bom atendimento

Para alcançar o sucesso em um ramo tão competitivo, você precisa estar atento aos diferenciais de seu estabelecimento. Um bom alimento ou bebida é o que todo cliente espera encontrar em um restaurante, portanto, você não ganhará destaque apenas por isso. Para ter sucesso, saiba mais sobre os dois pilares do sucesso de um restaurante: o bom atendimento e a inovação.

Bom atendimento

Um bom atendimento começa assim que o cliente entra em seu estabelecimento ou pega o telefone para realizar um pedido. Dizem que a primeira impressão é a que fica, certo? Nesse caso, a máxima é ainda mais verdadeira. Imagine a seguinte situação:

Se em uma situação como essa – apesar do exagero natural do humor – você fosse atendido da mesma maneira, você voltaria ao estabelecimento?

A verdade, é que não importa a qualidade da comida: se você teve uma experiência ruim de forma geral, não voltará ao local e, certamente, comentará o ocorrido com os colegas que, influenciados por sua opinião, podem deixar de ir ao restaurante também. E é por isso que o bom atendimento é um dos pilares do sucesso de qualquer estabelecimento.  Para oferecer um bom atendimento ao cliente de seu restaurante, confira as dicas abaixo:

Capriche na vestimenta

Um uniforme visualmente interessante e limpo transmite uma boa impressão e, para o cliente, pode refletir o seu cuidado e asseio quando o assunto é o preparo dos alimentos servidos em seu estabelecimento. Fique atento: quando você olha para seus funcionários, vê a imagem de seu restaurante refletida neles? Isso é muito importante.

Contrate profissionais qualificados

Embora uma boa vestimenta transmita uma imagem mais interessante para o cliente, é certo que, se o profissional  à frente do atendimento não estiver bem preparado, essa imagem irá por água abaixo. Ao contratar, certifique-se de que o colaborador comunica-se bem e tem boas referências.

Caso não esteja contratado e precise ajustar o comportamento de sua equipe, vale investir em treinamentos e preparar seus colaboradores para o receber o cliente com qualidade.

Transmita à todos a missão e valores de seu estabelecimento

Esse passo é muito importante, afinal, o seu colaborador é o responsável por transmitir a imagem de seu restaurante aos clientes. Neste caso, o que você deseja transmitir? Defina essa questão e comunique à todos – não apenas por meio de palavras, mas de ações. Toda a equipe deve estar alinhada e voltada ao mesmo propósito para alcançar o sucesso.

Agilize o atendimento com a ajuda da tecnologia

A demora no atendimento é uma das principais queixas feitas aos restaurantes. Para oferecer um bom atendimento, que tal adotar um sistema de restaurante que o ajude a agilizar processos e, consequentemente, atender melhor?

Com uma comanda eletrônica, por exemplo, o pedido registrado por seu garçom será impresso nas áreas de produção, sem que haja correria para o terminal. Sabe o que isso significa? Mais atenção para o cliente!

Saiba mais sobre isso ao ler o Guia Básico do Sistema para Restaurante.

Inovação

A inovação é importante para que você alcance o sucesso, porque é inesperada. Com um bom atendimento, você oferece algo esperado ao cliente – ser bem tratado. Quando você o recebe com inovação, o surpreende, fechando com chave de ouro a experiência do restaurante. Estude as melhores formas de inovar (inclusive em seu atendimento) e mãos à obra!

Maneiras de inovar

Você pode inovar de diversas formas: através do atendimento, através decoração de seu restaurante, do nome de seus pratos, utilizando a tecnologia como aliada e muito mais!

Cardápio

Se quiser inovar através do cardápio, por exemplo, você pode pensar em receitas diferenciadas e únicas para chamar a atenção do cliente. Que tal ficar atento às tendências estrangeiras? Elas podem te inspirar bastante. Outra opção, é usar a cozinha como laboratório para criar uma receita única e com a sua cara. Vale tudo!

Nome dos pratos

Também é possível inovar é caprichando no nome de seus pratos. Uma lanchonete de Campo Grande, por exemplo, decidiu utilizar em seu estabelecimento nomes inspirados na Bíblia para atrair jovens evangélicos após a saída do culto. A ideia, é claro, foi um sucesso. O que o impede de fazer o mesmo?

Novamente, a tecnologia

Por fim, falemos da tecnologia. Quando falamos de inovação, ela é o melhor trunfo. Você já ouviu falar em cardápio digital, por exemplo?

Essa é uma forma moderna de pedir e, certamente, fará os olhos de seus clientes brilhares. Através de um cardápio digital, você pode explorar o atendimento delivery através das vendas on-line – que proporcionam um enorme conforto ao cliente – , ou ainda permitir que o cliente realize um autoatendimento, sem a necessidade de esperar pelo garçom para ser atendido.

Imagine a seguinte situação:

Você chega faminto em um restaurante lotado e, infelizmente, percebe que o tempo do atendimento é ainda maior que sua fome. Sem um cardápio digital, você tem que esperar. Com um cardápio digital, você efetua o pedido e a única coisa que precisa fazer é esperar o prato. Essa, certamente, é uma excelente representação do bom atendimento aliado à inovação, certo?

Saiba mais sobre isso através do artigo Cardápio digital para autoatendimento.

Agora que você já sabe mais sobre os pilares de sucesso de seu bar ou restaurante, compartilhe conosco nos comentários: o que você mais você considera essencial para ter um estabelecimento de sucesso?

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