Ilustração de notebook com tela mostrando conversa por atendimento automatizado pelo whatsapp

O atendimento via WhatsApp já não é uma grande novidade no segmento food service. Grande parte dos restaurantes, bares, pizzarias, lanchonetes, cafés, deliveries e outros estabelecimentos do ramo já usam o App. O grande desafio para donos e gestores agora é conseguir automatizar essa parte da operação.

Usar o aplicativo de conversa mais popular do mundo traz diversas vantagens para o negócio. Mas não optar pelo atendimento automatizado pelo WhatsApp rouba muitos desses benefícios. Isso porque o uso manual do App resulta em aumento de erros, retrabalho e demora dos serviços.

Para ajudar você a otimizar a operação no seu restaurante ou delivery, deixar seus clientes mais satisfeitos e aumentar seu lucro, selecionamos 4 dicas de como automatizar o seu atendimento no WhatsApp. Confira!

1. Use o WhatsApp Business

A primeira coisa a fazer para garantir um atendimento automatizado pelo WhatsApp é baixar a versão para negócios do aplicativo. O WhatsApp Business é super fácil de usar e conta com funções que ajudam muito no atendimento.

Logo do App WhatsApp Business sob fundo verde

Pra começar, o Business permite escolher entre vincular o aplicativo a um número móvel ou fixo. Assim, você não precisa contratar uma nova linha, pode continuar a usar e a divulgar o telefone do seu restaurante ou delivery, se preferir.

Tela de celular para a configuração de número de telefone para uso do WhatsApp Business

O WhatsApp para negócios também traz em sua configuração campos para apresentação do seu estabelecimento. Neles é possível inserir logo, nome, horários de funcionamento e outras informações que são muito úteis para o cliente e deixam seu canal de comunicação com cara de perfil profissional.

Tela de celular para configurar dados da empresa no WhatsApp Business

Além disso, com o Business você pode configurar mensagens automáticas, que são disparadas instantaneamente quando clientes entram em contato com seu estabelecimento. E ele conta com o recurso das etiquetas (ou tags), que ajudam a organizar seus contatos e a criar suas listas de transmissão.

Tela de celular no menu de mensagens automáticas

2. Faça planejamento

Qualquer ação que você for realizar no seu restaurante deve ser planejada. A implantação do atendimento automatizado pelo WhatsApp também.

Então:

  • escolha o número que você usará, se uma linha de celular ou o número fixo que já costuma divulgar
  • defina quais mensagens automáticas quer que seus clientes recebam
  • treine sua equipe de atendentes para os momentos em que tiverem de interagir com o cliente
  • estude como usar o App como um canal de comunicação mais amplo, não apenas para o atendimento. O WhastApp Marketing, por exemplo, é uma forte tendência no mercado de food service.

Com planejamento, com certeza, sua produtividade aumentará com o atendimento automatizado. E você também garantirá mais satisfação para os seus clientes.

3. Siga uma estratégia

Além do planejamento, para ter sucesso com o atendimento automatizado pelo WhatsApp é importante que você siga uma estratégia.

Em fundo verde, ilustrações de aparelho celular, notebook, engrenagem e tela de PC formam um círculo em torno de uma chave de fenda

O WhatsApp Business é muito mais do que um canal de atendimento ao cliente. Com ele, você pode realizar campanhas de marketing poderosas. Promoções e anúncios enviados pelo aplicativo podem alavancar vendas e multiplicar o faturamento.

Descubra e adote estratégias que unem bom atendimento, ofertas irresistíveis e ações de fidelização para esse canal e veja seu restaurante chegar ao sucesso usando o atendimento automatizado pelo WhatsApp.

4. Conte com ferramentas de integração

A automação do atendimento via WhatsApp fica muito mais completa e eficiente quando une as funções do Business com as de outras ferramentas. Um bom sistema para restaurante e uma plataforma que permita o uso de chatbots pelo App, por exemplo, fazem do WhatsApp do seu estabelecimento uma verdadeira máquina de vendas!

Ilustração de uma mão mexendo em notebook e sendo atendido por chatbot

O uso de robozinhos (os chatbots) para o atendimento de clientes é uma tendência forte no mercado. Somar essa tecnologia à agilidade e à popularidade do WhatsApp e à qualidade de gestão trazida por um sistema para restaurante dão ao seu negócio um grande diferencial frente à concorrência.

Faça a automação completa do seu atendimento pelo WhatsApp e:

  • corte gastos com funcionários
  • acabe com os erros de lançamento e o retrabalho
  • agilize o atendimento
  • crie campanhas de marketing e promoções assertivas
  • mensure os resultados conquistados

Então, nossas dicas de como fazer atendimento pelo WhatsApp ajudaram você? Se quiser saber mais sobre como transformar completamente sua comunicação via o App de conversa mais usado no Brasil, conheça nosso curso WhatsApp Marketing para Restaurantes e Deliveries, que é 100% GRÁTIS e ONLINE, e descubra como vender muito mais!