Se você está pensando em como montar um bar, restaurante, lanchonete ou algum negócio no ramo alimentício, deve estar se perguntando como fará para atender seus clientes da melhor maneira e causar impacto para gerar satisfação e fidelizar.
Sem dúvida seu processo de atendimento terá de ser diferenciado nos fatores agilidade e organização. É nesse ponto que a comanda eletrônica entra para facilitar as coisas e promover condições para que sua equipe execute um bom trabalho.
Para clarear as ideias, listamos neste artigo as principais funções deste dispositivo e como ele pode se tornar uma ferramenta importante na gestão do seu negócio.
O que é a Comanda Eletrônica?
Antes de mais nada, é importante entender no que consiste essa ferramenta. Sabe quando você vai há um restaurante e , durante o atendimento, o garçom anota o seu pedido no papel? Aquela comanda que ele utiliza é bem ultrapassada e quem veio para substituí-la foi a comanda eletrônica.
Em estabelecimentos mais automatizados, essa anotação do pedido é feita por meio de um celular ou tablet, diretamente no sistema adotado pelo estabelecimento, que é integrado à produção da cozinha e à frente de caixa. Só por isso, já da para concluir que a comanda eletrônica armazena seu pedido, envia automaticamente para a cozinha e minimiza as chances de erro no pedido ou demora na entrega na mesa.
Outras funções da Comanda Eletrônica
1) Qualidade no atendimento
O que também vale muito a pena neste tipo de dispositivo é o quanto ele facilita a vida de quem trabalha atendendo, produzindo e cobrando em um restaurante. Atendentes e gerentes, por exemplo, podem alterar e corrigir os pedidos, fechar a conta ou mesmo reabrir se os clientes estenderem a refeição e desistirem de ir embora. Tudo acontece na mesa sem que o funcionário precise se deslocar e deixar aquele vácuo ou começar uma gritaria para resolver. “O fulano cobra aqui!”, “desistiu, cancela o pedido!” … Nada de constrangimento! Resolve-se tudo pelo sistema bastando o atendente ser bem treinado. Assim o cliente vai ficar mais confortável e sentir-se bem atendido.
2) Agilidade nas vendas
Todos os pedidos realizados pela comanda eletrônica são automaticamente impressos lá nas impressoras de produção ou telas, tudo via rede wi-fi do estabelecimento. Isso agiliza a produção, seu cliente recebe mais rápido o pedido e a comanda ainda mostra quanto tempo cada mesa esta sem fazer pedido. Isso dá outro tópico para ressaltar.
3) Aumenta a receita com mais vendas!
Como o atendente tem o controle de como as mesas estão em termos de pedidos atendidos, pendentes e tempo de consumo, por meio de um mapa, ele também pode passar oferecendo complementos e vendendo mais. Explico! Os clientes de uma mesa estão conversando enquanto almoçam, jantam ou lancham e há uns 30 minutos ninguém pede nada, o garçom pode dar uma passada e oferecer algum item complementar, tal como, mais bebida ou lembrar que tem sobremesa no cardápio. Para estabelecimentos com várias mesas isso é muito útil, principalmente, nos horários de maior movimento.
Por aí, fica bem claro que automatizar o atendimento com a comanda eletrônica é infinitamente melhor que manter processos arcaicos nada ágeis e até mesmo complicados para sua equipe. Também vale a pesquisa mais apurada sobre o sistema por traz da comanda e no que se compõe esses processos de gerenciamento de restaurantes.
No artigo sobre 5 dicas para escolher um programa para restaurante explicamos melhor os por menores na hora de avaliar não só a comanda eletrônica, mas também, tudo que o sistema deve entregar para que a gestão do seu restaurante seja bem sucedida. Boa leitura!
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