado no  caixa.

O problema deste processo milenar, é que ele abre brechas para falhas que não ocorrem quando o formato de atendimento e tirada de pedido ocorre por meio da comanda eletrônica.

A comanda de papel não deixa de ser uma solução válida e adequada para estabelecimentos pequenos onde a demanda é mais fácil de controlar devido ao volume de pedidos meno. No entanto, quando se trata de estabelecimentos de médio e grande porte, o processo com a comanda de papel pode gerar morosidade e confusão na hora de registrar os pedidos – o que certamente resulta em desperdício e prejuízo.

Comanda eletrônica e suas vantagens

comanda-eletronicaO processo de tirar o pedido é agilizado com a comanda eletrônica. Fica mais fácil para o garçom registrar os pedidos de uma mesa com toques na tela, do que ticar ou escrever no papel qual é a solicitação do cliente. Além disso, com a comanda eletrônica seu garçom tem acesso ao que tem no cardápio e pode fazer customizações se o cliente solicitar.

O próprio garçom vai alterando o prato solicitado de acordo com as variações cadastradas ou não no sistema. Neste momento, o papel do garçom é atentar para as possibilidades de customização do pedido e efetuar configurações equivalentes no sistema, para que ele saia na produção de acordo com o que o cliente deseja.

Uma série de erros que ocasionam perdas no estoque são evitados assim. Seu garçom só precisa ser treinado para operar a ferramenta. 

Com a comanda eletrônica, o garçom registra o pedido via tablet ou celular e, sem precisar sair da área de atendimento, o pedido vai automaticamente para a impressora de produção. Assim, acaba o processo de deslocamento do garçom que causa morosidade no atendimento e perdas de oportunidades de venda.

… Abrindo um parenteses antes de continuar com as vantagens da comanda eletrônica

A automação é o conjunto de técnicas e sistemas de produção baseados em máquinas ou, neste caso, gadgets (dispositivos eletrônicos portáteis úteis no dia a dia como smatphones e tablets) que tem a capacidade de executar tarefas previamente realizadas pelo homem. Só que, no caso do mercado food, não falamos em automatizar para substituir força humana propriamente. Isso ocorrerá caso você opte pela estratégia de aplicar o processo de auto atendimento por meio de cardápio digital. O que você substitui neste caso, é o garçom tirando o pedido. 

No artigo Cardápio digital para auto atendimento  falamos mais a respeito. 

Mais vantagens da comanda eletrônica


Como falamos e, vale retomar, com a comanda eletrônica a impressão do pedido sai automaticamente na impressora de produção via wi-fi; v
ocê não se preocupa com fiação nessa história. É tudo pratico e organizado, o que estimula a agilidade nos processos do atendimento.

Com a comanda eletrônica também é possível:

comanda-eletronicaQue o garçom transfira pedidos para outras mesas, faça correções rápidas, feche, reabra ou cancele pedidos.

Seguem alguns exemplos de como a comanda eletrônica se aplica a realidade de um estabelecimento:

Self Service – Comanda integrada à balança

No caso de estabelecimentos com atendimentos tipo self service, a comanda eletrônica tem integração à balança, o que facilita o controle no processo de cobrança pós pesagem. O valor que sai na pesagem vai direto para a comanda do cliente e tela do caixa.

Bares e baladas –  Foco no pré-cadastro

Aqui a comanda eletrônica entra para facilitar o atendimento conturbado nestes ambientes, ocasionado pela aglomeração e quantidade de pedidos em horário de pico. Os  atendentes fazem o pré-cadastro dos clientes no sistema, que fica vinculado à comanda individual.

O cliente vai consumindo no bar ou com o garçom, e tudo fica registrado na comanda. No final é só pagar para sair.  Não tem erro devido a confusão com pedidos, registros indevidos ou a falta deles.

E se o cliente perder a comanda dele, não tem problema, o registro dos pedidos estará no histórico de consumo registrado no sistema. Com o pré-cadastro feito, basta o cliente passar o nome ou o número da identidade e “voilá”, dados do consumo aparecem prontos para conferência e pagamento.

Controle de comandas em aberto

Tem ambientes que preferem cobrar do cliente por mês e assumem a venda no fiado. Se o seu caso for este, com a comanda eletrônica é possível detectar e acompanhar por meio de relatórios quem são os clientes que pagam no sistema fiado e ter controle sobre os valores, produtos consumidos e dias do consumo para auxiliar na hora de cobrar.  

Conta individual

A comanda eletrônica registra todos os pedidos por mesa, porém, mesmo não liberando uma comanda individual para cada cliente da mesa, é possível registrar os pedidos no nome de cada pessoa que está consumindo no grupo. Deste modo, a emissão e impressão dos cupons fiscais podem ser realizadas de forma separada.

Esta opção é perfeita para situações em que o grupo vai ficar, e somente uma pessoa deseja fechar a conta do que consumiu. Também temos outra vantagem aqui: você não corre o risco de alguém sair sem pagar. A conta continua por mesa, sendo que quem fica por último é responsável por pagá-la.

Relatórios

E claro, como se trata de um sistema, fica tudo registrado e você pode analisar relatórios que entregam todo o volume de vendas realizadas, valores de comissão da equipe, descontos ou cancelamentos, para que você possa analisar e entender como está indo a sua operação.   

Benefícios da Comanda Eletrônica para o cliente

comanda-eletronica1 – Qualidade  no atendimento  

Nem precisa falar que todo cliente quer ter uma experiência prazerosa no momento de descontração e lazer. Dor de cabeça com pedido errado, morosidade no atendimento, cobrança indevida, ou mesmo, inflexibilidade na hora de fazer cobranças individuais são motivos para se perder a clientela.

Não vale a pena perder oportunidade de venda pela falta de uma sistema que facilita tanto a vida como a comanda eletrônica.

É certo que com a automatização do processo, sua equipe terá controle total dos pedidos nas pontas dos dedos e as chances de erros serão mínimas para não dizer nulas.   

2 – Agilidade no serviço

Com a transmissão automática dos pedidos para as áreas de produção assim que o  garçom lança o pedido, o cliente mal faz a solicitação e já recebe o prato pronto na mesa. Tudo depende da sua produção, claro! Mas, quer cliente mais satisfeito do que aquele que enxerga eficiência ao ser atendido e se sente bem com isso?! Com uma equipe bem treinada sua operação só receberá elogios.

O que a comanda eletrônica  proporciona de benefício para você

Ao adotar um sistema de gestão de restaurante e implantar a comanda eletrônica, você otimiza todo o seu processo e forma uma equipe altamente treinada para atender da melhor forma à sua clientela.

Você facilita o processo e consegue se concentrar nos detalhes e planejamentos necessários para expandir o negócio, não necessitando ficar em cima da operação para garantir que tudo correrá conforme combinado.

Diferenciais da comanda eletrônica para o seu negócio

comanda-eletronicaA comanda eletrônica se adequa a qualquer tipo de negócio, seja para mercado food ou não. Você pode encontrar uma solução como essa em lanchonetes, bares, restaurantes, até mesmo em salões de beleza e hotéis. Mas visando o nosso mercado, listamos a seguir os benefícios da comanda eletrônica por tipo de estabelecimentos em detalhes:

1 – Restaurantes e Bares à la carte 

– Os donos deste tipo de estabelecimento perceberão melhorias substanciais no giro de mesas e, consequentemente, aumento nas vendas;

– A qualidade do atendimento será notada pelos clientes, atração infalível para quem gosta de ser bem atendido. A consequência é a possibilidade do aumento no ticket médio;

– Com sua equipe  bem treinada todas as oportunidades de oferecer um item a mais do cardápio não serão perdidas. Como exemplo,  sempre que os clientes pedirem a conta e o atendente consultar  a tela do smartphone para analisar a conta, verão se houve consumo de sobremesa ou café, por exemplo. Caso não, poderão oferecer  os itens adicionais e, possivelmente,  seu faturamento aumentará com o tempo;

2 – Restaurantes por quilo

– Tem a opção de controle de entrada e saída dos clientes através de cartões de consumo. Esse controle dificulta a saída dos clientes sem pagar e identifica caso tal situação ocorra.

– Agilidade da venda através do uso de balanças integradas ao sistema, diminuindo as filas, erros e fraudes. O caixa também será beneficiado com a simplificação da cobrança através da leitura do cartão com código de barras. Seu  atendimento é facilitado e pensado na satisfação dos seus clientes

3 – Baladas

–  O sistema de gestão para restaurante  permite  efetuar o cadastro dos clientes para check in e check out. Uma vez feito o chek in, é possível controlar a permanência e consumo de cada cliente e evitar que ele saia sem pagar.

Em caso de perda da comanda, a mesma pode ser imediatamente bloqueada e o cliente paga o consumo normalmente, uma vez que a busca pode ser feita através do documento cadastrado.

– E com uma gestão eficiente de comandas, é possível configurar limites de consumo, bloquear a entrada de clientes e controlar as ações realizadas por toda a equipe de atendimento.

As pizzarias que tem atendimento à la carte também  podem se beneficiar das facilidades que a comanda eletrônica proporciona.

Lista de funcionalidade da comanda eletrônica

comanda-eletronicaAlgumas funcionalidades já citamos até aqui, mas, seguem detalhes a mais para complementar a visão da importância que essa ferramenta pode ter para o seu negócio.

1 – Controle de comandas

Que tem a função de detectar clientes que saíram sem pagar, que fazem parte do acordo de venda fiada, mesas sem pedidos e pessoas que estão aguardando a conta

2 – Conta separada por cliente

O caixa isola os pedidos por setores da mesa ou pelo nome do cliente que o garçom cadastra no momento de tirar os pedidos e imprime o cupom fiscal individual para pagamento.

3 – Inserir descontos

O sistema da comanda eletrônica não é engessado e possibilita que o garçom ou o caixa lance descontos na comanda que saem no cupom fiscal na hora do pagamento. Essa ação é usual para o momento de dar uma cortesia ou mesmo compensação, caso haja alguma falha durante o atendimento e você queira recompensar o seu cliente.

4 – Código de autoatendimento

Esta função é bem interessante para estabelecimentos que adotam o aplicativo personalizado para efetuar as vendas.  Quem lança o pedido com esse código é o próprio cliente e o garçom entra neste momento, para servir o pedido que já vai para a impressora de produção direto.

Quando o cliente entra no seu estabelecimento e informa que utilizará a opção do auto atendimento, após escolher com calma o pedido, seu garçom fornece o código para ele inserir no aplicativo e “voilà” novamente! A conexão para compra on-line via aplicativo personalizado no estabelecimento é aberta.

Se esta função da comanda eletrônica lhe interessou, recomendo complementar a  leitura com o artigo “Cardápio digital para autoatendimento“.

5 – Reabrir a comanda

Se o cliente quiser continuar consumindo mesmo depois que fechou a comanda, ele pode. A comanda eletrônica permite que o próprio garçom efetue a reabertura da comanda sem necessitar do caixa.

6 – Mapa de mesas

Esta função tem como objetivo mostrar todas a mesas do seu estabelecimento  e mostrar para o garçom as que estão muito tempo sem consumir nada.  Isso ajuda o garçom a oferecer mais itens do cardápio e, consequentemente, vender mais. O cliente também fica satisfeito se a abordagem é bem feita

… Dica  para aproveitar mais esta funcionalidade

O que é muito interessante neste ponto da utilização da comanda eletrônica, é que você como dono do estabelecimento pode aproveitar esse gancho e se valer ainda mais desta função da comanda criando uma política de comissionamento por venda, que pode somar-se ao comissionamento habitual dos 10% da taxa de serviço.
Pense no quanto você pode estimular sua equipe a atentar-se às novas oportunidade de vender e atender cada vez melhor para cativar os clientes.  

7 – Relatórios específicos

Onde você verá detalhadamente a quantidade de clientes atendidos ou vendas por hora, comissões da equipe, repique ou gorjeta que fica registrada no nome do garçom ou de quem vai receber  e todos os  descontos ou cancelamentos efetuados durante o período filtrado no sistema.

E para concluir esperamos que este artigo tenha lhe proporcionado um panorama geral do que é a comanda eletrônica e como ela lhe auxilia em seu negócio.

As vantagens são muitas e, o mais importante, refletem diretamente no seu faturamento. Com auxilio da comanda eletrônica você tem um controle completo sobre seu atendimento e  pode organizar sua estrutura de modo que os prejuízos financeiros e na reputação do seu restaurante sejam eliminados da sua lista de preocupações.

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